Entre em contato conosco

E-Sports

GM Souto vence a primeira edição do All-Star Racing virtual de ACC

Publicado:

em

Compartilhe esta publicação

O All Star-Racing já é uma tradição não somente nos esportes a motor como em várias outras categorias de esporte. No mundo do automobilismo, a edição da Nascar é uma das mais famosas. O conceito é simples: reúna somente os melhores e coloque-os em uma espécie de amistoso, uma partida, ou corrida, que não conta pontos para nenhum tipo de campeonato, apenas aposta tudo no confronto de diversas lendas nas pistas ou nas quadras. Então, por que não fazer o mesmo no mundo dos E-Sports, sobretudo no automobilismo virtual?

Longe do queridinho iRacing, esta primeira edição do All-Star foi idealizada para acontecer no Assetto Corsa Competizione (ACC), e fugindo um pouco das receitas mais tradicionais, ela não aconteceu nos PCs, onde está presente a maior comunidade de jogadores, ela aconteceu em um console, mais precisamente no Xbox.

 

Promover uma corrida deste calibre é sobretudo um enorme desafio, ainda mais nos consoles onde a comunidade de jogadores é muito menor e as opções bons simuladores de corrida é escassa.

Mesmo com todos os desafios, fomos brindados na ultima sexta-feira (14/05) com uma prova lindíssima de automobilismo virtual. Uma ótima transmissão ao vivo, excelentes pilotos, presença de todas as ligas da plataforma e um público muito fiel participando, tudo com transmissão direta pelo Youtube. Uma corrida de primeira, mesmo não se tratando de um evento do circuito profissional.

Foram convidadas as 4 ligas atualmente presentes no Assetto Corsa Competizione de console: Podium Virtual Race, RFAB, Buzzing Hornets e Assetto box. Cada liga deveria convidar os pilotos com melhor desempenho para representa-las, e as vagas eram distribuídas conforme o número de corridas das ligas, estimulando a realização do maior número possível de campeonatos.

Ao todo, 20 dos melhores pilotos se encontraram para a disputa no circuito de Monza, simulando as 3hs de Monza, primeira corrida real do calendário da World Challenge GT, campeonato onde o ACC é baseado. A prova virtual foi configurada para 1 hora de duração com aceleração de 3x para simular o tempo da prova real.

Na Prova, GM Souto (Guilherme) dominou a corrida de ponta a ponta, começando pelos qualys onde foi pole position com o tempo de 1:48.360. O mais impressionante no qualy era que até o 12º lugar a diferença de tempo entre os pilotos não chegava a 1s, dando uma prévia do incrível show que viria nas pistas.

Logo na largada já tivemos um acidente envolvendo vários carros na primeira chicane de Monza, mas GM Souto que estava na pole conseguiu escapar ileso e o acidente só o ajudou a já abrir vantagem dos demais pilotos logo na primeira volta. R2GT Allied que largou na P2, caiu direto para a P20 após o acidente, assim como os pilotos BSB Terror88 e BSB Braga, que ocupavam respectivamente P3 e P4 também foram gravemente prejudicados e perderam importantes posições.

Com a estratégia de pits um pouco diferentes, aproximadamente na metade da corrida tivemos muitas trocas de posição, já que não havia janela de pits e estes eram obrigatórios pelo menos para abastecimento. Desta forma, SE Senna chegou a assumir a liderança por algumas voltas, mas retornou para a P2 após sua parada.

O nível dos pilotos permitiu uma prova com ótimas disputas por todas as posições no grid, mas GM souto dominou a noite com uma pilotagem impecável e faturou a vitória.

No final da corrida, uma emocionante homenagem de todos os presentes ao piloto Razzine falecido na semana da corrida, provando que o esporte, real ou virtual, tem como principal propósito unir as pessoas, em todos os momentos.

Teremos uma segunda edição da corrida? Ainda é incerto, visto que cada liga tem seus objetivos, suas metas, seus valores e nem sempre eles convergem na mesma direção, o que torna este evento ainda mais único.

Veja a transmissão da corrida na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=9nm7xYTcqec

Vamos à tabela de resultados:

 

Colocação Tag Nome Liga Punição
1 GM Souto Guilherme RFAB
2 SE Senna Leonardo Buzzing Hornets
3 Candido Fabiano Fabiano Podium
4 BSB Braga Cláudio Assettobox
5 PVR Bueno Paulo Podium
6 BSB Terror88 Robson Assettobox 45s
7 Buzz Joaozin João Buzzing Hornets
8 Regis Cabral Reginlado RFAB
9 R2GT MuzaoBH Marcus Assettobox
10 Slasam BR Renato Assettobox
11 PVR Dan Galvao Daniel Podium
12 BSB Alien Felipe Buzzing Hornets
13 Buzz Leleco Leonardo Buzzing Hornets
14 R2GT Allied Cesar RFAB 30s
15 Raxa Mello07 Thiago Podium
16 RFAB Rovigo Fábio Podium
17 X Badwolfman X Victor RFAB
18 R2GT Mauro Mauro Podium
19 RFAB Jotta João RFAB
20 BSB Uber Arthur RFAB

 

 

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Rogério Santos Neto e Cris Pereira vencem em Hockenheim pelo Porsche Esports

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.