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Fórmula E

Evans vence corrida 1 em Londres

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Mesmo com a vitória de Evans quem levou o campeonato com uma prova de antecedência foi Jake Dennis

Insana, somente isso denomina a corrida de hoje da Fórmula E. Mitch Evans conquistou a vitória, mas foi Dennis que levou o campeonato em uma prova marcada por acidentes e bandeiras vermelhas. Cassidy, postulante ao titulo também, acabou abandonando a prova após fogo amigo do companheiro de equipe Sebastien Buemi.

Dennis sobreviveu a duas passagens perdidas pelo modo ataque, a forte pressão de seu mais próximo rival e pole position, Nick Cassidy, bem como a duas bandeiras vermelhas, para se tornar o primeiro campeão mundial britânico da Fórmula E. O título é o primeiro da Andretti na Fórmula E – a equipe americana faz parte da série desde o primeiro dia  e o primeiro título de campeonato mundial da carreira de Dennis.

A CORRIDA

Logo na largada Buemi passou por Dennis e assumiu a segunda colocação. Rast e Evans aproveitaram o mesmo embalo para ultrapassar Ticktun, e no final da primeira volta Mortara já aparecia em nono na tabela.  O piloto da NIO, até tentou recuperar a posição para cima do neozelandês da Jaguar, mas sem sucesso. 

Na volta de numero 3 o Modo ataque começou a ser acionado, e no seguimento, um toque entre Vandoorne e Mortara, fez com que o piloto da Maserati caísse para vigésimo segundo. Evans passou por Rast no inicio da volta 5, enquanto Cassidy reassumia a ponta.

Di Grassi e Frijns, acabam se tocando, e no mesmo embalo Evans passa por Dennis, que na volta 8 decide ativar o modo ataque pela primeira vez, mas erra. Na volta seguinte a bandeira amarela é acionada por conta de destroços na pista.

Em disputa com Cassidy, Dennis fez a ultrapassagem, mas os dois pilotos acabaram ultrapassados por Rene Rast. Duas voltas depois, o piloto neozelandês retribuiu a ultrapassagem sobre o piloto da Andretti.

O pesadelo de Cassidy estava somente no inicio, já que na volta 15 ele quebrou o bico do carro em um toque com o próprio companheiro de equipe, caindo para o décimo oitavo lugar, após parar no box.

Como a pista já estava completamente suja com destroços os carros, o safety car entrou na volta 16, para que a limpeza fosse realizada. A relargada ocorreu na volta 19.

Vandoorne e Günther proporcionaram um disputa boa volta 20, enquanto Jake Dennis errava pela segunda vez a ativação do Modo Ataque.

Günther, foi ultrapassado por Bird na volta 23 e na mesma volta foi a vez de Wehrlein errar a ativação do Modo Ataque.

Na sequencia o piloto da Porsche entrou em disputa com Dennis, que rendeu reclamações do piloto da Andretti no rádio e a ira de Michael Andretti dentro do box. 

Um novo Safety Car foi necessário, após a forte batida de Sacha Fenestraz na barreira de pneus. O piloto da Nissan, bateu na traseira do carro da NIO de Sette Câmara, decolou e parou somente na barreira de pneus. Fenestraz saiu sozinho do carro, mas foi necessário uma bandeira vermelha para arrumar a proteção da pista.

A bandeira vermelha, ajudou Rene Rast, que tinha parado na pista, mas conseguiu recolher até os boxes com a paralização. A relargada da prova ocorreu na volta 33 e foi em lançamento. Uma nova bandeira amarela foi acionada, quando Hughes parou na pista, sendo trocada pela red flag na volta 35, pois a pista foi fechada, após Buemi e Nato se tocarem e irem para o muro. Na sequencia Bird não conseguiu desviar, batendo no carro da Nissan e fechando a passagem dos pilotos que vinham atrás. 

Para o recomeço da prova, a direção informou que os pilotos presos no congestionamento, dariam uma volta e somente depois os três primeiros sairiam para a pista, já que eles deram uma volta a mais.

