Entre em contato conosco

Automobilismo

Enzo Elias é campeão Overall da Porsche Cup nos 500 Km de Interlagos

Publicado:

em

Na Endurance Challenge também levou um título pela Classe Rookie fazendo dupla com Adroaldo Weisheimer

No sábado, 3 de dezembro, a Porsche Cup Brasil encerrou sua temporada com a tradicional prova de 500 quilômetros que aconteceu em Interlagos. O campeonato das provas de longa duração fechou com chave de ouro o ano brilhante de Enzo Elias e Adroaldo Weisheimer. Nesse sábado a dupla venceu na classe Carrera Rookie e fez o segundo lugar geral em que foi o suficiente para garantir o título na classe para a dupla do Porsche 911 GT3 992 – modelo que fez sua estreia nas pistas brasileiras neste ano. 

Enzo Elias, além do título conquistado com Adroaldo Weisheimer, já havia conquistado o título da Sprint na Carrera Cup – em uma temporada muito forte com 5 vitórias e 7 pódios, o que deu ao brasiliense de 20 anos a chance de ser campeão com facilidade precisando apenas terminar a corrida em questão. Com o segundo lugar geral, Enzo Elias foi o campeão Overall da temporada – quando há a soma dos resultados do campeonato das provas curtas e longas. Uma bela forma de finalizar um ano tão vitorioso. 

Adroaldo Weisheimer fez um ano brilhante dado o fato de que não é habituado aos carros de Gran Turismo, já que sua praia é o rally, tendo representado o Brasil na categoria no FIA Games Motorsport.  

A Corrida

Uma previsão de chuva na tarde de corrida em Interlagos se confirmou causando o atraso no início da prova. Quando houve condições dos carros irem para a pista, a largada foi dada sob Safety Car. No carro, Enzo Elias foi quem teve a missão de fazer o primeiro stint da corrida. Após 4 voltas atrás do Carro de Segurança, houve a liberação da pista para a disputa de posições. 

Procurando evitar os problemas que esse tipo de pista pode trazer, Enzo Elias partiu para o ataque e ultrapassou Lineu Pires e assumiu a liderança na Carrera Rookie. Após 21 voltas, Enzo era o terceiro colocado geral atrás apenas de Christian Hahn e Miguel Paludo. Na volta 27 assumiu a liderança da corrida após a parada obrigatória de Paludo e Christian. 

Iniciando a janela de paradas obrigatórias, Enzo parou na volta 32 e Aroaldo assumiu o bólido que saiu em segundo lugar. 10 voltas depois, o piloto assumiu a ponta enquanto a chuva aumentava no circuito paulistano. Na volta 47 Adroaldo vinha na segunda posição da prova na liderança da classe Carrera Rookie. Quatro voltas depois o piloto fez a segunda parada do carro #73 nos boxes e Enzo Elias retornou para a corrida na sexta posição.

62 voltas depois, Enzo Elias assumiu novamente a liderança da prova. Cinco  voltas mais tarde houve a entrada do Safety Car outra vez. Com isso, o brasiliense de 20 anos foi para os boxes realizar a terceira parada obrigatória da dupla. Na volta 70 a corrida foi reiniciada com boa parte  dos carros ainda nos pits. Adroaldo reassumiu o comando do Porsche #73 e retornou na corrida na liderança geral e da Carrera Rookie.

Na volta 75 o Safety Car foi acionado outra vez depois de uma sequência de carros rodando na entrada da curva 1, Adroaldo aproveitou a bandeira amarela para fazer a parada obrigatória. Na sequência a dupla fez mais uma parada para atingir o mínimo obrigatório, uma vez que a corrida corria o risco de ser encerrada antes das 117 voltas previstas em função da forte chuva em São Paulo. 

Contudo, a chuva não foi forte o suficiente ao ponto de terminar a corrida antecipadamente. A prova prosseguiu até o fim com bandeira amarela e sob o comando de Adroaldo Weisheimer no carro #73. Ele recebeu a bandeira quadriculada na segunda colocação geral e o primeiro lugar na classe Carrera Rookie. O resultado deu o título da dupla na Classe Rookie e para Enzo Elias na Carrera Cup Overall.

Veja o que  eles disseram:

“Um dia realmente incrível, passamos muito sufoco fazendo contas, deu tudo certo. Além do campeonato de Rookie, tenho que lembrar que o Adroaldo em sua temporada de estreia nunca tinha andado em provas no asfalto e ele pegou uma tempestade muito forte e pilotou muito hoje. Com essas conquistas eu me torno um dos maiores vencedores de títulos na Porsche Cup e isso me deixa muito feliz.” – Enzo Elias

“Jamais imaginava esse ano de início, mas quero dar um recado pra todos: mérito do Enzo! Esse é o piloto da família e tenho orgulho de andar com ele. Fico feliz com essas conquistas, fiz só três corridas de Porsche na vida e saímos com esse resultado magnífico” – Adroaldo Weisheimer

Fotos: Luca Bassani 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.