Entre em contato conosco

Dakar

Benavides E Moraes levam a América Latina ao topo do Dakar

Publicado:

em

Lucas comemora vitória nesta segunda-feira no Dakar (Red Bull Pool Content/Marcelo Maragni)

O Dakar, que continua explorando o coração da Arábia Saudita, e avança significativamente em direção ao deserto do Empty Quarter, com um salto de mais de 600 quilômetros hoje. No entanto, antes de se imergirem completamente na areia, os pilotos, motoristas e equipes tiveram que enfrentar uma ampla variedade de terrenos, muitas vezes propensos a erros de navegação. As demandas físicas desta etapa pouparam os mais resistentes, mas também os mais calmos dos pilotos, incluindo Kevin Benavides, que deixou sua experiência falar mais alto para triunfar. Em um dia de surpresas, Lucas Moraes também provou ser digno do desafio entre dunas e cânions para conquistar seu primeiro sucesso no Dakar.

A configuração desta terceira etapa fez outra seleção de competidores ser provável. Foi tão severa quanto anunciada para vários pilotos líderes que se mostraram muito apressados. Na ordem de desaparecimento das classificações, Sam Sunderland foi o primeiro, traído por problemas mecânicos de sua máquina após 11 quilômetros do especial, seguido por Sebastian Bühler, que sofreu uma queda grave após 360 km. Enquanto isso, um duo de líderes se uniu na vanguarda do estágio para traçar os caminhos. Pablo Quintanilla e Nacho Cornejo, ambos companheiros de equipe da Monster Energy Honda, pareciam prontos para transformar o dia em um festival chileno. No entanto, a vitória que parecia prometida a Quintanilla escapou de suas mãos após o anúncio de uma série de penalidades por excesso de velocidade pelos comissários da corrida. Devido a ir muito rápido em uma zona restrita a 30 km/h, Pablo recebeu uma penalidade de 6 minutos. No entanto, Kevin Benavides foi muito mais obediente às regras e manteve um ritmo acelerado durante toda a distância, sem nunca perder o rumo, terminando o dia como o assunto do momento, finalmente por uma razão positiva. Ferido virtualmente ao longo de 2023, o argentino não provava a emoção da vitória desde o seu sucesso na última etapa do Dakar, aquela que selou seu triunfo. Ele ainda não voltou a esse nível, pois ocupa o 6º lugar na classificação geral, 20’32’’ atrás do líder Ross Branch, mas talvez ele possa começar a pensar novamente no sucesso geral. O horizonte da vitória absoluta está igualmente distante na categoria de carros, na qual os beneficiários na etapa anterior tiveram dias muito contrastantes. Nasser Al Attiyah pilotou seu Hunter como um chefe, até uma série de furos de pneus o acalmar, obrigando-o até a completar os últimos trinta quilômetros com uma roda de onde o pneu traseiro esquerdo foi arrancado. O resultado foi ainda mais severo para Sébastien Loeb, que perdeu 23 minutos nas pedras afiadas. Nesta corrida que requer tanta habilidade quanto velocidade, Lucas Moraes mostrou ser o mais delicado com seus pneus e conquistou sua primeira etapa no Dakar (veja o Desempenho do dia). Ele se colocou em uma posição pronta para atacar, aos pés do pódio dominado pela primeira vez por Yazeed Al Rajhi, seguido por 29 segundos por Carlos Sainz e depois por Mattias Ekström, 8’26’’ atrás. Nesta etapa desafiadora para Al Salamiya, dois outsiders surpreendentes conseguiram se inserir entre a elite: Romain Dumas (5º) e Mathieu Serradori (7º).

A série de vitórias de Eryk Goczał, que inclui o prólogo e as duas primeiras etapas, foi interrompida em Al Salamiya por um de seus muitos rivais esperados, Mitch Guthrie, por uma margem de 1’09’’. O jovem piloto polonês chegou ao bivouac com a frustração de ver seu tio Michał relegado a 1 hora e 40 minutos da liderança, mas ainda permanece no controle da classificação geral. Na categoria SSV, Yasir Seaidan completou um bom dia para a Arábia Saudita ao vencer João Ferreira, mas sem perturbar o progresso tranquilo de Gerard Farrés no topo das classificações. Por outro lado, a batalha está se formando na corrida de caminhões, com Aleš Loprais destronando Janus van Kasteren da posição de líder graças à sua primeira vitória do ano.

