Entre em contato conosco

IMSA

Hora de uma pausa para um ponto: Verificação das classificações do WeatherTech Championship

Publicado:

em

Classe GTP Empatada no Topo com o Porsche Nº 7 e o Acura Nº 40

Agora que as “36 Horas da Flórida” estão completas, é hora certa de verificar cada uma das quatro classes do Campeonato de Carros Esportivos WeatherTech da IMSA.

Enquanto o Rolex 24 At Daytona e o Mobil 1 Twelve Hours of Sebring Presented by Cadillac compreendem mais da metade das horas de corrida da temporada de 2024, cada uma das corridas restantes concede tantos pontos para os campeonatos quanto esses dois enduros que iniciam o ano.

Dividido por classe, aqui está como as coisas estão com o Grande Prêmio Acura de Long Beach se aproximando em menos de um mês:

Protótipo de Turismo Grandioso (GTP): Não poderia estar mais equilibrado, já que o Porsche Nº 7 da Porsche Penske Motorsport (o vencedor em Daytona) e o Acura ARX-06 Nº 40 da Wayne Taylor Racing com Andretti (vencedor em Sebring) estão empatados com 706 pontos cada. Com sete corridas GTP restantes, o atual campeão da classe, o Cadillac V-Series.R Nº 31 da Whelen Cadillac Racing, está 106 pontos atrás, com o Cadillac Racing Cadillac Nº 01 mais seis pontos atrás. A batalha dos fabricantes de GTP está tão acirrada quanto, com Cadillac, Porsche e Acura empatados no topo.

Protótipo de Le Mans 2 (LMP2): Nenhuma surpresa aqui que o ORECA LMP2 07 Nº 18 da Era Motorsport, que venceu ambas as corridas para iniciar a temporada, lidere a classificação da classe. Com dois resultados entre os cinco primeiros, o ORECA Nº 74 da Riley está em segundo lugar em pontos, 127 pontos atrás. A classe LMP2 tem mais cinco eventos nesta temporada, sendo o próximo apenas no Sahlen’s Six Hours of The Glen em 23 de junho.

Protótipo de Daytona Grandioso (GTD PRO): Com uma vitória de classe em Daytona e um segundo lugar em Sebring, o Ferrari 296 GT3 Nº 62 da Risi Competizione mantém uma vantagem substancial na classificação. Mas como o Nº 62 está programado para correr apenas nas cinco corridas da IMSA Michelin Endurance Cup, ele não está na disputa pelo título da temporada.

Isso deixa a disputa do GTD PRO totalmente aberta, com o BMW M4 GT3 Nº 1 da Paul Miller Racing apenas sete pontos à frente do Lexus RC F GT3 Nº 14 da Vasser Sullivan e 19 pontos à frente do Porsche 911 GT3 R (992) Nº 77 da AO Racing. Com oito corridas de GTD PRO restantes, é jogo para qualquer um.

O campeonato de fabricantes de GTD PRO encontra a Lexus 12 pontos à frente da Porsche, 41 à frente da Lamborghini e 43 à frente da Aston Martin. A classe corre a próxima vez em 12 de maio na Motul Course de Monterey Powered by Hyundai N em WeatherTech Raceway Laguna Seca.

Protótipo de Daytona Grandioso (GTD): O Mercedes-AMG GT3 Nº 57 da Winward Racing também construiu uma vantagem considerável de pontos depois de vencer sua classe nas duas primeiras corridas, e essa vantagem é ainda maior quando se considera quem são os concorrentes mais próximos. O Ferrari 296 GT3 Nº 47 da Cetilar Racing está 136 pontos atrás, mas apenas entra nas corridas de resistência. O Porsche 911 GT3 R (992) Nº 120 da Wright Motorsports é o concorrente de temporada completa mais próximo, em terceiro lugar na classificação do GTD, a 155 pontos de distância.

A Mercedes também possui uma vantagem de 117 pontos sobre a Porsche na classificação de fabricantes de GTD. Mas com oito corridas restantes – começando na próxima em Long Beach – e campos de GTD com 16 ou mais carros esperados em cada um, a maré pode virar rapidamente com um resultado abaixo do esperado.

Batalhas da IMSA Michelin Endurance Cup apertadas em todo o campo

Classificação da IMSA Michelin Endurance Cup

Pontos sob um sistema de pontuação separado são concedidos nas cinco corridas mais longas para determinar o campeão da IMSA Michelin Endurance Cup em cada classe. Depois de duas corridas, todas as quatro classes permanecem acirradas.

Em GTP, o Cadillac Nº 31 da Whelen está um ponto à frente do Porsche Nº 7 da Penske, com o Cadillac Nº 01 quatro pontos atrás do líder. Cadillac e Porsche estão empatados na liderança dos fabricantes.

Em LMP2, o ORECA Nº 18 da Era Motorsport está empatado com o ORECA Nº 52 da Inter Europol by PR1 Mathiasen Motorsports. O ORECA Nº 04 da CrowdStrike Racing by APR está um ponto atrás.

Em GTD PRO, o BMW Nº 1 da Paul Miller Racing está dois pontos à frente do Ferrari Nº 62 da Risi Competizione. A Chevrolet lidera a classificação de fabricantes, três pontos à frente da Porsche.

Em GTD, o Mercedes Nº 57 da Winward lidera, dois pontos à frente do McLaren 720S GT3 Evo Nº 70 da Inception Racing e quatro pontos à frente do Ferrari 296 GT3 Nº 023 da Triarsi Competizione. A Mercedes-AMG tem uma vantagem de oito pontos sobre a McLaren na classificação de fabricantes.

A próxima corrida da Michelin Endurance Cup – a próxima vez que todas as quatro classes do WeatherTech Championship correm juntas novamente – é o Sahlen’s Six Hours no Watkins Glen International em junho.

Via assessoria de comunicação: Mark Robinson / Serviço IMSA Wire

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.