Entre em contato conosco

Fórmula E

Equipes da Fórmula E: Andretti

Publicado:

em

A Andretti é uma equipe de longa tradição na Fórmula E, competindo na categoria desde a primeira temporada em 2014/15. A equipe é comandada por Michael Andretti, que já foi piloto de Fórmula 1 e IndyCar. A equipe foi campeã de pilotos na temporada 2023 com o inglês Jake Dennis, que brilhou com três vitórias e cinco pódios. Dennis segue na equipe para a temporada 2024, tendo como parceiro o francês Norman Nato.

A Andretti havia se associado à BMW ao longo de três temporadas, sendo a montadora alemã uma presença constante na Fórmula E desde o início do campeonato até o final da Temporada 7. Além de fornecer toda a frota de carros de segurança e oficiais, a gigante bávara dos carros tornou-se uma equipe de fábrica completa antes da temporada 2018/19, quando se associou à Andretti Formula E.

A equipe e o carro estrearam nos testes de pré-temporada em Valência antes da abertura da temporada 2018/19 com os pilotos Antonio de Felix Costa e Alexander Sims ao volante. Encerrando sua primeira campanha como equipe de fábrica com um quinto lugar, a BMW contratou o ex-piloto da Dragon, Maximilian Guenther, para a temporada 2019/20, mantendo Alex Sims para uma segunda temporada 

A BMW forneceu assistência técnica à equipe Andretti durante a temporada 2017/18, onde Antonio Felix da Costa conquistou o melhor resultado da equipe, um sexto lugar na primeira corrida da temporada em Hong Kong. Apesar do início promissor, a equipe terminou em último lugar na classificação geral do campeonato com apenas 24 pontos. Tornando-se uma equipe de fábrica completa antes da temporada 2018/19, a equipe alinhou Da Costa e o estreante Alex Sims ao volante de seu desafiante Gen2, o BMW iFE.18.

Guenther superou Sims no Campeonato de Pilotos, terminando em nono, com vitórias em Santiago e na Rodada 8 em Tempelhof. Os quatro abandonos de Guenther – incluindo a perda de um pódio em Berlim por ultrapassar sob o carro de segurança – prejudicaram sua posição final. Sims, por outro lado, encerrou a temporada, e seu tempo com a BMW, em 13º lugar.

A equipe chegou muito perto na Temporada 7. O estreante Jake Dennis foi indiscutivelmente um dos pilotos destaque da temporada, superando outro jovem talento em seu companheiro de equipe, Guenther, com uma vitória em Valência – onde o britânico gerenciou sua energia além das expectativas para vencer de ponta a ponta – e outra em casa, em Londres. Um problema técnico encerrou abruptamente sua luta pelo título na última rodada. Sem isso, ele poderia muito bem ter superado Nyck de Vries para a primeira posição. O terceiro lugar foi, mesmo assim, impressionante, e a BMW i se despede da Fórmula E, pelo menos por enquanto, no estilo ao qual estamos acostumados; com o sabor do champanhe dos vencedores ainda fresco.

Dennis voltou para a Temporada 8, enquanto o americano Oliver Askew, com experiência na IndyCar, juntou-se à equipe – representando os EUA. Dennis continuou sua trajetória de sucesso com troféus em Diriyah e permaneceu no topo da tabela de pilotos ao longo da temporada. Uma vitória e um segundo lugar no evento duplo de Londres foram, sem dúvida, seus destaques.

Para a nona temporada a equipe contou com o piloto da Porsche André Lotterer, e viu o triunfo finalmente chegar com a conquista do título de Jake Dennis.  

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.