Entre em contato conosco

WEC

FIA WEC no Qatar: Abertura desafiadora da temporada para a BMW M Motorsport e a equipe BMW M Team WRT.

Publicado:

em

BMW

A BMW M Motorsport começou a temporada de 2024 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA com a corrida de 1812 km do Qatar no Circuito Internacional de Lusail, perto de Doha (Emirados Árabes Unidos). Na classe Hypercar, a equipe BMW M Team WRT inscreve dois BMW M Hybrid V8s. No entanto, a corrida de estreia do protótipo na FIA WEC apresentou desafios, e ambos os carros terminaram fora dos dez primeiros após quase dez horas de corrida. Em contraste, o BMW M4 GT3 #46 ficou por pouco fora do pódio na nova classe LMGT3, perdendo por apenas alguns segundos.

O BMW M Hybrid V8 #20 concluiu a abertura da temporada em 12º lugar. Os pilotos da BMW M, Sheldon van der Linde (RSA), René Rast (GER) e Robin Frijns (NED), se revezaram ao volante. Seus companheiros de equipe Dries Vanthoor (BEL), Raffaele Marciello (SUI) e Marco Wittmann (GER) terminaram na 16ª posição no BMW M Hybrid V8 #15 depois que o carro precisou de um breve reparo na caixa de pits cerca de uma hora antes do final.

O BMW M4 GT3 #46 da equipe WRT, conduzido pelos pilotos da BMW M Valentino Rossi (ITA) e Maxime Martin (BEL), juntamente com Ahmad Al Harthy (OMA), lutou pelo pódio na nova classe LMGT3 até o final. No final, o trio terminou em quarto lugar, apenas alguns segundos atrás dos três primeiros. O BMW M4 GT3 #31 cruzou a linha de chegada em sexto lugar na classe. Neste carro, o piloto da BMW M Augusto Farfus (BRA) compartilhou o cockpit com Sean Gelael (INA) e Darren Leung (GBR).

A segunda de um total de oito corridas na FIA WEC 2024, as 6 Horas de Imola (ITA), acontecerá em 21 de abril.

Reações à abertura da temporada no Qatar:

Andreas Roos (Chefe da BMW M Motorsport): “Voltamos à FIA WEC com a BMW M Motorsport, e foi nossa primeira corrida juntos com a equipe BMW M Team WRT neste campeonato mundial. Certamente não foi a abertura de temporada que todos desejávamos. Acho que na classe Hypercar ficou rapidamente evidente que não conseguimos mostrar o ritmo necessário na corrida. Isso precisa ser cuidadosamente analisado agora e as medidas necessárias devem ser tomadas para extrair o máximo. Na classe LMGT3, ainda podíamos esperar até o final para alcançar o pódio com o carro #46. Isso não aconteceu exatamente, mas vamos tentar novamente na próxima corrida. Um resultado sólido aqui nos satisfaz porque marcamos pontos com ambos os carros. Isso é crucial em um campeonato como este, especialmente em uma corrida como no Qatar, onde há mais pontos em jogo. Muito positivamente, em nossa primeira corrida juntos com a BMW M Team WRT na FIA WEC, todos os procedimentos funcionaram muito bem. Agora devemos construir sobre isso porque visamos vencer corridas e campeonatos.”

Vincent Vosse (Diretor da Equipe BMW M Team WRT): “Foi um fim de semana difícil. Na classe Hypercar, terminar em P12 e P16 não é exatamente o que estávamos buscando, mas conseguimos muitos dados e agora temos muito trabalho a fazer. Parece que a Porsche fez um trabalho brilhante durante o inverno e alcançaram um resultado incrível neste fim de semana. Na LMGT3, tivemos uma corrida sólida, com ambos os carros e ambas as formações. Tivemos uma corrida forte, sem erros, mas não tínhamos as ferramentas para lutar por uma posição melhor. Os rapazes no pitlane fizeram um trabalho realmente bom para sua primeira corrida na FIA WEC. Terminar em P4 e P6 é um bom resultado, mas não é o que estamos procurando, então ainda temos algum trabalho a fazer para melhorar.”

Sheldon van der Linde (#20 BMW M Hybrid V8, 12º lugar na classe Hypercar): “A primeira corrida da temporada do WEC está feita. Foi bastante decepcionante para toda a equipe apenas perder os pontos em P12 com uma corrida completamente limpa por fora e sem erros reais na execução. Por outro lado, temos muitas mais corridas para melhorar este ano, com mais sete eventos então espero que possamos dar grandes passos com o carro. Estamos aprendendo muito com a BMW M Team WRT ao nosso lado e acredito que temos uma das melhores equipes e faremos passos significativos. Um grande obrigado a todos pelo trabalho árduo nessas últimas semanas para esta primeira corrida na FIA WEC e sem esses caras não estaríamos aqui, então muito obrigado.”

Raffaele Marciello (#15 BMW M Hybrid V8, 16º lugar na classe Hypercar): “Foi definitivamente uma corrida difícil. Aprendemos muito durante este fim de semana e continuaremos aprendendo. Vamos analisar tudo e tentaremos fazer melhor em Imola porque acredito que temos o potencial para ser melhores e é por isso que estamos aqui.”

Valentino Rossi (#46 BMW M4 GT3, 4º lugar na classe LMGT3): “É um bom começo de temporada, terminar em P4 é bastante bom, mas é uma pena estar tão perto do pódio e não subir nele. Foi uma corrida perfeita para nós sem erros, sem limites de pista. Os rapazes fizeram um trabalho incrível nos boxes também e apenas perdemos um pouco de velocidade para chegar ao pódio.”

Augusto Farfus (#31 BMW M4 GT3, 6º lugar na classe LMGT3): “Acho que fizemos o que pudemos. Infelizmente, tivemos aquele problema na parada nos boxes com o reabastecimento, o que nos custou algum tempo. Pelo menos terminamos, conseguindo o P6 praticamente sem problemas. Agora vamos partir daí.”

Via assessoria de comunicação BMW 

Foto: BMW

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.