Após o reinicio, Dennis e Buemi travaram um disputa pela terceira colocação. Da Costa foi punido e perdeu o segundo lugar, o que deixou o pódio com Evans em primeiro, Dennis em segundo e Buemi em terceiro.

O QUE ELES DISSERAM: 

“Estou sem palavras, sinceramente. Significa muito para mim, os rapazes lá fora, enfrentamos de tudo, honestamente parecia que todos estavam correndo contra nós – mas, meu Deus, acabamos de nos tornar campeões mundiais! Estou muito feliz por mim, pela equipe, todos – merecemos muito isso.

Eu entrei neste campeonato apenas três anos atrás, quase vencemos no nosso ano de estreia, mas agora voltamos e tivemos o ano que tivemos, quebrando todos os recordes de pódios. Me tornar campeão mundial é incrível, realmente não pensei que isso fosse possível ao entrar neste ano, mas todo o crédito para os meus rapazes. Eu os amo tanto, eles me deram um foguete absoluto o ano todo, isso é o mínimo que eu poderia fazer por eles.

Eu podia ouvir os fãs também, é absolutamente incrível compartilhar esse momento com eles. Minha mãe está por aí em algum lugar, é incrível para ela. Campeão mundial – estou simplesmente maravilhado.” -Jake Dennis, piloto, Avalanche Andretti

“Esta temporada tem sido uma jornada e tanto. Entramos neste último fim de semana com uma sequência de pontos muito forte, mas hoje enfrentamos alguns momentos difíceis. Depois de fazer uma boa largada, Edo foi derrubado por outro carro, que o deixou cair para trás, mas ele fez uma recuperação notável para terminar em sexto. Max perdeu pontos hoje, pois foi forçado a trocar sua asa dianteira danificada durante o primeiro Red Flag, o que o colocou bem atrás para o reinício. Ele fez uma boa recuperação, mas, infelizmente, perdeu os pontos. No geral, hoje foi um desempenho emocionante, aprendemos muitas lições e vamos lutar muito amanhã para terminar a temporada da melhor maneira possível.” James Rossiter, chefe de equipe, Maserati MSG Racing

“Diante de uma corrida bastante caótica, acho que podemos nos orgulhar do nosso resultado. A qualificação não correu como esperávamos, mas consegui encontrar a linha certa no início e consegui passar para o top 10. Infelizmente, fui atingido por trás por Stoffel [Vandoorne] que me colocou no atrás do grid, mas com os Safety Cars e Red Flags, consegui fechar o campo. A corrida de hoje foi apenas para manter o nariz limpo, o que fizemos, e podemos ficar felizes com o P6. Vamos continuar trabalhando em nosso ritmo durante a noite para que possamos voltar mais fortes e, com sorte, terminar a temporada em alta.” Edoardo Mortara, Piloto, Maserati MSG Racing

“Obviamente, uma corrida cheia de ação. Larguei em 14º e acho que fizemos um ótimo trabalho ganhando muitas posições passo a passo ao longo da corrida, mantendo nosso carro limpo. Em um ponto eu estava rodando em P7 e neste ponto, eu estava em uma posição decente para tirar grandes pontos desta corrida. Houve incidentes em que aconteceu muito caos, tentamos ficar de fora. Houve duas bandeiras vermelhas e, infelizmente, na primeira bandeira vermelha, eles decidiram nos colocar no box. Achei que nosso carro estava bom para continuar a corrida, mas no final não foi nossa decisão. Neste ponto, nossa raça foi muito sacrificada. Tentamos terminar nos pontos e quase chegamos lá, mas não era para ser. Um dia difícil no escritório, mas, mesmo assim, mostramos uma ótima corrida em muitos aspectos, mas não no que mais importava. Mas isso é corrida às vezes. Você precisa aceitá-lo e seguir em frente, e nossa motivação já está nas alturas para amanhã, para um grande dia final.” –Maximilian Günther, Piloto, Maserati MSG Racing

Foto: Andrew Ferraro /Fórmula E

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