Após a sensação, chega o momento da confirmação. O desempenho de Lucas Moraes no Dakar 2023 já exalava uma maturidade inesperada. O brasileiro esperou o momento certo para subir ao pódio, enquanto a batalha pela vitória acontecia entre Nasser Al Attiyah e Sébastien Loeb. Sua introdução especialmente espetacular ao Dakar foi seguida por uma temporada apagada em que ele se afastou dos eventos W2RC e discretamente aprimorou suas habilidades de pilotagem no Campeonato Brasileiro de Baja. No entanto, desde o início do Dakar 2024, Lucas deu um salto, enquanto muitos dos principais pilotos tiveram seus pneus destruídos pelas afiadas pedras de sílex. Com o delicado equilíbrio entre cautela e velocidade, tão difícil de encontrar, o piloto do Toyota Hilux número 206 conseguiu atrair o toque de sucesso necessário para brilhar, vencendo a etapa de 437 quilômetros do dia com uma margem mínima de 9 segundos à frente de Mattias Ekström. É provável que nenhum dos dois pare por aí.

Em 2022, Sam Sunderland viveu um ano de sonho pontuado por uma série de sucessos que poderiam ter inspirado um documentário intitulado “The Crown”. Ele abriu a temporada inaugural do W2RC vencendo seu segundo Dakar, após o primeiro em 2017, depois rapidamente conquistou seu terceiro triunfo no Abu Dhabi Desert Challenge, antes de encerrar o ano no Rally de Andalucia com a coroação como campeão mundial da FIM, oferecendo também à GasGas o título de construtores em seu primeiro ano na disciplina. No entanto, desde então, o “rei” de 2022 enfrentou uma verdadeira sequência de infortúnios: “SunderSam” rimou com DNF (não terminou); primeiro, no Dakar 2023 na etapa 1, depois no Rally Sonora, no Desafio Ruta 40, no Rallye du Maroc e agora no Dakar 2024. Dessas cinco etapas consecutivas, Sam completou apenas 10, incluindo os prólogos, todos os episódios dos quais Sua Majestade preferiria ter evitado a transmissão.

Lucas Moraes foi a revelação da edição de 2023, completando sua primeira participação no pódio. No entanto, apesar de uma exibição impecável, ele não foi capaz de conquistar uma vitória de etapa, mas hoje ele corrigiu esse registro. Com uma vitória na terceira etapa, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma vitória especial na categoria de carros. Vários compatriotas já haviam dado o exemplo, começando pelos irmãos de Azevedo: primeiro André em um caminhão durante a edição de 1999 e depois Jean em 2005 pilotando uma moto KTM. Essa série também inclui vitórias na categoria SSV, acompanhadas por títulos de Leandro Torres em 2017 e Reinaldo Varela em 2018. Mais recentemente, Rodrigo Luppi de Oliveira contribuiu em 2022, assim como Cristiano Batista no ano passado. Além disso, no dia anterior, Marcelo Medeiros elevou seu total de vitórias em etapas para 10 na corrida de quadriciclos. Hoje, com Moraes, os brasileiros no Dakar ostentam 38 triunfos!

“Eu acho que foi fantástico. Com certeza não consigo explicar por que parece fácil porque não é, especialmente a parte do meio hoje, onde eu nunca vi dunas como aquelas; elas eram do tamanho de arranha-céus. Fomos desafiados a ultrapassá-las. Mas acho que é a parte onde ganhamos mais tempo, do que estou muito feliz e orgulhoso. Apenas no final, perdemos um pouco de tempo com os waypoints, mas voltamos, passamos por tudo, então sem penalidades e isso é bom. Vou ser honesto, não sou um bom estrategista, então farei o que sei e me divertirei no carro. Mantemos o carro seguro. Todo dia tudo está como deveria ser. É assim que quero continuar, e talvez ter uma boa corrida com minha família. Comparado ao carro que dirigi no ano passado, não há comparação, porque este parece um verdadeiro carro de rali. Ele tem a caixa de câmbio sequencial, que é um passo mais próximo dos carros T1, que eu realmente também quero aprender a dirigir, que é meu sonho, e acho que a durabilidade depois de três estágios como este é incrível. Com o T4, talvez o teríamos em pedaços”. – Eryk Goczał

 

Foto: Red Bull Pool Content/Marcelo Maragni

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.