Fórmula 1
F1: o que esperar do recomeço da temporada e o final de semana na Holanda
As férias de verão acabaram e Fórmula 1 retoma o calendário de corridas nesta semana. A primeira para da segunda metade da temporada é na Holanda, no circuito de Zandvoort, casa do atual líder do campeonato, Max Verstappen (RBR).
DOMÍNIO DA RED BULL – E falando em Max Verstappen, o bicampeão e a equipe Red Bull dominaram a temporada até aqui, vencendo todas as 12 corridas disputadas. Foram 10 vitórias de Verstappen e duas de Sergio Pérez. Aliás o mexicano ficou devendo no quesito performance em algumas etapas, e precisa mostrar que é capaz de continuar na equipe. Vale lembrar que o contrato de Checo termina ao final de 2024 e o que não falta é candidato para o assento dele na RBR.
DANÇA DAS CADEIRAS – Um dos cotados ao lugar ao lado de Max em 2025 é Daniel Ricciardo. O australiano que tinha optado por tirar um ano mais tranquilo, sendo piloto reserva na própria RBR, acabou sendo escalado pela AlphaTauri para substituir Nyck De Vries, depois do holandês ficar muito além do esperado.
Ricciardo já fez duas corridas antes das férias e foi muito aberto nas suas declarações de que deseja sim voltar a RBR. Ele tem mais dez corridas para mostrar que é a escolha certa e ainda tentar permanecer na AlphaTauri enquanto espera o fim do contrato de Pérez.
E no tópico contrato, a silly season não foi tão movimentada, apesar de alguns pilotos terem contratos que terminam ao fim de 2023. Um dos principais é Lewis Hamilton. O heptacampeão e a Mercedes vem negociando um novo vínculo contratual desde meados de maio, e apesar de os dois lados afirmarem que está tudo mais do que encaminhado, nenhum anúncio oficial foi feito por enquanto.
Já na Haas, tanto Nico Hulkenberg quanto Kevin Magnussen estão sem contrato ao final do ano, mas o chefe da equipe, Gunther Steiner já sinalizou que pretende manter a dupla. Além deles, Logan Sargeant também termina seu vínculo com a Williams no final do ano, assim como Yuki Tsunoda com a AlphaTauri e Zhou Guanyu com a Alfa Romeo. Anúncios de renovações, extensões e quem sabe novos contratos com outros nomes devem começar a serem anunciados em breve.
PELOTÃO DO MEIO – com o claro domínio da RBR na temporada, o pelotão do meio na verdade começa logo na segunda equipe. Atualmente a vice no campeonato de construtores é a Mercedes, 51 pontos a frente da Aston Martin. Bem atrás delas está a Ferrari, e a McLaren é a quinta colocada. E a equipe papaya vem em ascendência desde o GP da Grã-Bretanha, quando Lando Norris foi o segundo colocado.
Nessa segunda metade do campeonato a disputa entre essas equipes deve ser interessante, e a Mercedes vai precisar de bons resultados para se manter a frente dos rivais.
CONTRATA-SE – durante a última corrida antes das férias de verão, a Alpine anunciou a saída do então chefe da equipe, Otmar Szafanauer e o Vice-Presidente da Alpine Motorsports, Bruno Famin assume como chefe de equipe interino, enquanto a francesa busca por um titular. Entre os nomes cotados para o cargo está o ex-chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto.
GP DA HOLANDA – para a corrida na Holanda a Pirelli vai disponibilizar o composto C1 como duro, C2 como médio e C3 como macio. Essa é a mesma escolha dos últimos dois anos (desde que Zandvoort voltou ao calendário), com a diferença de que o composto C1 atual é mais macio do que seus antecessores. No papel, a estratégia mais rápida é uma dupla parada, mas é possível parar apenas uma vez com uma gestão cuidadosa dos pneus.
A classificação é muito importante, já que as ultrapassagens são complicadas por causa da pista estreita e da sequência constante de curvas.
HORÁRIOS DAS SESSÕES
Sexta-feira:
- Treino Livre 1 – das 07h30 às 8h30
- Treino Livre 2 – das 11h às 12h
Sábado:
- Treino Livre 3: das 6h30 às 7h30
- Classificação: a partir das 10h
Domingo: Corrida: a partir das 10h