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CAMPEONATOS MUNDIAIS DE RALLY-RAID FIA-FIM 2024 FAÇA O (RE-)EMBARALHAMENTO!

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© A.S.O./B.Roux/DPPI

FIA: UM MOMENTO DE PRIMEIRA VEZ PARA TUDO

Os favoritos da temporada 3 sacudiram suas estratégias nas semanas desde o encerramento do Dakar. Fotógrafos disputaram para tirar uma foto da dupla do momento enquanto os 15 principais times passavam pela inspeção técnica no Energy Center. Nasser Al Attiyah e Édouard Boulanger fecharam o acordo em Abu Dhabi! Após uma performance decepcionante que resultou em uma saída prematura do Dakar, Al Attiyah espera reverter sua sorte no restante da temporada, competindo por uma equipe reformulada, ao volante de um Hunter revisado e com o antigo navegador de Peterhansel ao seu lado (veja citação).

Yazeed Al Rajhi, por outro lado, ainda está pilotando um Hilux Overdrive Racing com Timo Gottschalk como seu braço direito, mas o campeão ADDC de 2023 também tem uma boa dose de novidade em seu prato (veja citação). Na verdade, o saudita começou a temporada em um Hilux T1+ Evo, uma versão nova e atualizada de seu Toyota que é mais larga e tem maior curso de suspensão. Os novos amortecedores traseiros da caminhonete japonesa ainda precisam provar seu valor. Os outros pilotos da Toyota Gazoo Racing e Guerlain Chicherit estão na mesma situação.

De fato, o dublê francês, emparelhado com Guillaume de Mevius nesta temporada, elevou a incerteza a um novo nível ao testar e desenvolver novos pneus. Os Hiluxes nº 201 e 202 passaram pela inspeção técnica nas Nation Towers equipados com pneus Toyo Open Country. Chicherit conhece esses pneus desde sua carreira de piloto de buggy, e eles poderiam fornecer um impulso substancial de tração nas dunas se a carcaça dos pneus americanos for mais propícia a se esmagar sob desinflação do que a dos pneus BF Goodrich KDR3 recém-reforçados usados por seus rivais. Nas dunas, quanto maior a superfície em contato com o solo, maior a capacidade de suporte de carga do veículo e menos ele afunda na areia. De Mevius, segundo lugar geral no ranking W2RC à frente de Chicherit, também está pronto para enfrentar seu primeiro ADDC na classe Ultimate após suas experiências em um protótipo leve em 2021 e 2022 (veja citação).

Rokas Baciuška e Austin Jones estão entre os 5 pilotos de protótipos leves na lista de largada do Challenger. Os dois pilotos da Can-Am Factory ficaram entre os 10 primeiros no ano passado, com o lituano terminando em sétimo lugar geral em um SSV, seguido pelo americano em um T3.

Sara Price não pôde participar, deixando Yasir Seaidan e João Ferreira como os líderes entre os 8 pilotos na lista de largada do SSV.

Nasser Al Attiyah: “Depois do Dakar, pedi à equipe para trocar 25% das peças do veículo e torná-las mais robustas. Eles reconstruíram o carro do zero. É tudo novo para Abu Dhabi. Também os convenci a contratar um novo engenheiro, Daniel Gratacós, da Audi. Ontem, dirigimos 60 quilômetros com Édouard pela primeira vez. Fiquei surpreso com seu desempenho e com a forma como ele pensa. Não sinto que precise me readaptar. Foi minha escolha também. Tivemos sorte de poder juntar todas as peças do quebra-cabeça rapidamente, estou feliz.”

Yazeed Al Rajhi: “Nosso objetivo aqui é atacar e vencer. O ADDC não é um desafio fácil, então precisamos ser inteligentes e fazer uma corrida limpa para marcar o máximo de pontos possível. Mas também precisamos ter cuidado com a compressão, porque nosso carro ainda tem um problema na suspensão traseira que precisa ser resolvido. Temos muito trabalho pela frente. A equipe precisa corrigir as falhas dessa atualização Evo.”

Guillaume de Mevius: “O que fizemos no Dakar foi incrível, mas sei que ainda sou um novato nesta disciplina. Precisamos ser realistas e construir nossa candidatura ao campeonato. Até podemos estar na briga pelo título porque temos um bom número de pontos. Mas não quero me pressionar. Este é meu primeiro ano no Ultimate, então não preciso provar que posso vencer corridas, mas sim que posso ir até o fim. Este é meu objetivo e minha estratégia.”

FIM: BRANCH, O FAVORITO ABSOLUTO

Ross Branch entrou no Energy Center como o segundo piloto no ranking geral do W2RC. O concorrente mais bem classificado tem seus olhos postos em sua primeira vitória em uma etapa do W2RC (veja citação). O botswanense correrá ao lado de Aaron Mare, chamado de última hora para substituir Sebastian Bühler, que ainda está se recuperando de seu acidente no Dakar. Michael Docherty (SRG Motorsports), segundo lugar geral no ADDC de 2021 e líder na etapa 1 da edição de 2022 antes de sair da corrida, sempre se destacou aqui, mas o sul-africano baseado nos Emirados ainda abandona corridas com muita frequência, um hábito ruim que ele espera quebrar. Tobias Ebster, que conquistou o título do Rally 2 no ADDC no ano passado, obteve sucesso no Dakar ao vencer a classificação para pilotos que competem sem apoio e agora está buscando objetivos mais ambiciosos (veja citação). Jean-Loup Lepan, o vice-campeão na corrida do Rally 2 no ADDC do ano passado e terceiro no W2RC de 2023 em sua classe, também se sente em casa nas dunas após acumular milhas de treinamento no Emirado vizinho de Dubai ao lado de seu companheiro de equipe Konrad Dąbrowski.

No final, haverá três concorrentes do W2RC na corrida de quadriciclos: o tricampeão, Abdulaziz Ahli, o saudita Hani Alnoumesi e o polonês Kamil Wiśniewski, que está retornando

ao rali após terminar em quarto lugar em 2015 e em segundo em 2017.

Ross Branch: “Lutar pela vitória no Dakar, um objetivo que eu perseguia há tanto tempo, foi um enorme alívio. Agora, há alguns pontos que preciso melhorar para me sair ainda melhor. Estou levando uma corrida de cada vez. Os caras são realmente rápidos aqui, qualquer coisa pode acontecer nas dunas e é uma corrida difícil do começo ao fim. Preciso manter os pés firmes no chão para chegar ao final e marcar o máximo de pontos no campeonato possível, mas vou dar o meu melhor.”

Tobias Ebster: “Acho que consegui mais do que esperava em apenas um ano, conquistando o Road to Dakar e a corrida do Rally 2 no ADDC da última temporada antes de ir para vencer a categoria do Dakar para pilotos sem apoio, terminando como melhor estreante e ficando entre os 20 primeiros. Estou animado para estar de volta aqui e tentar subir na classificação geral. Estou aqui com a SRG Motorsports, como no ano passado, então poderei encarar as coisas de forma diferente, sem precisar me preocupar em trabalhar na minha moto todas as noites, embora meu escafoide ainda doa um pouco. Mas ei, estou aqui e muito feliz por continuar tentando melhorar etapa após etapa.”

Via assessoria de comunicação WORLD RALLY-RAID

Foto: © A.S.O./B.Roux/DPPI

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