Fórmula 1
Alpine vê ritmo, mas amarga frustração na Sprint Qualifying em Interlagos
Gasly sente “melhor sensação em meses” com o A525, mas bandeira amarela corta volta decisiva; Colapinto destaca energia da torcida e clima incerto para o sábado
A sexta-feira do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2025 foi um daqueles dias em que a Alpine saiu do autódromo com duas sensações simultâneas: avanço técnico real, e uma frustração proporcional. O cronômetro comprovou melhora de ritmo, mas a tabela final da Sprint Qualifying não refletiu o potencial de performance. No TL1, pela manhã, Pierre Gasly havia sido o 7º mais rápido com 1min10s681 em 33 voltas e Franco Colapinto apareceu em 16º com 1min11s160 após 30 voltas. E esse recorte inicial já dava um indicativo de que Interlagos talvez fosse um fim de semana menos defensivo do que a equipe enfrentou em outras etapas. Só que ao chegar no que valia posição de grid para a Sprint, a história virou outra. Gasly fechou a Sprint Qualifying em 13º, com 1min09s852, enquanto Colapinto repetiu o 16º lugar, marcando 1min10s441.
Gasly resumiu o dia com uma ambiguidade que define bem o que a Alpine viveu em São Paulo. Na visão dele, o carro esteve melhor “do que há bastante tempo” e o primeiro setor da sexta foi a primeira vez, em meses, em que ele sentiu uma plataforma capaz de brigar por top 10 sem depender do caos alheio. O francês sustentou que os dois primeiros segmentos da Sprint Qualifying estavam dentro do plano, com ritmo para seguir vivo e avançar, mas uma bandeira amarela ocasionada por uma Ferrari interrompeu a volta mais forte dele no SQ2. E aí o resultado ficou travado em P13. “É frustrante porque havia top 10 ali”, declarou. Gasly, no entanto, saiu do paddock cravando uma leitura otimista: a Alpine terá ritmo, seja seco ou chuva, para lutar sábado.
Colapinto teve sua própria narrativa nesta sexta: a energia de Interlagos, o mar de público nas arquibancadas e a confirmação oficial da sua permanência na Alpine para 2026. O argentino admitiu que essa carga emocional positiva existiu e que o time sentiu isso no ambiente. Mas enfatizou o pragmatismo: rapidamente a chave virou para a execução. Interlagos é um dos traçados mais curtos do calendário, e isso sempre significa margens mínimas — centésimos mudando fileira no grid. Colapinto afirmou confiar que pode extrair mais do carro amanhã e considera que o A525 esteve mais competitivo nesta abertura de final de semana. Com previsão de instabilidade, ele não descarta uma classificação (GP) imprevisível. “Se chover, pode ser muito divertido. E estaremos prontos”, resumiu.
