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Dakar 2024 o que vem por ai

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A 45ª edição do Dakar chegou ao fim em Dammam após 14 etapas que marcaram reviravoltas dramáticas em todas as categorias. A campanha vitoriosa de Nasser Al Attiyah não foi uma surpresa, mas sua primeira defesa de título com sucesso lhe rendeu o quinto triunfo de sua carreira e a distinção de vencer pela maior margem vista na corrida de carros em 20 anos. Segundo à 1h20, Sébastien Loeb dobrou o joelho para o catariano, mas também acrescentou seu nome ao livro dos recordes do Dakar com uma série de seis vitórias consecutivas em etapas (sete no total).

Da mesma forma, nas SSVs, o mais jovem participante do Dakar se beneficiou de uma grande reviravolta na última etapa, já que o líder, Rokas Baciuška, cedeu o primeiro lugar ao polonês Eryk Goczał, de 18 anos, que dividirá o pódio com seu pai, Marek, em terceiro lugar. Família que corre unida permanece unida. 

235 dos 355 veículos que iniciaram o Dakar 2023 chegaram ao fim: 80 motos (de 121), 10 quadriciclos (18), 46 carros T1 e T2 (67), 38 protótipos leves (47), 39 SSVs (45) e todos os 22 caminhões, juntamente com 80 das 88 tripulações na terceira edição do Dakar Classic, a corrida regular dos veículos do século XX.

1 PRÓLOGO, 12 ETAPAS, 14 DIAS DE CORRIDA

Depois de uma edição exigente que revelou a capacidade de resistência dos concorrentes, o tom do Dakar 2024 será igualmente respeitoso com as suas expectativas em termos de desafio. O percurso, que terá distância equivalente a 5 mil quilômetros, de etapas especiais dá continuidade à exploração do território saudita, com 60% de trechos totalmente novos. Um total de nove acampamentos serão montados em uma grande faixa de oeste a leste, cruzando a rota em ambas as direções até a chegada final em Yanbu, nas margens do Mar Vermelho.

ALULA CAMP: ENCONTRO COM A HISTÓRIA

Os competidores do Dakar descobriram as maravilhas do AlUla na primeira edição do rali na Arábia Saudita em 2020. Porém, desta vez, eles terão a oportunidade de mergulhar ainda mais na atmosfera dos sítios arqueológicos milenares: o princípio do acampamento de largada, que foi um tremendo sucesso entre os concorrentes na sua versão costeira, estende-se agora ao deserto, com o bivouac localizado nas proximidades dos majestosos templos construídos pelos nabateus. 

48H CHRONO: MOTORES CORTAM NA EXPLOSÃO DO CANHÃO

O imenso deserto do Bairro Vazio será palco da novíssima “48H CHRONO”, com formato especial que ultrapassa o tempo limite imposto na primeira sequência. O terreno se presta particularmente bem a dois percursos separados, um para motos e quadriciclos e outro para carros e caminhões. Portanto, as equipes de ponta da FIA não se beneficiarão das pistas deixadas pelos veículos de duas rodas e terão que navegar com base em seu talento. Mas, desta vez, não haverá escolha de cantina ou acompanhantes de reparo, pois os motoristas e tripulações estarão distribuídos em oito acampamentos diferentes. Quando os relógios marcarem 16 horas, todos os veículos serão obrigados a parar no acampamento seguinte que encontrarem. Sem ligação e, portanto, sem visibilidade das prestações dos seus rivais, os concorrentes acampam e partem novamente às 7 horas do dia seguinte para completar o troço restante do percurso. A contagem será contada após cerca de 600 quilômetros de especial. Excepcionalmente, será utilizado o sistema de ‘prémios’ atribuídos aos primeiros passos de motos introduzido na edição anterior.

DAKAR FUTURE MISSION 1000: AS ENERGIAS DO AMANHÃ

Enquanto a categoria TU continua a progredir e os biocombustíveis ganham terreno, as tecnologias mais inovadoras no domínio da descarbonização são chamadas a mostrar o seu valor num desafio paralelo. Diariamente, as viaturas participantes irão percorrer um percurso de cerca de 100 quilómetros que não será igual ao percurso oficial mas que apresentará dificuldades semelhantes.

Em modo experimental, apenas as fontes de energia que consomem menos combustível são incluídas no Mission 1000: hidrogênio, motores 100% elétricos ou híbridos com uma quantidade mínima de biocombustível a bordo.

Sem vencedores, sem perdedores. Embora os participantes da Missão 1000 acabem participando de uma competição real. Inicialmente, eles serão convidados a participar de um teste em escala real, permitindo que as montadoras coletem o máximo de informações possível . No entanto, seu desempenho em termos de confiabilidade técnica, consumo de energia e pegada de carbono será avaliado por um painel de especialistas.

Espera-se que cerca de dez viaturas – motos, carros e camiões – participem neste projeto apoiado pela FIA e FIM. Eles se encontrarão todas as noites em uma área designada do acampamento que será autossuficiente em energia, mas aberta a todos para incentivar o máximo de discussão possível sobre o assunto.

 

Foto: Dakar

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