Asian
Asian: Calendário 2024/25 é divulgado

A Asian Le Mans Series anunciou seu calendário para a temporada 2025/26, mantendo o formato de seis etapas em três finais de semana duplos, semelhante às últimas duas temporadas. A decisão de manter o calendário inalterado vem após tentativas de adicionar uma etapa na Tailândia ou na Indonésia não se concretizarem.
A temporada 2025/26 terá início no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia, de 12 a 14 de dezembro de 2025. Em seguida, a série se deslocará para os Emirados Árabes Unidos, com duas etapas no Autódromo de Dubai, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026, e a etapa final no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, de 6 a 8 de fevereiro de 2026.
Tentativas de expansão e considerações futuras
A Asian Le Mans Series explorou a possibilidade de adicionar etapas no Circuito Internacional de Buriram, na Tailândia, e no Circuito Internacional de Mandalika, na Indonésia. No entanto, problemas de agendamento e a necessidade de atualizações de segurança em Mandalika impediram a inclusão desses locais no calendário 2025/26. A série expressou interesse em continuar explorando a possibilidade de incluir Buriram e Mandalika no calendário para a temporada 2026/27.
A organização da Asian Le Mans Series destacou que o calendário 2025/26 foi projetado para evitar conflitos com datas importantes, como o Ano Novo Chinês, o Ramadã e a Rolex 24 em Daytona. Além disso, os três circuitos presentes no calendário atual são considerados instalações de alto nível, com histórico de sediar grandes eventos automobilísticos.
Expectativas para a temporada
A Asian Le Mans Series espera que a temporada 2025/26 seja tão bem-sucedida quanto as anteriores, com a participação de equipes e pilotos de alto nível. A série continuará trabalhando para expandir seu alcance e explorar novas oportunidades de crescimento no futuro.
12-14 Dec 2025 Race 1 & 2 Sepang International Circuit, Malaysia
29 Jan–1 Feb 2026 Race 3 & 4 Dubai Autodrome, Dubai
6-8 Feb 2026 Race 5 & 6 Yas Marina Circuit, Abu Dhabi
Abre aspas
Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l’Ouest: “A Asian Le Mans Series demonstrou a solidez de suas fundações nos últimos anos. O calendário é estável, os circuitos são estimados e o campeonato é um excelente trampolim para objetivos mais altos. Para os melhores da classe em LMP2 e GT, o ALMS também abre as portas para as 24 Horas de Le Mans. Estamos ansiosos para encontrar nossos concorrentes em Sepang em dezembro para começar outra grande temporada.”
Frédéric Lequien, CEO da ALMEM e LMEM: “Após uma temporada de muito sucesso que viu 47 inscrições para a rodada final em Abu Dhabi, estávamos procurando levar a série para a Tailândia ou Indonésia na próxima temporada. No entanto, devido a circunstâncias além do nosso controle, a decisão foi tomada para continuar com o mesmo formato que provou ser bem-sucedido nas últimas duas temporadas, o que foi recebido positivamente pelas equipes e patrocinadores.
“As instalações nos três circuitos do calendário são inigualáveis, com Sepang sendo a casa do Grande Prêmio de MotoGP da Malásia, o circuito tecnicamente desafiador do Autódromo de Dubai, no qual os pilotos adoram se testar, e os belos arredores de Yas Marina, que sedia a corrida final da temporada de Fórmula 1 de 2025.
“O calendário 2025/26 também foi projetado para evitar as datas importantes do Ano Novo Chinês e do Ramadã e também evitar um conflito com o Rolex 24 de 2026 em Daytona.
“Olhando para o futuro, continuaremos a trabalhar com a equipe em Buriram e Mandalika para explorar a possibilidade de incluir um, ou ambos, em 2026/27.”
Stéphane Ratel, Fundador e CEO do SRO Motorsports Group:“A estabilidade é a chave para o sucesso. E o formato de calendário existente da Asian Le Mans Series tem sido um componente crítico disso nas últimas temporadas. Manter a combinação atual permite que clientes asiáticos e europeus compitam juntos no que rapidamente se tornou um período congestionado no ano para corridas de resistência. A consistência é de vital importância em nosso negócio, então estou feliz em ver ambos contabilizados no calendário 2025/26.”