Fórmula 1
George Russell conquista pole no Canadá
Pela segunda vez na carreira, George Russell (Mercedes) vai largar da pole position, dessa vez no GP do Canadá. Apesar de Max Verstappen (RBR) também ter feito o mesmo exato tempo, 1min12.000s, Russell bateu a marca primeiro e por isso levou a pole. Verstappen vai largar em segundo e Lando Norris (McLaren) ficou a 0.021s dos dois, e largará em terceiro.
Q1 – Pérez decepciona
Uma hora antes da classificação, a chuva voltou a cair em Montreal. E com mais chuva programada para o final do qualy, todo mundo estava de olho no radar meteorológico. Contudo, antes mesmo da luz verde no pit lane, algumas gotas começaram a cair. Mesmo assim todos os 20 pilotos foram para a pista de pneus macios.
Assim como nos treinos livres, o tráfego intenso foi uma característica marcante, mas sem causar grandes problemas. Enquanto a dupla da Mercedes parecia estar tranquila, na Ferrari as coisas estavam difíceis, e na Red Bull também. Porém, só Sergio Pérez que não conseguiu uma boa volta e ficou fora do Q2, pela segunda vez seguida, ao mesmo tempo que Verstappen foi o mais rápido. O mexicano foi batido por Alex Albon (Williams).

Pérez repete forma ruim no qualy e fica fora já no Q1 – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool
Eliminados: Pérez, Valtteri Bottas (Kick Sauber), Esteban Ocon* (Alpine), Nico Hulkenberg (Haas) e Zhou Guanyu (Kick Sauber).
*Ocon tem uma punição a cumprir pelo incidente com o companheiro de equipe na primeira volta do GP de Mônaco. Por isso, larga em 20º.
Q2 – Eliminação dupla na Ferrari
Se o Q1 já foi complicado para a dupla da Ferrari, o Q2 é definitivamente uma memória a ser apagada. Tanto Charles Leclerc, quando Carlos Sainz não conseguiram completar voltas rápidas o suficiente, e para a decepção depois do bom resultado em Mônaco, ficaram apenas em 11º e 12º, respectivamente. É a primeira vez que a dupla de Maranello é eliminada de uma vez no Q2.
Por outro lado, Russell e Lewis Hamilton (Mercedes) dominaram o topo da tabela, em primeiro e segundo, nessa ordem. Russell ainda teve um susto quando passou muito perto de bater no muro da Curva 4. Quem também vibrou muito ao fim do Q2 foi a VCARB, com Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo classificados para o Q3.
Eliminados: Leclerc, Sainz, Logan Sargeant (Williams), Kevin Magnussen (Haas) e Pierre Gasly (Alpine).

Leclerc reclamou no TL3 do carro lento, e no qualy a Ferrari viveu um pesadelo – Imagem: Ferrari
Q3 – Hamilton fica longe da pole
Desde o começo do final de semana, Hamilton parece mais confortável no carro e chegou a ser o mais rápido no TL3. Com isso, era um dos cotados para a pole, enquanto Verstappen veio lidando com problemas no carro desde o TL1. Mas, no Q3 o heptacampeão não conseguiu extrair do carro a performance ideal para buscar um P1. Ao mesmo tempo, Russell logo na primeira tentativa marcou o tempo que garantiu a pole. Hamilton largará em sétimo.
A dupla da McLaren ficou com a segunda fila, com Norris em terceiro e Oscar Piastri em quarto, com Ricciardo em quinto e Fernando Alonso (Aston Martin) em sexto. Tsunoda ficou em oitavo, com Lance Strol (Aston Martin) em nono e Albon em 10º.
A largada para o Grande Prêmio do Canadá aconte às 15h (horário de Brasília).

Resultado da Classificação em Montreal – Imagem: Reprodução/Fórmula 1
