Entre em contato conosco

Conversa cândida à frente de Phillip Island

Publicado:

em

A temporada de 2024 do Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIM é uma das mais comentadas na história do campeonato; com novatos promissores, uma escalação muito diferente e todas as declarações e reivindicações habituais, esta temporada promete ser como nenhuma outra. Antes do início da primeira rodada, nos encontramos com todos os principais concorrentes – antigos e novos – para conhecer seus pensamentos antes do fim de semana.

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team): “Vencer é meu sonho … quando penso muito, isso não se torna realidade”

“Não estou sentindo pressão, mas estou me sentindo animado porque é minha primeira rodada com a BMW. Parece que estamos prontos, mas não estamos 100% porque ainda estou aprendendo a moto e a eletrônica. O controle de tração está OK, mas ainda estamos trabalhando na frenagem do motor. No teste, fizemos um bom tempo de volta e todos estão muito felizes, mas estou apenas focado na corrida porque quando terminarmos no pódio, ou talvez vencer, estarei mais feliz. Amanhã, vamos tentar algumas configurações diferentes porque precisamos ser mais fortes. A moto parece estar funcionando bem aqui. Não é uma pista fácil, não é do meu estilo, mas começamos o teste muito bem. Isso é motivação para mim. A corrida parece que será divertida porque todos estarão assistindo a uma corrida um pouco diferente, já que temos uma bandeira a bandeira. Espero que não cometamos um erro e parece que estamos lutando pelo pódio. Vencer é meu sonho, mas não gosto de falar assim antes da corrida. Se eu me sentir bem na corrida, estou lutando pela vitória. Este é meu objetivo, mas sempre sonho em vencer a primeira corrida. Quando penso muito, isso não se torna realidade.”

Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha): “O sentimento geral é misto … precisamos melhorar”

“Estou me sentindo mais ou menos bem, não 100%, mas acordei ontem de manhã me sentindo bastante mal comigo mesmo. Hoje foi muito melhor e espero que amanhã possamos dar mais um passo. Começamos amanhã de verdade; eu esperei muito por este momento. Será um momento agradável rolar pela saída dos boxes para a primeira sessão oficial de 2024 e começar. O sentimento geral é misto. Eu gosto de pilotar a moto e trabalhar com a equipe. Eu tenho sido rápido, mas para ser realmente muito rápido, ainda exijo um pouco mais de sensação. Pista por pista, estamos chegando lá. O novo asfalto nos pegou um pouco de surpresa, é uma sensação completamente diferente. Tem muita aderência, então o estilo de pilotagem que normalmente uso na moto não está funcionando bem aqui. Por enquanto, não. Sinto que meu ritmo final não foi tão rápido. Nem mesmo meu ritmo de corrida é rápido, e precisamos melhorar. Eu realmente gostei de Jerez e Portimão, mas precisamos dar um passo aqui. Por enquanto, vencer uma corrida aqui é um sonho. A realidade é que temos muito trabalho para alcançar isso, mas não desistiremos.”

Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati): “Os testes são testes, as corridas são corridas”

“Depois do último dia de testes aqui em Phillip Island, me senti um pouco melhor, especialmente porque minha condição física melhorou muito desde o teste anterior. Estou bastante feliz porque foi a primeira vez na pré-temporada que comecei a sentir mais a moto, trabalhar na sensação e tentar aumentar meu desempenho. Foi um inverno difícil. Em casa, trabalhei muito para me recuperar o mais rápido possível, mas foi muito lento. Não tenho expectativas para este fim de semana. É a primeira rodada da temporada. É um campeonato longo. É difícil porque os testes são testes, e as corridas são corridas. O grid deste ano é realmente competitivo, há muitos pilotos muito rápidos. Honestamente, eu não apostaria em nenhum piloto porque qualquer coisa pode acontecer! O campeonato é longo. Estamos na Rodada 1, uma muito estranha para tudo; minha condição, o novo cronograma… vamos tentar fazer o nosso melhor aqui, obter o máximo e depois pensar no próximo.”

Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati): “Eu não tenho alvos”

“Estou me sentindo bem. Estou feliz e orgulhoso de estar aqui com esta equipe. Estou feliz que os testes tenham terminado porque prefiro as corridas. Foi uma pré-temporada muito boa porque o pior resultado foi o segundo. Acho que o último aqui que fizemos há alguns dias foi o melhor para mim porque consegui pilotar muito com pneus usados e tive um ritmo muito bom. Eu me adaptei a essa moto maior, mas nada de especial, apenas queria pilotar para entender melhor. Alvaro perdeu algumas voltas rápidas, mas se você ver o ritmo da corrida dele, ele sempre é muito bom. Acho que ele estará na frente. Eu não tenho alvos. Estou gostando muito de pilotar esta moto. O que quero fazer é aproveitar e ficar na frente, se possível.”

