Entre em contato conosco

WEC

Giovinazzi segura Cadillac e Ferrari lidera primeira hora agitada no COTA

Publicado:

em

Ferrari
Foto: Julien Delfosse / DPPI

Ferrari #51 mantém o Cadillac #38 sob controle após largada atrasada pela chuva, enquanto disputas e incidentes movimentam as duas classes no COTA

Antonio Giovinazzi manteve a Ferrari AF Corse #51 na liderança da Lone Star Le Mans após a primeira hora de corrida no Circuito das Américas. O italiano largou da pole position e conseguiu controlar o Cadillac Hertz Team JOTA #38 de Jack Aitken durante os primeiros giros da prova.

Os dois carros haviam registrado exatamente o mesmo tempo na Hyperpole. Giovinazzi, contudo, ficou com a primeira posição por ter estabelecido a marca antes. Na corrida, os dois repetiram o ritmo apresentado na classificação e permaneceram nas primeiras posições durante a abertura da etapa.

A largada, porém, precisou ser adiada por causa da chuva. Um forte temporal atingiu o circuito poucos minutos antes do início, principalmente na parte posterior do traçado. A reta dos boxes, por outro lado, permaneceu praticamente seca, criando condições diferentes ao longo dos 5,513 km do circuito.

Chuva provoca duas voltas de formação extras

Diante das condições da pista, a direção de prova determinou duas voltas de formação adicionais antes da liberação da corrida. Quando a bandeira verde finalmente foi acionada, na terceira volta, o asfalto já estava praticamente seco.

Giovinazzi conseguiu aproveitar a primeira posição e sustentou a liderança na largada. O piloto da Ferrari rapidamente abriu vantagem sobre Aitken, que precisou administrar o tráfego e as condições do circuito nas primeiras voltas.

Enquanto isso, a disputa pelo terceiro lugar ganhou intensidade. Miguel Molina, ao volante da Ferrari 499P #50, ultrapassou Ferdinand Habsburg, da Alpine #35, para assumir a terceira posição. Andre Lotterer também avançou rapidamente com o Genesis #17.

Lotterer havia iniciado a corrida em oitavo e ganhou três posições nas primeiras voltas. O piloto alemão passou Habsburg e chegou ao quarto lugar antes de tentar uma aproximação sobre Molina pela terceira posição.

Genesis se envolve em disputa com Ferrari

Na volta 11, Lotterer tentou uma manobra sobre Molina na última curva do circuito. A disputa terminou em contato entre os dois carros, e o Genesis #17 rodou, perdendo posições no pelotão dos Hypercars.

O incidente interrompeu a sequência de avanço do Genesis, que havia conseguido uma recuperação importante desde a largada. Molina, por sua vez, conseguiu continuar na prova e permaneceu na luta pelas primeiras posições.

Na frente, Giovinazzi recebeu uma ajuda importante de uma das neutralizações da primeira hora. Um segundo período de Full Course Yellow foi acionado para permitir a retirada de detritos da pista.

A neutralização prejudicou Aitken porque o Cadillac ficou preso atrás de carros da classe LMGT3. Antes disso, o piloto havia reduzido a diferença para aproximadamente meio segundo, mas perdeu terreno com o tráfego durante o período de bandeira amarela.

Ferrari amplia vantagem sobre Cadillac

Quando a prova voltou às condições de bandeira verde, Aitken estava cerca de cinco segundos atrás de Giovinazzi. O piloto da Ferrari, portanto, voltou a construir vantagem na liderança após uma primeira hora marcada por mudanças nas condições da pista.

As voltas de formação adicionais e os dois períodos de Full Course Yellow também alteraram o planejamento dos primeiros pit stops. Com uma hora de corrida completada, os principais líderes ainda não haviam realizado suas primeiras paradas.

Giovinazzi chegou à marca de uma hora com 4s679 de vantagem sobre Aitken. Molina permanecia em terceiro depois de sobreviver à disputa com Lotterer, enquanto Ferdinand Habsburg aparecia na quarta posição.

Frederic Makowiecki e Nyck de Vries completavam os seis primeiros. O piloto da Toyota #7 também fazia parte da disputa pelas posições dianteiras, enquanto Harry Tincknell aparecia logo atrás.

Estratégias de pneus começam a aparecer

Tincknell largou com uma estratégia diferente da maior parte dos adversários. O piloto do Aston Martin Valkyrie #007 foi um dos apenas dois competidores a escolher o composto Hard da Michelin para o início da corrida.

