Entre em contato conosco

Automobilismo

Bortoleto conquista sua segunda vitória e dispara na ponta da tabela

Publicado:

em

Bortoleto : Divulgação (James Gasperotti | KTF Sports)

Gabriel Bortoleto conquistou sua segunda vitória na corrida principal da Fórmula 3, mantendo Grégoire Saucy afastado. O piloto do Trident liderou todas as voltas desde a pole position, mesmo com a entrada de dois Safety Car. Saucy subiu ao pódio no ART Grand Prix pela primeira vez nesta temporada em segundo, terminando a apenas 0,5s do vencedor. Gabriele Minì foi o terceiro para Hitech Pulse-Eight.

Zak O’Sullivan estava na disputa pelo pódio, mas terminou em quinto lugar, entregando uma corrida sólida e coroando um fim de semana que lhe deu sua primeira vitória na corrida de sábado. Paul Aron chegou em sétimo enquanto tentava pegar o pelotão dos 5 primeiros, mas foi impedido por um safety car. Dino Beganovic teve uma corrida complicada largando de oitavo no grid. 

A Corrida

Bortoleto começou a corrida abrindo vantagem já na largada com os cinco primeiros permanecendo como estavam no grid. O contato entre Sebastián Montoya e Christian Mansell na curva 11 deixou o piloto da Hitech Pulse-Eight fora da corrida e com uma bandeira amarela localizada.

Na volta 2, Franco Colapinto disputava pelo sétimo lugar com Luke Browning na curva 3, conquistando a posição, mas sua alegria durou pouco. O piloto da MP Motorsport teve um contatocom o britânico completando a manobra e sofreu um furo. Isso o levou para as barreiras de proteção na curva 5. Mari Boya tocou com Nikola Tsolov na Curva 9 o que levou o piloto da MP Motorsport bater forte. Mas este não foi o unico incidente com Tsolov, que mais a frente se encontrou com o companheiro de equipe Frederik que também abandonou a prova. Toda essa lambança acarretou na entrada do primeiro Safety Car da prova.

A corrida foi reiniciada na volta 6 com Bortoleto mantendo seus rivais afastados, mas não conseguiu escapar do alcance do DRS de Saucy. Browning encontrou um algoz para sua posição, já que Collet a queria de todas as formas. Na volta 7 Martí que largou de trigéssimo aparecia em décimo terceiro na tabela enquanto uma breve bandeira amarela aparecia quando Winiscki bateu, mas conseguiu levar o carro para o box. Conquistando o sexto lugar de Paul Aron com a ajuda do DRS na curva 1 na volta 10 aparecia Browning.

O contato entre Ido Cohen e Rafael Villagómez fora da curva 4 na volta 12 levou o piloto da Rodin Carlin para as barreiras de proteção, trazendo o Safety Car mais uma vez. O homem da Van Amersfoort Racing recebeu uma penalidade de 10 segundos pelo incidente.

De volta a corrida na volta 16 e Martí já estava atacando novamente e Goethe foi a sua próxima vitima na curva 4 para assumir a 11ª posição. Ele se tornou o 10º na volta 18 depois que ele fez uma manobra corajosa em Jonny Edgar, contornando o lado de fora na curva 9.

Saucy começou a diminuir a diferença para Bortoleto na volta 17 e estava a meio segundo a três voltas do fim. Infelizmente para o suíço, Bortoleto administrou a diferença até o final para levar a vitória. Minì manteve-se em terceiro depois de sofrer pressão de Leonardo Fornaroli no final da corrida, que terminou em quarto para colocar dois Tridents entre os cinco primeiros. Zak O’Sullivan foi o quinto à frente de Browning. O contato na última volta entre Dino Beganovic e Caio Collet deixou os dois com danos a três curvas do final, mas o piloto da Prema conseguiu passar para o oitavo lugar na frente de Martí em nono. Taylor Barnard completou os pontos para a Jenzer Motorsport na 10ª posição, conquistando seu primeiro ponto na F3.

Classificação

O que eles disseram:

“P1 na Feature Race hoje, muito, muito feliz. Foi uma corrida difícil, Grégoire foi rápido atrás de mim. Tive que fazer uma corrida sem muitos erros. Nós fizemos isso, o carro estava ótimo e obrigado a todos que me apoiaram neste fim de semana.” – Bortoleto

Terminamos onde começamos com P5 no final. O ritmo foi bom, só foi mais difícil de ultrapassar do que ontem. Acho que com mais carros em velocidade semelhante no grupo da frente foi difícil progredir. Com certeza, foi foi um fim de semana positivo saindo com uma vitória e um P5, são bons pontos e um passo do Bahrein.” – O’Sullivan

“Terminamos a corrida 2 em P7. Acho que podemos ficar bastante satisfeitos com esse resultado. Mostramos um ótimo ritmo, mas no geral, a corrida foi novamente preenchida com muitos carros de segurança, então havia um trem DRS e foi difícil ultrapassar. Cometi um erro no meio do caminho, mas acho que tomei uma decisão madura de deixar o piloto passar e segui-lo para pegar os carros da frente. No final, teria valido a pena se não tivéssemos outro carro de segurança. No geral, estou muito feliz, definitivamente demos alguns passos desde o Bahrein e temos um ótimo ritmo nas corridas. Sinto-me muito mais confiante para o futuro.” – Aron

“Não foi uma corrida fácil. A largada foi boa e ganhei algumas posições, mas depois cometi um erro no T10 que me custou muito. Afastei-me e perdi algumas posições quando o carro entrou em modo de segurança então não consegui acelerar a fundo. Depois consegui recuperar uma posição, mas no geral foi difícil porque era difícil ultrapassar porque todos estavam no trem. Eu estava lutando um pouco com o equilíbrio e não confiante como ontem com o carro. Temos muitas coisas para ver quando vamos para os testes, e podemos descobrir bastante lá.” – Beganovic

 

Foto: Divulgação / James Gasperotti | KTF Sports

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.