24h de Le Mans
Altos e baixos para a Peugeot TotalEnergies com seis horas concluídas em Le Mans
Enquanto o carro #94 da Peugeot figura no top-10 com Vandoorne, o #93 tenta retomar o terreno perdido após um incidente com um LMGT3
Restando 18 horas de corrida em Le Mans, Stoffel Vandoorne acelera o 9X8 #94 da Peugeot TotalEnergies em nono lugar na categoria Hypercar. O carro #93 tenta retornar para a volta do líder depois de acabar na caixa de brita para evitar um toque com um dos carros da LMGT3, o que resultou em danos nos capôs dianteiro e traseiro ainda na primeira hora de prova.
Loïc Duval foi o responsável por largar no #94 e manter uma estratégia consistente no início. Na sequência, Malthe Jakobsen assumiu o cockpit do protótipo francês e cumpriu parte de seus stints antes de passar o carro adiante para Vandoorne, que segue o plano de stints duplos com pneus médios.
No #93, Paul Di Resta enfrentou 29 voltas, cerca de 400 quilômetros, com um único jogo de pneus médios. No momento, Mikkel Jensen enfrenta o traçado depois dos turnos de Jean-Eric Vergne, e já completou um stint triplo, o equivalente a mais de 500 quilômetros, ainda na busca por posições valiosas entre os hipercarros.
Confira os depoimentos dos pilotos da Peugeot TotalEnergies após seis horas de corrida:
Jean-Marc Finot, vice-presidente sênior da Stellantis Motorsport:
“Construímos nosso plano com base no ritmo de corrida. Optamos por estender os stints, o que nos poupou uma parada após seis horas de prova. Isso é positivo para o carro #94, que agora está logo atrás do pole position. Graças ao nosso ciclo alternado de pit stops, o #94 até liderou a corrida em alguns momentos, o que é ótimo para a moral da equipe e para os fãs da Peugeot. Quanto ao #93, houve um mal-entendido com um GT3. A equipe respondeu muito rápido — cerca de vinte segundos —, mas as Slow Zones e os Safety Cars nos prejudicaram.”
Stoffel Vandoorne, piloto do carro #94:
“Fiz meu primeiro stint duplo na corrida. Estamos em uma estratégia um pouco diferente, com uma volta extra por stint, esperando que, ao fim, passemos menos tempo nos boxes do que nossos adversários. Esperamos que essa abordagem traga resultados.”
Malthe Jakobsen, piloto do carro #94:
“Loïc fez um bom trabalho na largada. Estamos gerenciando bem os pneus médios. Nossa posição oscila entre P6 e P15 por conta do nosso plano de reabastecimento fora de sincronia. Nossos concorrentes são mais rápidos, mas precisam parar mais vezes. Vamos ver como isso se desenrola.”
Paul Di Resta, piloto do carro #93:
“Meu primeiro stint foi bom, tirando o momento em que saí da pista. Havia um GT3 bem no meio das curvas Porsche, e para evitá-lo, perdi a traseira do carro… Foi culpa minha, mas na nossa situação, precisamos assumir certos riscos.”
