Entre em contato conosco

Automobilismo

Finalmente Arthur Leclerc ganhou em 2022

Publicado:

em

Arthur Leclerc, O´Sullivan e Bearman

Piloto da Prema ultrapassou Caio Collet no final da prova e levou a vitória.

Arthur Leclerc conquistou sua primeira vitória na temporada de Fórmula 3. O resultado também colocou a Prema Racing no degrau mais alto do pódio pela primeira vez este ano, e poderia ter sido uma dobradinha. Os favoritos da casa Zak O’Sullivan e Ollie Bearman estavam separados por apenas 0,051s na linha de chegada a favor do piloto da Carlin depois de uma briga na última volta. Caio Collet acrescentou alguns pontos importantes à sua contagem com o P4 e o vencedor da Sprint Race Isack Hadjar completou os cinco primeiros.

COMO ACONTECEU

O’Sullivan fez um bom trabalho na largada e se manteve a frente de Arthur Leclerc nas primeiras curvas. Jak Crawford lutou com Zane Maloney pelo terceiro lugar, mas não conseguiu a ultrapassagem, permitindo que o companheiro de equipe, Ollie Bearman o ultrapassasse. O britânico tentou tomar a colocação de Maloney, em uma batalhar na qual nenhum dos pilotos aliviou, mas o piloto da Trident acabou escapando para fora da pista, este incidente acabou anotado pelos comissários para ser investigado. Collet que largou em quarto, mas acabou perdendo uma posição, estava no lugar certo na hora certa para aproveitar ao máximo, subindo para terceiro ainda na primeira volta.

Leclerc  estava em uma disputa acirrada com  O’Sullivan, mas assim que conseguiu fazer a ultrapassagem o Safety Car foi acionado e o piloto de Mônaco cedeu a posição para o britânico.  Franco Colapinto foi a causa, parado do lado de fora de Luffield. Juan Manoel Correa, aproveitou para abandonar a prova.

O’Sullivan conseguiu um bom reinício, mas Leclerc se agarrou a ele e com o DRS ativado na volta 6, fez a jogada e ultrapassou o piloto britânico. Hadjar e Crawford estavam lutando pelo quinto lugar na volta 8. Lado a lado na curva final e na reta principal, a dupla entrou em Abbey com Crawford do lado de fora, mas assim que o americano saiu na frente , Hadjar acertou o pneu traseiro direito do piloto da Prema, mandando-o para fora da pista e caindo para oitavo.

Enquanto isso Martins ultrapassava Stanek e deixava ele para duelar com Saucy, que causou uma colisão entre eles e exigiu que ambos parassem no final da volta 9 para reparos. O piloto da ART Grand Prix conseguiu retornar a prova, já o piloto da Trident teve que abandonar a corrida. Ao mesmo tempo Yeany escapava para fora da pista, mas acabou retornando.

Novamente o Safety Car entrou na pista após um acidente entre Rafael Villagomez e Nazim Azman levando o piloto da VAR para a barreira de pneus. O Safety Car foi retirado na volta 15 e Martins continuou escalando o pelotão imediatamente, ultrapassando Frederick para alcançar o oitavo lugar. O próximo foi Crawford que pouco antes havia perdido a posição para Edgard, e o francês quase conseguiu uma ultrapassagem a na volta 16. A defesa agressiva do americano o manteve à frente, já que o piloto da ART teve que diminuir para evitar o contato. Crawford redirecionou suas atenções para a frente e conseguiu ultrapassar Jonny Edgar para alcançar o sexto lugar duas voltas depois.

Com três voltas restantes, os cinco primeiros estavam separados por apenas 1,5s. Bearman estava planejando um movimento em Collet por várias voltas e finalmente fez a investida na penúltima volta. Arthur Leclerc não teve problemas e garantiu sua terceira vitória na F3 e a primeira da temporada de 2022. Bearman ficou com O’Sullivan de perto e tentou um movimento na volta final. O piloto da Carlin ocupou o lugar, mas ambos ainda não terminaram já que na chicane do Vale, Bearman forçou seu compatriota a ficar na defensiva, permitindo-lhe um caminho por dentro na curva final.

O’Sullivan chegou em segundo por apenas 0,051s. Collet, foi o quarto, Hadjar completou os cinco primeiros. Crawford terminou em sexto, mas com a volta mais rápida seguido por Martins, que fez uma última volta sobre Edgar. David Vidales e Reece Ushijima foram 9º e 10º, respectivamente.

Caio Collet Dutch Photo Agency

Caio Collet
Dutch Photo Agency

“Estou muito feliz com a vitória, demos tudo. Finalmente um bom fim de semana do início ao fim. Nós teve uma boa qualificação e largou na primeira fila. Foi uma corrida difícil manter na frente, tivemos muitos graus com os traseiros, eu estava lutando muito com os pneus, mas no final chegamos ao P1. Agora para Áustria.” – declarou Arthur

“Foi um fim de semana sólido, hoje a gente não tinha muito ritmo para atacar os dois primeiros e foi uma pena escapar o pódio no final, mas desde o começo estávamos sofrendo um pouco. Agora voltamos para o top-10, demos um bom passo, posso dizer que conseguimos o objetivo de ser competitivos na corrida principal, falta um pouco para brigar pelas vitórias, mas evoluímos.” – declarou Collet 

Classificação da corrida

Classificação da corrida
Fórmula 3

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.