Entre em contato conosco

GT

De casa nova: Raffaele Marciello é o novo piloto da BMW

Publicado:

em

Raffaele Marciello inicia uma nova jornada em sua carreira como piloto da BMW

Depois de muita especulação sobre o futuro de Marciello após sua saída da Mercedes, finalmente foi revelado nesta sexta-feira (24) o destino do ex-piloto da AMG. Agora, “Lello’’ integra a equipe da BMW e será um dos pilotos que reforçarão a marca de Munique na categoria Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance a partir de 2024, assumindo o volante do modelo BMW M Hybrid V8. A expectativa é de que Marciello também participe de competições de GT, utilizando o BMW M4 GT3, embora detalhes adicionais por parte da fabricante ainda estejam pendentes.

Foram seis anos defendendo a Mercedes e nesse período Marciello se tornou um dos melhores pilotos de GT do mundo, alcançando diversos títulos e prêmios em sua brilhante carreira. Destaque para o Fanatec GT World Challenge Europe onde conquistou seis títulos, sendo o único competidor a chegar a tal marca, além de uma importante vitória na lendária 24 Horas de Spa 2022. Macau foi a sua despedida, fechando com chave de ouro esse ciclo em sua carreira com o bicampeonato da FIA GT World Cup.

“Estou muito entusiasmado por ser um piloto da BMW M a partir da próxima temporada. Este é um passo significativo na minha carreira. Tendo sido piloto de corridas durante muitos anos, estou imensamente orgulhoso de poder competir pela BMW M Motorsport no futuro.” Disse Raffaele Marciello.

Antes de fechar contrato com a BMW, Marciello manteve conversações com Giorgio Sanna, diretor chefe de automobilismo da Lamborghini. Ambas as partes exploraram a possibilidade de sua inclusão no programa SC63 da marca italiana, que estreia no próximo ano, englobando participações na WEC e no IMSA. Contudo, ao final, as negociações não culminaram em um contrato formalizado.  

Um dos principais motivos para a saída do piloto suíço da AMG era a busca por uma oportunidade de competir na principal classe de protótipos, plataforma que está se expandindo e consolidando cada vez mais sua presença no cenário das corridas de longa duração. Isso era algo que a Mercedes não poderia proporcionar a ele, ao contrário de sua concorrente, que vai se dedicar a um programa LMH no WEC após iniciar seus trabalhos no IMSA nesta temporada.

“Estou muito satisfeito em receber Raffaele Marciello na família BMW M Motorsport. Quando você tiver a oportunidade de contratar um piloto de alto nível como ele, você deve aproveitá-la. Ele tem demonstrado consistentemente suas proezas há anos, especialmente em carros GT. Mas há muito mais nele. Antes de sua carreira no GT, Raffaele Marciello apresentou sua classe várias vezes em corridas de monoposto.” Disse Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsports.

“Em nossa opinião, ele traz o pacote completo perfeito com sua versatilidade para fortalecer ainda mais nossa lista de motoristas de obras já de alta qualidade. A infinidade de programas de corrida que realizaremos nos próximos anos com nossos carros oferece diversas oportunidades de implantação. Anunciaremos os detalhes específicos dos planos de corrida de Raffaele Marciello nas próximas semanas e meses.” finalizou.

Foto de destaque: Jules Benichou

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.