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Daytona 24: Cadillac na frente nos dois treinos livres

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Cadillac

A semana mais esperada de janeiro para os fãs de Endurance chegou… as 24 Horas de Daytona finalmente entra em ação e as atividades no circuito da Flórida recomeçam paraa preparação sa primeira etapa do Campeonato IMSA SportsCar de 2024.

Ambas as sessões de quinta-feira foram lideradas pelo No. 01 Cadillac na classe Grand Touring Prototype (GTP), com Scott Dixon liderando as tabelas na sessão da manhã com 1 minuto e 36.012 segundos (133.483 mph) e o co-piloto Alex Palou melhorando para 1:35.589 (134.074 mph) à tarde. Dixon e Palou são os pilotos adicionais de resistência no No. 01 nesta semana, juntando-se aos co-pilotos de temporada inteira Sebastien Bourdais e Renger van der Zande.

O TREINO LIVRE 1

GPD

A Cadillac manteve o bom ritmo e liderou o treino 1, marcando 1:36.012 com Scott Dixon ao volante no finalzinho, melhorando o recorde anterior estabelecido por Sébastien Bourdais no início da sessão com o V-Series.R #01 da Chip Ganassi Racing. No segundo lugar, Connor De Phillippi, com a BMW #25 da Team RLL, ficou a apenas 0,127 do líder no último instante, ultrapassando o Porsche #6 da Team Penske, seguido pelo outro BMW com o #24.

A segunda Porsche oficial, que carrega o #7, ficou em quinto, quase meio segundo atrás, seguida pela Cadillac #31 da Action Express Racing e pela Acura #40, a melhor das WTR Andretti por enquanto, já que o #10 terminou na parte de trás do grupo por 1:420, sofrendo aparentemente devido ao peso excessivo imposto pelo BoP, que permaneceu igual ao do Roar. Entre as ARX-06, encontramos os Porsches privados da JDC-Miller Motorsports #85 e Proton Competition #5, ambos com menos de um segundo de atraso.

LMP2

Toby Sowery deu a liderança para a APR com um tempo de 1:39.407 com a Oreca #04, com as 07-Gibson dominando a categoria. O segundo lugar ficou com a #2 da United Autosports, 0.122 mais lento, enquanto meio segundo atrás ficaram a #11 da TDS Racing – que teve alguns problemas técnicos durante a sessão – e a #18 da Era Motorsports, terceira e quarta, respectivamente.

No Top5 estão a Inter Europol by PR1 Mathiasen #52, apenas 0,7 atrás do líder, seguida pela United Autosports #22 e DragonSpeed #81. A AF Corse #88 está a 1 seg de distância, em oitavo, seguida pela #8 da Tower Motorsports e pela Oreca ‘Spike’ #99 da AO Racing, a 1,3 do líder. Fora do Top10, estão as Oreca da Riley #74 e MDK by High Class Racing #20, separadas pela Ligier #33 da Sean Creech Motorsports.

GTD

Katherine Legge levou a melhor com a Acura #66 da Gradient Racing em 1:46,585, o tempo de referência da Classe GTD e quase dois décimos mais rápido que Jack Hawksworth, que com a Lexus #14 da Vasser Sullivan Racing lidera na GTD PRO.

A McLaren #9 da Pfaff Motorsports termina em segundo, a +0,151, em terceiro, a alguns décimos e meio, temos a Ferrari #62 da Risi Competizione, enquanto um pouco mais de quatro décimos atrás estão a Mercedes #75 da Sun Energy 1 Racing e a Lamborghini #19 da Iron Lynx, completando o Top5. A BMW #1 da Paul Miller Racing fica em sexto, seguida pela Porsche-‘Rexy’ #77 da AO Racing, recém-saída da Pole Position para a corrida.

A Aston Martin #23 da Heart Of Racing fica em oitavo, nos primeiros dez – separados por 0″945 – também estão a Ford Mustang #64 da Multimatic e a Lamborghini #60 da Iron Lynx. Mais de 1″ atrás estão as Corvette #4 e #3 da Pratt Miller Motorsports, e a Mustang #65.

Para completar o panorama do GTD, a BMW #96 da Turner Motorsport é a primeira das perseguidoras da Acura, com 0″275 de vantagem, seguida pelas Ferrari #34 da Conquest Racing e #47 da Cetilar Racing, terceira e quinta, respectivamente.

As 296 GT3 são divididas pela Mercedes #57 da Winward Racing, que teve um desempenho fraco durante os testes do Roar e agora está a 0″599 da liderança, enquanto o sexto tempo é da Porsche #92 da Kellymoss with Riley, reconstruída nos últimos dias usando um chassi reserva após o acidente nas sessões da semana passada.

A Inception Racing McLaren #70 fica em sétimo, seguida pela Lexus #12 da Vasser Sullivan Racing, a Mercedes #32 da Korthoff/Preston Motorsports e a Ferrari #023 da Triarsi Competizione, décima a 0″8 do primeiro lugar. As Corvette da AWA, as Lamborghini e Aston Martin, bem como as Mustang da Proton Competition, estão mais atrás, mas ainda é cedo para tirar conclusões.

Confira a classificação aqui

O TREINO LIVRE 2

GTP

A Cadillac seguiu liderando o treino livre, desta vez ficando a frente no segundo. Apesar de fazerem menos voltas, o Porsche #7 oficial da Team Penske ficou em segundo lugar a 0,135, seguido de perto pelo Porsche 963 #5 da Proton Competition, que finalmente conseguiu dar várias voltas. O Cadillac #31 da Action Express Racing ficou em quarto lugar, a quase 2 décimos, mesma diferença para o Porsche #6 da Team Penske, enquanto o BMW #25 da Team RLL ficou em sexto a +0,378.

