Entre em contato conosco

Automobilismo

Carlos Sainz coroa um final de semana perfeito em Silverstone e vence pela primeira vez na carreira

Publicado:

em

Uma corrida em Silverstone não é um evento ordinário. O berço da Fórmula 1, local onde tudo começo, sempre nos reserva forte emoções e constitui um espetáculo à parte. Nada diferente deste GP do Reino Unido de 2022, que viu Carlos Sainz triunfar pela primeira vez na carreira em uma corrida repleta de notas positivas.

A primeira é a segurança da categoria. Logo na largada, um acidente com vários envolvidos e Guanyu Zhou levou a pior, com a sua Alfa Romeo capotando várias vezes até parar acima da barreira de pneus do circuito. Antes disso, seu carro ‘’riscou’’ o asfalto, e se não fosse o halo, poderíamos estar falando de uma tragédia. Graças a Deus que inventaram tal equipamento. O incidente na F2 envolvendo os pilotos Roy Nissany e Dennis Hauger exemplificou novamente a importância do halo como item de segurança.

Com a bandeira vermelha, a relargada foi empreendida com as posições originais do grid, pois a volta inicial não foi completada. Sainz espremeu Verstappen e manteve a dianteira, mas o atual campeão imprimiu um ritmo forte e fez a ultrapassagem após um erro crasso do piloto ferrarista. Porém, o RB18 do holandês ficou seriamente danificado após um enrosco com Charles Leclerc – o que ficou nítido após os dois pilotos da Ferrari ultrapassarem Max com facilidade. Como se isso não bastasse, ainda teve um pneu furado. Ali ficou claro que o líder do campeonato estava fora da briga pela vitória.

A partir da volta 13, a corrida parecia estar desenhada para uma disputa entre os dois pilotos da Ferrari e Lewis Hamilton com uma evoluída Mercedes. Sainz e Leclerc nas duas primeiras posições protagonizaram uma disputa na pista, com a equipe italiana se recusando a dar passagem ao monegasco – ele está melhor colocado no campeonato e vem andando melhor que o companheiro. Atrás de ambos, um Hamilton andando bem e sedento por uma vitória em casa.

Leclerc ultrapassou Sainz para assumir a segunda posição, e quando Hamilton parou, herdou a liderança. Tudo parecia tranquilo para o monegasco: pneus duros mais novos que o companheiro, Red Bull fora da briga e a Mercedes sem ritmo para alcançá-lo. Mas isso é F1, o esporte do imponderável. Esteban Ocon teve problemas com a sua Alpine e ficou sem condições de levar o carro para o box, provocando a entrada do Safety Car na volta 39. Tudo mudou de uma hora para outra.

Com o SC na pista, Sainz e Hamilton aproveitaram a oportunidade para colocar pneus macios, ao contrário de Leclerc, que continuou com o composto duro. Ali a corrida foi parar nas mãos do espanhol: pneu macio mais novo e rápido que o do companheiro, combinação que tornou a ultrapassagem inevitável. Leclerc perdeu posições, envolto em uma briga espetacular com Hamilton e Perez pela segunda posição. Acabou em quarto ao fazer milagre com um pneu duro mais gasto que o dos adversários. Perez e Hamilton completaram o pódio.

 

Sainz foi impecável no fim de semana e mereceu a vitória

 

Foto: Reprodução/ Twitter

 

Demorou, mas chegou. Após 150 corridas disputadas na F1, Carlos Sainz conquistou a sua primeira vitória na carreira. O lugar mais alto do pódio coroou um final de semana perfeito em Silverstone – ele fez a pole no sábado e andou bem nos treinos livres da sexta.

Ele tirou certamente um piano das costas. Em uma temporada repleta de erros e abandonos, Sainz teve seu talento questionado, com muitos fãs colocando em xeque o seu assento na Ferrari. Com essa vitória, é esperado um Sainz muito mais leve e andando bem. Sempre o defendi dos apressadinhos que fazem diagnósticos muito precocemente. Ele é bom piloto e mostrou isso hoje.

 

Perez salvou o dia da Red Bull após o problema de Verstappen

 

Foto: Reprodução/ Twitter

 

Sérgio Perez fez uma corrida irretocável. Chegou a estar na décima quarta posição e terminou em segundo. Mostrou mais uma vez ser um piloto talentoso e capaz de brigar pelo título, e de quebra viu o líder Verstappen chegar apenas na sétima colocação.

O ótimo desempenho do mexicano salvou a Red Bull, pois Max Verstappen teve problemas e não lutou pela vitória – quando todos imaginavam isso. Os problemas com seu RB18 tiraram um triunfo totalmente alcançável. O atual campeão ainda levou bravamente o carro até o final, mas a frustração com o resultado é inegável.

 

Outros destaques da corrida

 

Lewis Hamilton conseguiu mais um pódio na temporada. O heptacampeão fez mais uma ótima corrida e chegou em terceiro. É uma temporada atípica para ele, sem lutas por vitórias ou pelo campeonato. Ainda assim, Hamilton mostra seu talento incontestável a cada GP – com a Mercedes em boa evolução. Se a equipe ajudar, podemos sim ver Sir Lewis Hamilton brigando por vitórias.

Bem-vindo à F1, Mick Schumacher! O piloto da Haas finalmente marcou seus primeiros pontos na carreira ao chegar em oitavo. Que ele siga andando bem e a equipe não o deixe na mão – como já aconteceu nessa temporada. Mick é alvo de um ódio pachequista por ser filho de Michael Schumacher, o que respinga em comentários maldosos acerca da sua capacidade. Por hoje, eles sumiram.

Nicholas Latifi não conseguiu marcar pontos, mas fez uma corrida digna e chegou em décimo segundo. Com o pior carro do grid, o canadense fechou o fim de semana com um saldo bastante positivo: foi a primeira vez que ele largou entre os dez primeiros. Também alvo de troça, Latifi andou bem e ganha fôlego para quem sabe seguir na Williams.

A Fórmula 1 volta no próximo final de semana na Áustria.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.