Rally
CAMPEONATOS MUNDIAIS DE RALI-RAID FIA-FIM
AL ATTIYAH E BRANCH TOMAM AS DECISÕES
FIM: BRANCH MOSTRA QUEM MANDA
Ross Branch venceu o prólogo com 2 segundos de vantagem sobre Michael Docherty e 7 sobre Tobias Ebster. O ADDC tem um lugar especial no coração dos três homens. Em 2022, o botswanês conquistou sua primeira vitória de etapa no W2RC aqui. Em 2021, o sul-africano terminou em segundo lugar geral em seu primeiro rali raid, garantindo o título Rally 2 e lutando contra os profissionais do Rally GP. Os Emirados também marcam o início de tudo para Tobias Ebster, apenas um ano atrás. O sobrinho de Kinigadner venceu a classe Rally 2 e o Desafio Road to Dakar em sua primeira participação em uma etapa do W2RC. Depois de encerrar o Dakar de 2024 no top 20 geral, como o melhor novato e com o título malles moto garantido, ele agora está mirando um lugar em uma equipe oficial. Aaron Mare, que substituiu Sebastian Bühler na Hero no último minuto, registrou o quarto melhor tempo, a 8 segundos de seu companheiro de equipe.
Kamil Wiśniewski quebrou o domínio de Abdulaziz Ahli na corrida de quadriciclos. O tricampeão e atual campeão, que conquistou todas as vitórias de etapa no ano passado, ficou 3 segundos atrás. Hani Alnoumesi ficou em terceiro, 51 segundos atrás do polonês.
Quando chegou a hora de escolher suas posições de largada para a etapa 1, todos os pilotos evitaram a tarefa árdua de liderar a carga nas dunas, exceto o piloto do Rally 2 Oran O’Kelly (Vendetta Racing UAE), que corajosamente assumiu a responsabilidade de abrir a estrada. O restante partirá na ordem inversa do prólogo, com Branch na décima posição, logo atrás de Docherty e Ebster.
FIA: AL ATTIYAH INTOCÁVEL
Nasser Al Attiyah e Édouard Boulanger começaram com o pé direito em sua primeira corrida juntos. O Prodrive Hunter venceu com 4 segundos de vantagem sobre Guillaume de Mevius. Martin Prokop, vencedor do ADDC de 2018 e vice-campeão nas duas últimas edições, marcou o terceiro melhor tempo, a 6 segundos do bicampeão mundial consecutivo. Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing) e Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing) empataram com o tcheco, um segundo à frente de Guerlain Chicherit (Overdrive Racing) em sexto lugar.
Nicolás Cavigliasso e Rokas Baciuška (Can-Am Factory) foram os mais rápidos na classe Challenger, com o argentino garantindo a vitória por um segundo sobre o lituano.
João Ferreira foi 2 segundos mais rápido que Enrico Gaspari (Xtreme +) e Ricardo Ramilo Suárez na corrida SSV. Yasir Seaidan (MMP) ficou 5 segundos atrás do ritmo do português.
Quando chegou a hora de escolher a ordem de largada para amanhã, todos os pilotos fizeram a escolha lógica de começar o mais atrás possível para se beneficiar dos rastros deixados pelos competidores à frente deles. Em outras palavras, a ordem de largada para os 10 primeiros amanhã será o inverso do ranking de hoje. Nasser Al Attiyah estará avançando de trás, enquanto Seth Quintero (Toyota Gazoo Racing) estará na posição invejável de abrir a especial inaugural.
Via assessoria de comunicação WORLD RALLY-RAID
Foto: © A.S.O./B.Roux/DPPI