O britânico ocupava inicialmente a quinta posição, mas perdeu terreno conforme a prova avançou. Makowiecki e os dois Toyota conseguiram passar pelo Aston Martin, que caiu para a parte seguinte do grupo dos líderes.

Tincknell ainda perdeu momentaneamente uma posição para Loïc Duval, no Peugeot #94. O piloto da Aston Martin, contudo, conseguiu recuperar o sétimo lugar antes do final da primeira hora.

A escolha dos pneus passou a ser um dos elementos estratégicos da abertura da prova. Com a pista seca após a chuva inicial, as equipes precisaram avaliar o comportamento dos compostos em uma corrida que ainda estava longe da primeira janela completa de pit stops.

LMGT3 tem disputa intensa desde a largada

A movimentação também foi grande na LMGT3. Os dois Aston Martin Vantage GT3 Evo da Heart of Racing haviam formado a primeira fila após a classificação, com Eduardo Barrichello na pole e Zacharie Robichon em segundo.

Na corrida, entretanto, os carros da equipe perderam posições rapidamente. Gray Newell e Ian James precisaram lidar com a pressão dos dois Ford Mustang GT3 EVO da Proton Competition, que avançaram nas primeiras voltas.

O Ford #77, conduzido inicialmente por Eric Powell, chegou a assumir uma posição de destaque na disputa. Contudo, a situação mudou depois que Powell recebeu uma penalidade de drive-through por uma infração relacionada ao período de Full Course Yellow.

O episódio comprometeu a estratégia do Mustang #77 e abriu espaço para os adversários. Enquanto isso, o segundo Ford da Proton também enfrentou problemas em uma disputa direta pelo pelotão.

Ford #88 sofre danos em disputa com Corvette

Stefano Gattuso precisou levar o Ford Mustang #88 para os boxes depois de sofrer danos durante uma disputa com o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #34, conduzido por Salih Yoluc.

O incidente impediu que os dois Ford mantivessem a pressão inicial sobre os Aston Martin. Dessa forma, a liderança da LMGT3 passou para outro carro que vinha avançando pelo pelotão.

James Cottingham colocou o Porsche 911 GT3 R Evo #91, da Manthey, na primeira posição da classe ao final da primeira hora. O britânico abriu cerca de três segundos para Ian James, que aparecia em segundo com o Aston Martin #27.

François Heriau colocou a Ferrari 296 GT3 Evo #21, da AF Corse, na terceira posição. Logo atrás, Gray Newell manteve o Aston Martin #23 em quarto, enquanto Eric Powell aparecia em quinto depois dos acontecimentos que afetaram o Ford #77.

Líder do campeonato enfrenta início complicado

O começo da corrida também foi difícil para o Corvette #33, que chegou ao COTA como líder da classificação de pontos. Ben Keating acabou envolvido em um incidente na curva 1 com Thomas Flohr.

O Corvette foi inclinado para uma rodada durante o contato com o Ferrari #54 de Flohr. O episódio afetou o andamento do carro que havia largado em uma das posições mais baixas da LMGT3.

Os BMW M4 GT3 EVO da WRT também enfrentaram problemas durante a primeira hora. Anthony McIntosh, no BMW #69, teve o cockpit tomado por fumaça após um contato com o Lexus RC F GT3 #78 de Tom Van Rompuy.

O BMW sofreu danos na parte traseira após o incidente. Enquanto isso, o carro irmão #32, conduzido por Darren Leung, conseguiu avançar até a terceira posição nos estágios iniciais, mas perdeu rendimento posteriormente por causa de uma perda de potência.

Ferrari controla corrida após uma hora

Com uma hora completada, a Ferrari #51 permanecia na frente dos Hypercars, seguida pelo Cadillac #38. Molina sustentava a terceira posição com a Ferrari #50, enquanto Habsburg, Makowiecki e de Vries completavam os seis primeiros.

A diferença entre os líderes chegou a 4s679, depois que Aitken havia conseguido reduzir a vantagem da Ferrari antes da segunda neutralização. O tráfego da LMGT3 durante o Full Course Yellow acabou alterando novamente o cenário.

Na LMGT3, o Porsche #91 assumiu a liderança diante do Aston Martin #27. A Ferrari #21 vinha em terceiro, com o Aston Martin #23 e o Ford #77 completando os cinco primeiros.

A primeira hora, portanto, foi marcada por chuva antes da largada, duas voltas de formação extras, períodos de Full Course Yellow, disputas por posição e incidentes nas duas categorias. A corrida ainda não havia chegado à primeira sequência de pit stops dos líderes, deixando a estratégia em aberto para a sequência da Lone Star Le Mans.

Compartilhe esta publicação