Entre em contato conosco

Dakar

DAKAR 2024: CORRIDA DE CAMINHÕES: BATÁVIOS CONTRA BOÊMIOS

Publicado:

em

Nunca antes oito equipes diferentes haviam vencido estágios na mesma edição desde o lançamento oficial da categoria de caminhões em 1999. Em janeiro passado, a Arábia Saudita foi palco de uma batalha sem precedentes, na qual a liderança trocou de mãos quatro vezes, culminando na vitória de Janus van Kasteren. O holandês de 36 anos conquistou o título em sua quinta participação, devolvendo aos Países Baixos e à equipe De Rooy o lugar mais alto do pódio pela primeira vez desde 2016.

A disputa pelo pódio promete ser uma revanche entre os contingentes holandês e tcheco, cada um com diversas equipes que têm chances reais de conquistar o título. Os holandeses depositam suas esperanças nos colossos da Iveco, refinados nos workshops da De Rooy. No entanto, os fãs holandeses têm mais de um motivo para comemorar, já que Mitchel van den Brink também chamou a atenção ao se tornar o vencedor de estágio mais jovem da categoria, com apenas 20 anos. Ele também terminou logo atrás do pódio, ficando atrás de seu mentor Martin van den Brink, que também alcançou sua melhor performance na terceira posição. A dupla pai e filho pode liderar a carga entre AlUla e Yanbu no próximo mês. Anja van Loon, capitã da primeira equipe de caminhão 100% feminina, também tem uma história familiar cheia de reviravoltas para contar. Ela aprendeu os segredos do rali raid desde cedo com seu pai, Fried van de Laar, e mais tarde com seu marido, Erik van Loon (quarto na corrida de carros em 2015). Enquanto isso, Gert Huzink fez história ao conquistar a primeira vitória de estágio em um caminhão híbrido em 2023 e buscará uma performance geral forte desta vez.

Os tchecos estão diversificando ainda mais suas apostas. O herdeiro do seis vezes vencedor Karel Loprais é também o candidato mais óbvio a seguir seus passos. Aleš, sobrinho do antigo campeão, liderava a corrida em janeiro passado quando abandonou. Embora tenha ganhado uma reputação como caçador de estágios desde que começou a dirigir em 2007 (com 11 vitórias de estágio em seu nome), o piloto do Praga que ele apelidou de “Lady” parecia ser o vencedor por excelência e está de volta com o mesmo ímpeto. Um de seus compatriotas, porém, também se destacou entre os favoritos. Martin Macík conquistou quatro vitórias de estágio no Dakar de 2023 e, ainda mais importante, foi o vice-campeão geral. Em seu décimo Dakar em um caminhão, o jovem de 34 anos buscará estar entre os dez primeiros pela sétima vez, preferencialmente no topo. Em casa, os conhecedores acompanharão de perto os caminhões Tatra da Buggyra Racing e seus pilotos, Jaroslav Valtr e Martin Šoltys, que terminaram em quinto e sétimo lugar na última vez, respectivamente. O japonês Teruhito Sugawara, décimo colocado em 2023, talvez esteja mirando um resultado semelhante em sua décima nona largada ao volante de um Hino. Por fim, Vaidotas Paškevičius colocou a Lituânia no mapa ao conquistar o estágio final em 2023, em um possível prelúdio de um novo equilíbrio de poder na categoria.

Via assessoria de comunicação Rally Dakar

Foto:  A.S.O./J.Delfosse/DPPI

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.