Entre em contato conosco

SportsCar Championship

BMW domina estratégia e vence com dobradinha em Road America

Publicado:

em

BMW
Foto: Divulgação / IMSA

Eng e Vanthoor lideram 1-2 da BMW no GTP, enquanto AO Racing consolida domínio na LMP2 com “Spike”

A BMW M Team RLL deu fim a uma temporada marcada por altos e baixos no IMSA WeatherTech SportsCar Championship ao conquistar uma vitória estratégica e dominante no Motul SportsCar Grand Prix em Road America. Philipp Eng e Dries Vanthoor levaram o BMW M Hybrid V8 nº 24 à sua primeira vitória no ano, seguidos de perto pelos companheiros de equipe Sheldon van der Linde e Marco Wittmann no carro nº 25, selando uma dobradinha marcante para a montadora bávara.

A equipe soube capitalizar as oportunidades durante a caótica corrida de 2h40min, marcada por cinco bandeiras amarelas. Após largarem da segunda e terceira posições, os engenheiros dividiram as estratégias dos dois carros. O nº 24 realizou uma parada precoce com apenas 18 minutos de prova. Quando restava pouco menos de uma hora para o fim, ambos os protótipos fizeram seus pit stops finais, antecipando-se aos rivais. Sete minutos depois, uma bandeira amarela mudou todo o cenário: com os concorrentes obrigados a parar, os BMW herdaram as duas primeiras posições e controlaram a corrida até o fim.

“Foi uma temporada estranha, com bons momentos e muitos desafios. Finalmente, tudo se encaixou”, comentou Vanthoor, celebrando o resultado que relembra a última vitória da equipe em Indianápolis, no ano passado.

Apesar da estratégia certeira, a corrida não foi livre de sustos. Durante a segunda parada, um mecânico da BMW foi atingido por outro carro no pit lane, mas, felizmente, não houve consequências graves. A situação acabou motivando a equipe a adotar a abordagem agressiva que garantiu o triunfo.

Philipp Eng, que pilota pela equipe desde 2018, destacou o desempenho coletivo. “A equipe fez uma aula de estratégia. Só precisei executar e o carro estava perfeito. Vencer aqui, onde a equipe teve sua primeira vitória na IMSA em 2009, tem um gosto especial.”

Com o resultado, a dupla Eng/Vanthoor subiu para a terceira posição na classificação geral. A vitória também ajudou a BMW a encurtar para 45 pontos a diferença em relação à Porsche no campeonato de fabricantes do GTP. O Acura ARX-06 nº 93 de Nick Yelloly e Renger van der Zande, vencedor da pole, completou o pódio. Jack Aitken e Earl Bamber terminaram em quarto com o Cadillac nº 31, enquanto Matt Campbell e Mathieu Jaminet mantiveram a liderança no campeonato ao finalizar em quinto com o Porsche nº 6.

LMP2: AO Racing repete dose com “Spike” e assume liderança

Na categoria LMP2, a AO Racing seguiu seu momento de ascensão. PJ Hyett e Dane Cameron venceram pela segunda vez consecutiva com o ORECA LMP2 07 nº 99, carinhosamente apelidado de “Spike”, e dominaram em Road America com uma margem confortável de mais de quatro segundos para o segundo colocado.

Hyett conquistou sua sétima pole da temporada e, ao lado de Cameron, construiu uma corrida sólida e sem erros em sua pista favorita. A vitória os colocou na liderança da classificação da LMP2, com 97 pontos de vantagem sobre Daniel Goldburg.

“Foi um fim de semana dos sonhos. Vencer em casa, com a AO, é simplesmente incrível”, declarou Hyett, visivelmente emocionado. Cameron, por sua vez, celebrou sua 19ª vitória na IMSA. “PJ está guiando incrivelmente bem. A equipe encontrou um ótimo ritmo e estamos colhendo os frutos.”

O Inter Europol Competition nº 43, com Connor De Phillippi e Jeremy Clarke, ficou em segundo, seguido pelo TDS Racing nº 11, de Mikkel Jensen e Steven Thomas.

Agora, as categorias GTP e LMP2 fazem uma pausa no calendário, retornando apenas em setembro para a TireRack.com Battle on the Bricks em Indianápolis. Enquanto isso, as classes GT assumem o protagonismo na próxima etapa da temporada, o Michelin GT Challenge, no VIRginia International Raceway, de 22 a 24 de agosto. A reta final do campeonato promete fortes emoções, tanto na pista quanto nos bastidores.

Resultados da corrida

Equipe-se para as corridas e decore a sua casa com nossa seleção de produtos sobre esportes a motor no Mercado Livre! https://mercadolivre.com/sec/2iWk63k 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.