Entre em contato conosco

Fórmula 1

Carômetro da F1: Oscar Piastri

Publicado:

em

Foto: McLaren

Oscar Pistari chegou à Fórmula 1 envolvido em polêmicas. Originalmente o australiano faria sua estreia na categoria na Alpine, da qual até 2022 era reserva, e fez parte da academia de pilotos da equipe francesa. Quando a equipe perdeu Fernando Alonso para a Aston Martin, o movimento natural da equipe era promover Piastri e assim foi feito.

Mas no mesmo dia, Oscar desmentiu o anuncio feito pela equipe e disse que não pilotaria pela Alpine. Dias depois ele foi anunciado pela McLaren, que até então contava com Daniel Ricciardo e Lando Norris, ambos com contratos ainda válidos.

A equipe britânica vinha dizendo que manteria os contratos, mesmo de Ricciardo que não andava rendendo tanto assim, porém não foi o que aconteceu. A McLaren contratou Piastri e demitiu Daniel, tendo que pagar uma soma considerável, algo em torno de 18 milhões de dólares, pela quebra de contrato.

O início no kart

Oscar começou no kart aos 10 anos. Em 2016 ele mudou da Austrália para a Inglaterra para iniciar a jornada rumo a F1. E em 2017 ele foi vice-campeão da Fórmula 4 britânica. A primeiro título nos monopostos veio em 2019, quando ele venceu a Eurocopa de Fórmula Renault, com sete vitórias e 11 pódios.

No ano seguinte Piastri fez a transição para a Fórmula 3. Ele venceu duas corridas e conquistou mais quatro pódios com a Prema, e levou o campeonato. Para 2021, a Prema o promoveu para a Fórmula 2.

Na F2, Piastri conquistou cinco pole positions seguidas, e com duas corridas de antecedência, ele venceu o campeonato.

A estreia na F1

Já em 2022, impedido pelo regulamento de disputar a F2 novamente, Oscar se tornou piloto reserva permanente da Alpine na F1. A conturbada contratação pela McLaren veio em setembro de 2022. E Piastri começou as atividades na equipe nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.

Assim, em 2023, ele faz sua estreia oficial na Fórmula 1, ao lado de Lando Norris e com a missão de substituir Daniel Ricciardo, o último piloto a conquistar uma vitória pela equipe.

Apesar de um primeiro ano difícil, Piastri encarou o desafio de frente, conquistando dois pódios em sua estreia na categoria. Na contramão, em 2024, o australiano chegou ao pódio oito vezes. Mais que isso, venceu duas corridas e foi fundamental para ajudar o companheiro, Norris, e a equipe a sair vitoriosa no final da temporada.

Se em 2023 ele era uma dúvida e desconhecido de alguns, em 2024 ele colocou seu nome na história da Fórmula 1 e a expectativa é que ele possa repetir seus feitos e conquistar muito mais nesta temporada.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.