Entre em contato conosco

SportsCar Championship

Corvette domina classificação da GTD PRO e garante primeira fila completa em Detroit

Publicado:

em

Corvette
Foto: Divulgação / IMSA

Alexander Sims conquista a pole position para a Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports e lidera dobradinha da Chevrolet no Chevrolet Detroit Sports Car Classic

A Chevrolet começou o fim de semana do Chevrolet Detroit Sports Car Classic em posição de destaque na categoria Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Na sessão classificatória realizada em Detroit, a Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports garantiu a primeira fila completa para a corrida deste sábado.

Alexander Sims colocou o Corvette Z06 GT3.R número 3 na pole position após registrar a melhor volta do treino classificatório. O britânico superou por margem mínima seu companheiro de equipe Nicky Catsburg, responsável pelo Corvette número 4.

Dessa forma, a fabricante norte-americana largará nas duas primeiras posições da categoria em sua corrida caseira, realizada nas ruas do centro de Detroit.

Sims conquista a pole por pequena diferença

Sims marcou o tempo de 1min09s354 no circuito urbano de 2,65 quilômetros e nove curvas. A volta garantiu ao piloto o Motul Pole Award e a primeira posição no grid para a prova de 100 minutos.

O piloto dividirá o Corvette número 3 com Antonio Garcia durante a corrida. Enquanto isso, Catsburg ficou apenas 0s043 atrás do companheiro de equipe, confirmando a dobradinha da Corvette na classificação.

A disputa pela pole foi equilibrada durante toda a sessão. Contudo, a estratégia adotada pela equipe do carro número 3 ajudou no resultado final.

A Pratt Miller optou por instalar pneus Michelin novos logo nos primeiros minutos da atividade. Com o ganho gradual de aderência, Sims conseguiu melhorar seu desempenho ao longo da sessão e registrou sua melhor marca na 11ª volta lançada.

Chevrolet liderou todas as atividades de pista

O desempenho apresentado na classificação foi reflexo do ritmo demonstrado pela Chevrolet durante os treinos livres.

Na primeira sessão, realizada pela manhã, Nicky Catsburg liderou a tabela de tempos com o Corvette número 4. Posteriormente, Sims foi o mais rápido no segundo treino livre com o carro número 3.

Portanto, a fabricante chegou à classificação como uma das favoritas para ocupar as primeiras posições do grid. Além disso, as equipes ainda terão um treino livre curto na manhã de sábado antes da largada oficial da corrida.

Corrida em casa aumenta importância do resultado

Após garantir a pole position, Sims destacou a relevância da conquista para a equipe e para a General Motors.

Segundo o piloto britânico, a equipe trabalhou no limite durante toda a sessão classificatória. Ele ressaltou que o objetivo é vencer todas as corridas e destacou o significado de conquistar a primeira fila completa em Detroit.

Sims também lembrou que a sede da Pratt Miller está localizada nas proximidades do circuito e que a etapa representa a corrida em casa da General Motors.

Apesar do resultado positivo, o piloto reconheceu que a disputa permanece aberta. Segundo ele, os Ford Mustang GT3 demonstraram velocidade ao longo do fim de semana e poderiam ter ameaçado a dobradinha da Corvette.

Primeira fila completa repete tendência recente

A presença de uma única equipe ocupando toda a primeira fila da GTD PRO em Detroit tem se tornado uma constante nos últimos anos.

Esta é a terceira temporada consecutiva em que uma equipe monopoliza as duas primeiras posições do grid na categoria. Em 2024, Antonio Garcia liderou uma dobradinha da Pratt Miller. Já em 2025, Seb Priaulx colocou a Ford na primeira posição, seguido por outro carro da equipe então chamada Ford Multimatic Motorsports, atualmente Ford Racing.

Além disso, a Pratt Miller alcançou sua quarta pole position em Detroit considerando as provas disputadas tanto no antigo circuito de Belle Isle quanto no atual traçado urbano.

As conquistas anteriores aconteceram em 2007 e 2008, ainda na categoria GT1. Curiosamente, em todas essas oportunidades os carros número 3 e número 4 formaram a primeira fila, com o carro número 3 sempre ocupando a pole position.

Por outro lado, a equipe busca encerrar um longo jejum. A última vitória oficial de um Corvette em uma etapa válida pelo campeonato da IMSA em Detroit aconteceu justamente em 2008.

Lexus, Ford e BMW completam as primeiras posições

Atrás dos dois Corvette amarelos, Ben Barnicoat garantiu a terceira posição com o Lexus RC F GT3 número 14 da Vasser Sullivan Racing. Os dois Ford Mustang GT3 Evo da Ford Racing completaram o top cinco, ocupando a quarta e a quinta posições do grid.

Enquanto isso, a Paul Miller Racing conseguiu recuperar seu BMW M4 GT3 EVO número 1 após um incidente ocorrido durante os treinos livres. A equipe realizou uma reconstrução completa do carro para a classificação. Como resultado, Neil Verhagen assegurou a sexta colocação no grid para a prova deste sábado.

Com a primeira fila totalmente ocupada pela Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports, a Chevrolet inicia a etapa de Detroit em posição privilegiada para tentar transformar o desempenho da classificação em vitória diante de sua torcida.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.