A Porsche privada da JDC-Miller Motorsports #85 ficou quase meio segundo atrás, entre os carros que completaram mais voltas, com as Acura da WTR Andretti enfrentando dificuldades, já que o #10 ficou em oitavo e o #40 em décimo, respectivamente a +0,8 e +1,2. Entre os ARX-06 LMDh, temos o BMW #24.

LMP2

Na Classe LMP2, Clement Novalak fez um ótimo tempo de 1:39,416 com o Oreca #52 da Inter Europol by PR1 Mathiasen, seguido de perto pelo #81 da DragonSpeed. As outras 07-Gibson ficaram um pouco mais atrás, começando pelo #04 da APR, terceiro lugar seguido pelo #8 da Tower Motorsports e pelo #74 da Riley, que completou o Top5 da categoria.

As United Autosports #22 e #2 ficaram com o sexto e sétimo tempo, mais de meio segundo atrás do líder, enquanto o #18 da Era Motorsport ficou em oitavo. A ‘Spike’ #99 da AO Racing e a #20 da MDK by High Class Racing completaram os dez primeiros. Em décimo primeiro lugar, temos o #33 da Ligier da Sean Creech Motorsports, seguido de perto pelo Porsche #88 da AF Corse, e a lista é fechada pela TDS Racing #11 com alguns problemas.

GTD

Klaus Bachler levou o Porsche #86 da MDK Motorsports para a liderança, com o tempo de 1:47,045 marcado no início. Em segundo lugar, a Ford Mustang #55 da Proton Competition ficou a 0.040, seguida pela Ferrari #34 da Conquest Racing, que subiu para o ‘pódio’ virtual no final com o excelente desempenho de Albert Costa.

A BMW #96 da Turner Motorsports ficou em quarto lugar a +0,106, apesar de ter completado poucas voltas devido a um problema técnico que a manteve nos boxes por muito tempo. O quinto lugar foi para a Aston Martin #44 da Magnus Racing, a apenas 7 centésimos da M4, enquanto a Mercedes #80 da Lone Star Racing ficou em sexto lugar, a 0,2 do líder, assim como a Porsche #120 da Wright Motorsports e a Ferrari #023 da Triarsi Competizione, que ficou em oitavo.

O Top10 também incluiu o Porsche #92 da Kellymoss with Riley, em nono lugar, superando a Mercedes #57 da Winward Racing e a Corvette #13 da AWA, enquanto a Lamborghini #78 da Forte Racing, a Ferrari #47 da Cetilar Racing e a Acura #66 da Gradient Racing terminaram atrás da Z06, a meio segundo do líder.

Na Classe GTD PRO, Alexander Rossi voou imediatamente com a McLaren #9 da Pfaff Motorsports marcando 1: 49,054, o que lhe permitiu superar uma série de rivais muito combativos e muito próximos.

O primeiro deles é Daniel Serra na Ferrari #62 da Risi Competizione, a 0,164, seguido de perto pela Porsche-‘Rexy’ #77 da AO Racing, a apenas 7 milésimos atrás, e pela Lamborghini #19 da Iron Lynx, que ficou a 6 milésimos. A Corvette #4 da Pratt Miller Motorsports ficou a alguns décimos em quinto lugar, depois de tentar resolver alguns problemas manifestados já nos Treinos Livres 1.

A sexta posição ficou com a BMW #1 da Paul Miller Racing, seguida pela Aston Martin #23 da Heart Of Racing, a 0,345 do líder. Um pouco mais distante, completaram o Top10 a Mercedes #75 da Sun Energy 1 Racing, a Ford Mustang #64 da Multimatic e a Lexus #14 da VasserSullivan, que liderou a primeira sessão. Mais de um segundo atrás, ficaram a Lamborghini #60 da Iron Lynx e a Ford Mustang #65 da Multimatic, no final da lista, juntamente com a segunda Corvette, que também ficou nos boxes com problemas e não conseguiu entrar na pista.

Confira a classificaçã aqui

ABRE ASPAS

“Não sabemos o que as outras equipes e fabricantes estão fazendo, mas sabemos o que estamos fazendo, e o carro está se sentindo muito bem”, disse Palou. “Fizemos muito progresso desde a semana passada, e pelo que Dixon e Renger disseram, está muito melhor do que estava no teste de dezembro aqui. A equipe fez um trabalho incrível.

“Então sim, estamos confiantes. Mas então é uma corrida de 24 horas, então tudo se resume a manter o carro inteiro até as últimas duas horas e então ir para cima. Vai depender dos pilotos fazerem isso pelo carro No. 01.”

“Já fiz essa corrida 12 vezes agora, e este é o melhor carro que já tive aqui”, declarou Legge, cujo melhor resultado no Rolex 24 foi o segundo lugar na classe GTD em 2018. “Acho que muitas pessoas sentem que está indo muito bem, mas há muita pressão que vem junto com isso. É uma corrida muito longa, tentando não atrapalhar ninguém, mas ainda assim ser competitivo, não cometer erros e não ser tirado.

“Vinte e quatro horas é um tempo tão longo quando você está atrás do volante”, acrescentou. “Acho que se trata apenas de tentar manter a cabeça baixa para controlar as coisas que você pode controlar. Somos muito sortudos que nosso Acura da JG Wentworth é rápido e parece sólido. Só espero muito, muito, que quando chegar a hora 23 e meia, eu esteja nela até o final.”

 

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