Entre em contato conosco

VP

Catalano lidera novamente na corrida VIR do VP Racing Challenge no sábado

Publicado:

em

Foto: Divulgação / IMSA

Walker dobra a vantagem no GTDX; Porto recupera a liderança no GSX

Os competidores do IMSA VP Racing SportsCar Challenge realizaram sua segunda corrida de 45 minutos sem bandeiras amarelas no fim de semana de três corridas no Autódromo Internacional da Virgínia. Dois dos primeiros vencedores da corrida de sexta-feira conquistaram suas segundas vitórias do fim de semana, enquanto o terceiro vencedor da categoria ressurgiu no topo após perder a corrida de sexta-feira.

Valentino Catalano (Le Mans Prototype 3, P3), Jake Walker (Grand Touring Daytona X, GTDX) e Kiko Porto (Grand Sport X, GSX) conquistaram suas sextas vitórias da temporada em suas respectivas classes.

A terceira posição de Catalano com seu Gebhardt Intralogistics Motorsports Duqueine D08 nº 30 foi quase um reflexo da sexta-feira. O piloto italiano liderou bandeira a bandeira da pole position, dobrando a vantagem para a equipe Gebhardt, novamente à frente de Alexzander Kristiansson. Kristiansson pressionou Catalano no início da corrida e chegou a alguns décimos de segundo, mas uma breve saída na Curva 11 interrompeu sua investida. Catalano finalmente venceu com uma vantagem de 42,439 segundos.

“Fizemos algumas pequenas mudanças no carro para mudar um pouco o equilíbrio”, disse Catalano. “Hoje foi complicado porque estava muito mais quente, então a aderência estava bem menor. No trânsito, fiquei atrás de alguns carros GT4 e achei que estava perdendo muito tempo. Mas continuamos acelerando. Foi uma boa corrida; estou muito feliz com isso e ampliei minha liderança no campeonato novamente.”

A performance de Walker no GTDX também correspondeu ao seu desempenho de sexta-feira. Pilotando o BMW M4 GT3 nº 6 da Turner Motorsport, Walker repetiu a manobra de sexta-feira, ultrapassando um carro P3 nas subidas, para ganhar vantagem rápida e antecipada sobre seus concorrentes. Ele controlou o ritmo a partir daí para igualar o número do seu carro com sua sexta vitória em 2025 e continuar se aproximando do líder do campeonato, Adam Adelson, que novamente terminou em segundo no Porsche 911 GT3 R nº 24 da Wright Motorsports (992), 4,879 segundos atrás.

“Vi a oportunidade novamente e, felizmente, o carro P3 me viu bem cedo e meio que me deixou passar”, explicou Walker. “Isso me deu um impulso para continuar a ganhar vantagem. E, sabe, lidar com o tráfego da GT4 (GSX) é difícil, mas os outros pilotos facilitaram. Fizemos alguns ajustes no carro para ajudar no trecho longo, e acho que as condições da pista também estavam um pouco mais suaves.”

A batalha da Toyota no topo da GSX desta vez foi a favor de Porto, após uma batalha dinâmica com Steven Clemons na sexta-feira. Da pole position, Porto liderou de ponta a ponta no Toyota GR Supra GT4 EVO2 nº 8 da RAFA Racing, mas não sem Clemons novamente o superar durante a maior parte da corrida a bordo do Toyota nº 76 da BSI Racing. Porto ampliou a diferença para uma margem de vitória de 2,299 segundos, observando que sua equipe RAFA Racing resolveu a maior parte do que ele achava que o afetava na sexta-feira.

“Consertamos aquele grande problema, mas ainda estamos sofrendo com o pequeno problema que tivemos”, disse Porto. “Ganhamos quase um segundo. Tenho experiência com pneus Michelin, então sei que eles podem durar muito. Eu sabia que o Steven conseguia frear muito mais rápido do que eu, então esse foi o maior desafio para mim. Forcei os limites o máximo que pude e isso com certeza me ajudou.”

Brian Thienes (Forte Racing Ligier JS P320 nº 77, P3) e Ian Porter (RAFA Racing Toyota GR Supra GT4 EVO2 nº 68, GSX) repetiram suas vitórias na Copa do Bronze de sexta-feira no sábado, enquanto Vin Barletta garantiu a vitória na Copa do Bronze em GTDX com o BMW M4 GT3 nº 95 da Turner Motorsport. Assim como na sexta-feira, cada um dos vencedores da Copa do Bronze terminou em terceiro em suas respectivas classes.

Os competidores do VP Racing Challenge que estavam programados para correr na segunda corrida do Canadian Tire Motorsport Park estão qualificados para correr na terceira corrida do fim de semana VIR no domingo. A preparação para a Corrida 2 do CTMP começa às 9h30 (horário de Brasília) de domingo, com cobertura via Peacock, IMSA.TV e canal oficial da IMSA no YouTube.

Resultados da Corrida 2

Via assessoria de comunicação:  Tony DiZinno / Serviço de notícias IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.