Andrea Iannone (Team GoEleven): “Queremos tentar lutar com os melhores pilotos… isso é o que eu amei por toda a minha vida”

“Não sei o que esperar porque tudo é novo para mim. Acho que o formato é totalmente diferente; falei com meu gerente da equipe e ele explicou as regras, a maneira de começar o Campeonato e tudo mais. Em qualquer caso, estou muito animado. É uma sensação estranha estar de volta, mas estou feliz por estar de volta com todos vocês, os pilotos etc. Isso é o que eu amei por toda a minha vida. A pré-temporada não foi ruim; estou um pouco surpreso porque a velocidade em geral é alta. Não estávamos certos no início porque eu não pilotei a moto de corrida, mas em qualquer caso, foi uma boa pré-temporada para nós. Queremos tentar lutar com os melhores pilotos, mas as dez primeiras posições são nosso alvo. Passo a passo, precisamos melhorar e em cada corrida, vamos melhorar.”

Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team): “Sinto que estou um pouco mais competitivo do que eu antecipava.

Foi uma pré-temporada agradável. Estou animado e orgulhoso deste momento. É algo importante para mim chegar até aqui. Tive muito a aprender e ainda tenho, chegando neste fim de semana com o formato, a configuração da moto e como pilotar a moto, e vai ser uma corrida diferente aqui com muitas coisas para aprender, mas estou positivo. Sinto que estou um pouco mais competitivo do que eu antecipava. Acho que podemos encarar esta temporada de uma maneira boa. Quero entrar na temporada antes de fazer uma grande declaração sobre meus objetivos, mas sinto que posso ser competitivo e lutar pelo top cinco e pelo pódio e então ver onde estamos.”

Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK): “É tudo sobre as últimas 5-7 voltas.

Foi interessante trabalhar com Pere Riba; obviamente, Jonathan saiu no final do ano passado, então a dinâmica mudou um pouco na equipe. O inverno foi gasto tentando nos conhecer e tentando tirar mais de mim mesmo e do pacote. Qualquer companheiro de equipe que você tenha, tenta trabalhar junto para dar à equipe a melhor chance de ser competitiva. Axel veio de alguns anos fantásticos na Ducati; ele terminou em sexto no mundo no ano passado, então ele fez um trabalho melhor do que eu! Ele está tentando provar a si mesmo em uma equipe de fábrica e traz o conhecimento da Ducati. Ele também está ajudando; ele tem sido um ótimo companheiro de equipe. Ele acredita muito em si mesmo e vai ser uma dinâmica agradável na equipe. É tudo sobre as últimas 5, 6, 7 voltas. Os caras que cuidam dos pneus melhor obtêm os melhores resultados. Passamos 90% do teste focando em pneus usados e tentando fazer os pneus durarem na nova superfície.”

Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team): “Espero que possamos fazer um bom show para os fãs locais.

Estou animado e ansioso; com um ano de experiência, é bom não estar procurando o caminho para pilotar uma moto. Tudo está um pouco mais natural agora. Este é um bom lugar para começar com a corrida em casa; eu amo a pista e espero que possamos fazer um bom show para os fãs locais. A pré-temporada foi bastante boa e acho que estamos prontos para correr. Um pódio este ano seria bom.”

Iker Lecuona (Team HRC): “Ainda não entendemos a moto.

Eu tive uma grande queda na Curva 11 e desloquei meu ombro; preciso dizer que até ontem à noite, não conseguia pilotar a moto porque era demais. No entanto, quando acordei, me senti bastante bem. Falei com José e fiz um check-up com a equipe médica aqui. Estou ‘apto’ para amanhã de manhã, mas esta pista é difícil para os ombros com a velocidade, o vento e as ondulações. Com a Honda, temos que trabalhar mais do que outros em outras motos. Vou tentar e depois tomar uma decisão se continuo. Não tive tempo para experimentar a moto na Austrália adequadamente, mas honestamente, do que esperávamos, três ou quatro de dez, bem baixos… é uma moto nova e precisamos de muito tempo para entender e tirar o máximo dela. Ainda não a entendemos e ainda não temos um bom ritmo. O objetivo é encontrá-lo aqui na Austrália.”

Via Assessoria de Comunicação da categoria

Foto: Divulgação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.