Entre em contato conosco

Automobilismo

Charles Leclerc garante pole para Sprint no Azerbaijão

Publicado:

em

O sábado da Fórmula 1 começou com a segunda rodada de classificação do final de semana, dessa vez para a sprint. E Charles Leclerc (Ferrari) foi novamente o mais rápido dos 20 pilotos. Na sexta-feira o monegasco já havia garantindo a pole para o GP de domingo e hoje ele larga também na frente na sprint.

Assim como a classificação tradicional, a da sprint também é dividida em três etapas, SQ1, SQ2 e SQ3, com duração de 12, 10 e 8 minutos, respectivamente. Porém diferentemente da tradicional, na classificação para a sprint acda piloto tem apenas um jogo de um tipo específico de pneus, sendo o médio a escolha para SQ1 e 2, e o macio o escolhido para o SQ3. Caso o piloto não tem um jogo novo do pneu daquela etapa, ele não pode participar.

Leclerc, apesar da batida no final do SQ3, superou as  Red Bulls de Sergio Pérez e Max Verstappen, que largam em segundo e terceiro. Charles marcou 1min41s697, enquanto Pérez fez 1min41s844 e Verstappen 1min41s987.

Leclerc bate na curva 15 – Imagem: Fórmula 1

Segundo o monegasco, a batida foi resultado de um superaquecimento dos pneus macios.

“Os pneus traseiros superaqueceram na segunda volta, eu tentei forçar um pouco mais para ganhar mais tempo de volta porque eu estava atrás do tempo da minha melhor volta e perdi na curva 5, no final não teve nenhuma consequência na classificação”, comentou Leclerc.

SQ1 – com apenas 12 minutos para conseguirem um lugar entre os 15 mais rápidos, a maioria dos carros já estava em fila no pit lane esperando a luz verde. O tráfico foi intenso na pista e ao fim das primeiras voltas era Leclerc que estava na frente, seguido de Max.

O SQ1 teve algumas bandeiras amarelas, com pilotos escapando principalmente no setor 1 da pista, mas foi Logan Sargeant (Williams) que causou a bandeira vermelha que encerrou a etapa segundos antes do fim do tempo no cronometro. O rookie, que vinha em volta rápida, bateu de lado na curva 15, aparentemente por conta da Ferrari que estava mais lenta.

Sargeant bateu forte e vai ficar de fora da sprint – Imagem: Fórmula 1

Com a bandeira vermelha, a dupla da Alfa Romeo, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Pierre Gasly (Alpine) – que nem chegou a marcar uma volta rápida significativa – e Nyck De Vries (AlphaTauri) foram eliminados.

SQ2 – Apesar da batida, Sargeant seguiu para o SQ2, entretanto os estragos no carro o impedirem de seguir na classificação. Com apenas quatro horas entre o fim da classificação e a largada da sprint, a equipe não terá tempo suficiente para consertar o carro, assim Sargeant está fora da disputa.

Ao final das primeiras voltas, Verstappen estava na frente, mas não fez uma segunda tentativa. Ele ainda terminou a etapa na frente, com Leclerc atrás por apenas um décimo.

Além de Sargeant, Oscar Piastri (McLaren), Nico Hulkenberg (Haas), Esteban Ocon (Alpine) e Kevin Magnussen (Haas) não seguiram para o SQ3.

SQ3 – sem um jogo novo de pneus macios, Lando Norris (McLaren), apesar de ter passado para a última etapa, não pode participar e automaticamente ficou com a 10ª posição.

Leclerc liderou o SQ3 desde as primeiras voltas. Checo Pérez teve ajudo do vácuo, mas ainda assim não conseguiu ser mais rápido que Charles, ficando 0s179 atrás. Enquanto Verstappen errou no setor dois e acabou ficando 0s443 atrás, em terceiro.

Pérez superou o companheiro de equipe na classificação – Imagem: Fórmula 1

E quando Leclerc causou uma bandeira amarela ao bater na barreira da curva 5, tanto Pérez quanto Verstappen não foram afetados, já tendo completados suas voltas, Nenhum dos dois foi capaz de bater Charles.

George Russell (Mercedes) foi uma das surpresas do SQ3, classificando em quarto, logo a frente de Carlos Sainz (Ferrari), que teve sua volta rápida comprometida pela batida do companheiro de equipe. Lewis Hamilton (Mercedes) marcou o sexto tempo.

Alex Albon (Williams) impressionou em sétimo, seguido pela dupla da Aston Martin, Fernando Alonso em oitavo e Lance Stroll em nono.

A sprint tem largada marcada para as 10h30 (horário de Brasília).

Resultado da classificação para a sprint – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.