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F2

E deu Martins finalmente

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Martins Dutch Photo Agency

Victor Martins conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2, mesmo com uma penalidade de cinco segundos. O piloto da ART Grand Prix abriu a vantagem suficiente para que não perdesse seu melhor resultado na temporada. Zane Maloney, da Rodin Carlin, tentou recuperar a vantagem do francês, mas teve que se contentar com o segundo lugar, depois de ter largado em sétimo. Théo Pourchaire recuperou terreno perdido na disputa do campeonato ao completar o pódio duplo para a equipe francesa.

Já para a Prema Racing a corrida principal foi marcada por incidentes e situações de carro de segurança. Partindo da P10, o vencedor da corrida sprint, Frederik Vesti, começou rapidamente a ganhar posições e fez uma parada nos boxes logo no início para tentar uma estratégia de undercut.

Entretanto, o surgimento de um carro de segurança consecutivo significava que a estratégia não seria vantajosa. Embora determinado a tirar o máximo proveito da situação, sua corrida não durou muito tempo, pois ele foi atingido por trás durante o período de carro de segurança e empurrado para outro carro. Ele foi forçado a abandonar a corrida devido a danos na suspensão dianteira.

Ollie Bearman teve uma largada limpa e subiu para a P3 com um ritmo promissor para lutar por um pódio. A estratégia do piloto britânico também foi impactada pelas situações de carro de segurança. Mesmo após um contato com outro piloto que lhe rendeu uma penalidade de 5 segundos, Bearman ainda conseguiu terminar em sexto lugar, mas a penalidade o empurrou para a oitava posição.

A CORRIDA

Na largada o pole Martins, perdeu a posição para Ayumu Iwasa que pulou do terceiro lugar para a ponta. No entanto, a ART Grand Prix instantaneamente reagiu, mergulhando por dentro na curva The Loop para retomar a liderança, mas ultrapassando os limites da pista no processo, o que mais tarde lhe rendeu uma penalidade de cinco segundos.

Enquanto isso, Kush Maini, em segundo lugar, teve problemas na largada e caiu para sexto, permitindo que Oliver Bearman subisse para o terceiro lugar e Enzo Fittipaldi ultrapassasse Jack Doohan para o quarto lugar o que levou a uma disputa entre o piloto da Prema e o brasileiro. Pourchaire foi outro piloto em movimento, mergulhando por dentro de Isack Hadjar na curva Brooklands e assumindo o nono lugar.

Na segunda volta, Hauger teve problema no carro e acabou perdendo várias posições. Pourchaire e Hadjar entraram em disputa a partir da terceira volta, enquanto Doohan estudava Fitipaldi para efetuar a ultrapassagem na quinta volta e Vesti perdia a posição para Maloney na seguinte.

Martins já tinha uma vantagem de 4,5 segundos antes do primeiro Safety Car ser acionado na volta 7. Amaury Cordeel rodou e ficou parado precisando de auxilio para sair da zona de perigo. Os pilotos então aproveitaram a chance de fazer a parada obrigatória, com Hadjar assumindo a liderança, à frente de Arthur Leclerc.

A relargada foi na volta 11, mas antes mesmo de pensarem em acelerar outro safety car entrou na prova. Frederik Vesti, se envolveu em um acidente com Hauger o atingindo por trás e tocando em Roman Stanek. O dinamarquês conseguiu retornar aos boxes, mas teve que abandonar a corrida devido a danos na suspensão.

Uma nova relargada ocorreu na volta 15, Hadjar fez uma relargada incrível, enquanto Bearman escapou e caiu para a décima segunda colocação. Na sequencia Boschung perdeu posição para Iwasa e Maloney, enquanto Enzo Fittipaldi e Nissany disputavam posições, com o piloto brasileiro escapando posteriormente.

Achou que teríamos ação? Se enganou, pois um terceiro Safety Car entrou na prova na volta 17, quando Maini tentou ultrapassar Bearman mas acabou colidindo com seu companheiro de equipe Ralph Boschung.

