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Crawford marca sua primeira pole na F2

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Treino classificatório foi marcado por bandeiras vermelhas

Jak Crawford conquistou a sua primeira pole na Fórmula 2, em um treino com a presença de três bandeiras vermelhas. Registrando um tempo de 1:21.210 em sua segunda tentativa, ficou a frente de Dennis Hauger a apenas 0,034s do tempo de Crawford. Frederik Vesti se recuperou após sua decepção em Spa-Francorchamps ao garantir o terceiro lugar.  As atividades da fórmula 2 em Zandvoort contaram com pista umida e muita areia.

A Prema Racing trouxe para casa dois sólidos resultados de qualificação. O piloto dinamarquês Frederik Vesti garantiu um terceiro lugar, enquanto o companheiro de equipe Ollie Bearman sairá da sexta posição.

TREINO LIVRE

A volta das atividades começaram de maneira discreta na Fórmula 2. Joshua Mason, estreiante da categoria (sua primeira prova foi em Spa) foi o primeiro a marcar tempo, anotando 1:29.746, com 5 minutos de treino, abaixando depois para 1:27.025.

Ollie Bearman então baixou o melhor tempo para 1:24.528 para assumir a liderança, à frente da dupla da ART Grand Prix, Victor Martins e Théo Pourchaire. Com 20 minutos restantes, vesti pulot na frente com 1:23.377, seguido por Martins com 1:23.478 e Pourchaire com 1:23.678.

Hauger colocou a equipe da casa, MP Motorsport, na ponta com 1:23.111, há 10 minutos do final, seguido por Iwasa e Vesti. Martins teve outro pequeno erro depois de sair da pista na Curva 11, mas continuou sem problemas. O companheiro de equipe, Pourchaire, também explorou a área fora da pista, usando a via de escape no lado de fora da Curva 1 para retornar.

Bearman retomou a liderança com menos de três minutos para o final, registrando 1:22.715, enquanto Vesti também melhorou no final, colocando-se à frente de Iwasa e assumindo o terceiro lugar. Com menos de 30 segundos restantes, a bandeira vermelha foi acionada depois que Ralph Boschung rodou e bateu na barreira da Curva 7. Ele saiu do carro bem, mas o acidente do piloto da Campos Racing encerrou a sessão antecipadamente.

Bearman ficou 0,396s à frente de Dennis Hauger, e seu companheiro de equipe Frederik Vesti em terceiro, a apenas 0,073s atrás. Iwasa foi o quarto, à frente de Martins, Jehan Daruvala, Zane Maloney, Jack Doohan, Hadjar e Pourchaire, que completaram os dez primeiros. Enzo Fittipaldi terminou em décimo oitavo com o tempo de 1:23.240

CLASSIFICATÓRIO

O classificatório da Fórmula 2 foi  repleto de surpresas. Devido ao risco de tráfego, apenas 12 carros saíram dos boxes no sinal verde. Uma vez que todos foram para a pista, o espaço ficou limitado, e os juniores da Alpine, Victor Martins e Jack Doohan, brigavam por posição na pista. Evitando por pouco o contato na Curva 14, a dupla teve que abandonar suas primeiras tentativas, além de entrarem sob investigação.

Isack Hadjar estabeleceu a referência inicial com 1:21.732, enquanto Oliver Bearman, que liderou os treinos livres, ocupou o segundo lugar, mais de dois décimos atrás do francês, com Clément Novalak em terceiro. Fazendo uma segunda tentativa, Doohan baixou o tempo para 1:21.377, enquanto Hauger chegou a 0,057s do tempo do australiano.

Crawford assumiu a liderança aos 20 minutos, registrando 1:21.210. Hauger chegou perto da pole mais uma vez, apenas 0,034s mais lento que o piloto júnior da Red Bull, mas à frente de Vesti, Doohan e Bearman.

Crawford teve que voltar aos boxes com a asa dianteira danificada após entrar em contato com Novalak nos boxes, quando o piloto da Trident tentava entrar na pista rapidamente. Na sequencia a primeira bandeira vermelha é acionada com Jehan Daruvala interrompendo a sessão com sete minutos restantes, após rodar na saída da Curva 3.

Quando a sessão foi retomada, Hauger voltou a ter um bom desempenho, fazendo o melhor tempo no Setor 2. No entanto, o norueguês não conseguiu registrar sua volta que acabou sendo 0,040s mais rápida que o melhor tempo de Crawford, já que uma segunda bandeira vermelha foi acionada a poucos metros da linha de chegada, mas Zane Maloney da Rodin Carlin conseguiu registrar sua volta no último minuto e subiu do 20º para o quarto lugar.

Com a bandeira verde de volta, houve somente uma volta rápica, com menos de quatro minutos para jogar, e Hauger continuou melhorando, mas ninguém conseguiu registrar um tempo final, já que Novalak acertou as barreiras na Curva 3, acionando a terceira bandeira vermelha. Com menos de um minuto restante, a sessão não foi retomada, permitindo que Crawford mantivesse sua primeira pole da temporada. Hauger permaneceu em segundo, seguido por Vesti, Maloney e Doohan, que completaram os cinco primeiros. Bearman terminou em sexto, enquanto o esforço anterior de Correa garantiu a ele um lugar entre os sete primeiros. Martins foi oitavo, à frente de Hadjar e Théo Pourchaire. Enzo Fittipaldi não conseguiu um bom desempenho e anotou o décimo nono tempo.

O QUE ELES FALARAM: 

“Conseguimos o terceiro lugar na qualificação de Zandvoort e estou muito feliz com isso. Sinto que poderíamos ter feito a pole, mas provavelmente todos no top 10 se sentem assim em uma sessão com três bandeiras vermelhas. O terceiro lugar é muito bom, alguns dos nossos maiores rivais também estão bem atrás de nós. Todos os olhos voltados para as corridas agora. Ótimo trabalho para todos na PREMA e continuamos a nos esforçar.” – Vesti

“Uma classificação geral difícil com o P6 no final. Tantas bandeiras vermelhas nesta sessão. Não consegui fazer a volta. É um pouco lamentável, mas de qualquer forma sabemos que o ritmo está lá. Vamos para as corridas.”- Bearman

“A gente tinha um carro capaz de largar mais na frente, mas não conseguimos marcar uma volta por conta da sequência de paralisações. Bandeiras vermelhas fazem parte do jogo e, agora, nos resta trabalhar para fazer corridas de recuperação a partir de agora” – Fittipaldi

PUNIÇÕES:

Após a conclusão da sessão de Qualificação em Zandvoort, o piloto da Van Amersfoort Racing, Richard Verschoor, recebeu uma penalidade pois foi considerado culpado por ter obstruído Zane Maloney, da Rodin Carlin, na Curva 8, quando o piloto de Barbados estava em uma volta rápida.

Como resultado, Verschoor recebeu uma penalidade de três posições no grid. Isso faz com que o piloto da VAR caia da 14ª para a 17ª posição no grid da Corrida Sprint. A penalidade também promove Ralph Boschung, Jehan Daruvala e Arthur Leclerc uma posição cada no grid para a corrida de sábado.

 

Foto: Red Bull Content Pool

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