Entre em contato conosco

Fórmula 1

F1 2026: Piastri lidera as duas Mercedes no TL2 da Austrália

Publicado:

em

Foto: McLaren Mastercard F1 Team / Joe Portlock / Getty Images

Oscar Piastri marcou o melhor tempo do dia, com 1:19.729, pouco mais de três décimos à frente de Antonelli e Russell, que fecharam o top 3

Na madrugada desta sexta-feira (06), Oscar Piastri liderou o segundo treino livre do GP da Austrália, melhorando seu desempenho da manhã. O australiano teve o melhor desempenho da McLaren nessa sessão e marcou a volta mais rápida do dia, com 1:19.729. As duas Mercedes, de Antonelli e Russell, completaram o top 3. 

Assim como no TL1, a Ferrari teve bons resultados, se mantendo sempre no top 5, enquanto a Mercedes melhorou seu ritmo e foi para o top 3. Mais uma vez, Arvid Lindblad conseguiu se colocar no top 10, terminando em P8 – de manhã, o rookie marcou o 5º melhor tempo. 

Lando Norris, que teve problemas com a caixa de câmbio mais cedo, conseguiu aproveitar melhor seu tempo em pista e fez 28 voltas, além de marcar o 7º melhor tempo. Embora não seja o resultado esperado, é importante lembrar que os treinos nem sempre refletem verdadeiro potencial do carro. 

Ainda com problemas, a Cadillac demorou a ir para a pista com Sergio Perez e, quando finalmente conseguiram liberar o carro, o mexicano parou na pista e causou um Virtual Safety Car (VSC). As Aston Martins, por outro lado, conseguiram ir para a pista por algum tempo, totalizando 30 voltas completadas para a equipe. A equipe britânica segue com problemas de confiabilidade do carro, entretanto, completar algumas voltas já é um avanço após as dificuldades enfrentadas no TL1. 

O brasileiro Gabriel Bortoleto está conseguindo demonstrar consistência com sua Audi, e terminou o dia em P14; seu companheiro Nico Hulkenberg fechou a sessão em P12. 

 

Mercedes dominam e mais problemas na Cadillac

Lando Norris, que teve seu primeiro treino encerrado prematuramente por problemas técnicos, foi um dos primeiros a ir para a pista no TL2. A Cadillac foi para a pista apenas com o Bottas, a princípio, porque identificaram um problema de sensor no carro de Perez, que só saiu do box faltando nove minutos para o fim. Max Verstappen também teve problemas ainda na saída do pitlane e precisou ser levado de volta para o box. 

No início do treino, Russell tocou a lateral do carro de Lindblad na saída do box, e já precisou trocar o bico do carro. O toque foi investigado após a sessão e o piloto da Mercedes recebeu apenas uma reprimenda pela batida.

Enquanto isso, Aston Martin só conseguiu mandar Fernando Alonso para a pista após 15 minutos de treino. Ainda na sua primeira volta, o carro do bicampeão perdeu potência, e precisou andar devagar em alguns trechos do circuito. Logo depois, a equipe conseguiu mandar Stroll para a pista com pneus macios e ambos conseguiram marcar algumas voltas. 

Na primeira metade da sessão, as equipes focaram em ritmos de classificação, deixando a segunda parte para simulações de corrida e stints mais longos. Nos 15 minutos finais, as equipes equiparam seus carros com pneus médios e duros para os testes de ritmo de corrida – com direito a um “pega” entre Bortoleto e Leclerc. 

Sainz teve problemas no carro e precisou se retirar antes do fim – os mecânicos fizeram uma barreira em volta enquanto mexiam no carro. O espanhol conseguiu dar apenas 10 voltas e nenhuma volta rápida com os pneus macios. Logo depois, Perez foi para a pista pela primeira vez, faltando 9 minutos, mas parou logo depois com problemas. 

Falando em coisas boas: nessa segunda sessão, as duas Mercedes vieram com ritmo forte, ficando sempre entre o top 3 de tabela. Piastri, que teve uma manhã mediana, vinha com um ritmo de classificação firme, se mantendo sempre entre o top 3. Após 30 minutos de treino, a melhor marca do dia já era do australiano, com 1:19.729, que não foi superada. Antonelli veio apenas 0.214 segundos atrás e Russell a 0.320 do companheiro de equipe.

Foto: Reprodução / Formula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.