Outra relargada ocorreu na volta 20, Martins que assumiu a liderança após os pilotos a frente entrarem para suas paradas nos boxes, começou a abrir vantagem já que havia recebido uma punição de 5 segundos. No meio do pelotão Fittipaldi ultrapassava Crawford e Novalak estava disputando posições com Iwasa.

Volta 20 teve o inicio da disputa entre Pourchaire e Leclerc, que acabou ultrapassando o piloto da ART. Mais tarde Maloney se juntou a festa,  enquanto Doohan passava por Novalak. O piloto australiano estava inspirado e na volta seguinte passou por Iwasa. A dupla na sequencia fez uma ultrapassagem dupla sobre Leclerc que após disputa com Pourchaire acabou perdendo posições.

Leclerc seguiu despencando na tabela perdendo posições para Daruvala, e Bearman. Novalak foi ultrapassado por Nissany e Correa por Crawford no final da corrida.

Martins manteve o primeiro lugar, seguido por Maloney e Pourchaire. Doohan terminou em quarto, Iwasa, Bearman, Daruvala, Fittipaldi, Leclerc e Crawford completaram os dez primeiros.

Classificação

Classificação

O QUE ELES DISSERAM:

“Finalmente, uma vitória na corrida principal! Tudo correu bem. Fizemos um trabalho incrível, honestamente, eu tinha uma penalidade, mas senti que não merecia. Então, simplesmente dei tudo de mim, e conquistamos nossa primeira vitória. Um trabalho incrível da equipe, o carro estava simplesmente incrível, e a primeira vitória é sempre especial, então vou aproveitar o momento.” – Martins

“O resultado ficou aquém do nosso potencial no final de semana. Nossa performance merecia um resultado melhor que o conquistado, mas, com as circunstâncias da corrida, conseguimos minimizar os danos com boas ultrapassagens. Com nosso desempenho, espero brigar por mais pódios na próxima etapa em Budapeste.” – Fittipaldi

“Corrida difícil com um erro da minha parte, isso é infeliz, mas o ritmo estava bom. Eu realmente preciso me recompor e voltar para o restante da temporada, porque não posso continuar cometendo erros como esse. A largada foi boa, eu cheguei à P3 e quase cheguei à liderança. Depois disso, estava mantendo minha posição, fiz uma parada durante o carro de segurança, enquanto os pilotos que optaram pelos pneus prime fizeram uma parada gratuita. Maximizamos a corrida considerando tudo, mas o erro é realmente doloroso.” – Bearman 

“Um dia de corrida infeliz. Foi positivo depois de um ótimo começo, saindo da P10 e chegando à P7, e então fizemos uma parada bastante cedo para tentar uma estratégia de undercut atrativa. O carro de segurança entrou na pior hora possível, o que foi muito infeliz, e nos fez cair para a P16. Depois, fui atingido por trás durante o período de carro de segurança e tive que abandonar a corrida. Nós recomeçamos, voltamos, ainda temos a vitória de ontem e a liderança do campeonato, e continuamos a nos esforçar.” – Vesti

PUNIÇÕES PÓS CORRIDA

Oliver Bearman recebeu uma penalidade de tempo de cinco segundos por causar o contato com Kush Maini, o que levou tanto Maini quanto o companheiro de equipe da Campos Racing, Ralph Boschung, a abandonarem a corrida principal. Como resultado, Bearman cai para a oitava posição na classificação final. Jehan Daruvala, da MP Motorsport, e Enzo Fittipaldi, da Rodin Carlin, são promovidos para a sexta e sétima posições, respectivamente.

Roy Nissany também recebeu uma penalidade de tempo de 10 segundos pelo contato com Dennis Hauger, da MP Motorsport, o que resultou em contato adicional entre Frederik Vesti, da Prema Racing, e Roman Stanek, da Trident. Como resultado, Nissany cai da 12ª para a 17ª posição na classificação final.

 

Foto: Dutch Photo Agency

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