WEC
Alpine Endurance Team entra na briga pelo campeonato após P4 nas 6 Horas de Ímola
Enquanto o trio de Félix da Costa, Milesi e Habsburg terminou no top-5, os companheiros Makowiecki, Gounon e Martins ficaram apenas com a P11
Ótimo início de temporada para o Alpine Endurance Team nas 6 Horas de Ímola com a conquista da quarta colocação na classe Hypercar, com o A424 nº35. O forte desempenho é um sinal positivo para o trio de António Félix da Costa, Charles Milesi e Ferdinand Habsburg na batalha pelo campeonato de pilotos.
Um mix de emoções para a equipe francesa no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, considerando que o protótipo nº36 de Frédéric Makowiecki, Jules Gounon e Victor Martins finalizou a prova apenas na décima primeira posição. O resultado coloca a Alpine em quarto lugar no campeonato de construtores, com 14 pontos.
Na corrida, o stint inicial ficou a cargo de Habsburg (nº35) e Makowiecki (nº36), ambos com pneus macios da Michelin, com foco em uma estratégia mais agressiva. Enquanto o piloto austríaco avançava sobre os rivais da Toyota e Peugeot no pelotão da frente, Frédéric se mantinha na briga por posições próximas do top-10.
Com o acionamento do primeiro Virtual Safety Car, a equipe optou por alterar a estratégia de Ferdinand, o que se mostrou a escolha correta mais adiante antes do piloto passar o carro para o companheiro português Félix da Costa.
No Alpine nº36, Makowiecki saiu de cena para Victor Martins assumir o comando e debutar na principal categoria do endurance internacional. O jovem francês chegou a cravar a volta mais rápida provisória, mas teve de cumprir um “drive-through” por infringir o procedimento do VSC, o que resultou na perda de posições.
Restando cerca de uma hora e quarenta minutos para o final da corrida, Milesi entrou no Alpine nº35 e Gounon no nº36. Naquele momento, se encontravam em sétimo e décimo quinto lugar, respectivamente. Com o tempo ameaçado pela chuva, conseguiram ganhar posições e se manter na disputa. Charles imprimiu um bom ritmo e efetuou ultrapassagens sobre a Ferrari nº83 e a BMW nº15.
Ao final das seis horas de prova, receberam a bandeira quadriculada em P4 e P11. O próximo desafio do Alpine Endurance Team será entre os dias 07 e 09 de maio, durante o final de semana das 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Confira os depoimentos dos pilotos após as 6 Horas de Ímola:
António Félix da Costa, carro nº35:
“Estou feliz com o nosso desempenho em uma corrida tão exigente, com muitas neutralizações. Tomar as decisões corretas de estratégia não foi fácil, mas a equipe fez um ótimo trabalho e conseguimos extrair o máximo do carro neste fim de semana. Ferdinand e Charles fizeram uma corrida incrível. Podemos ficar satisfeitos com esse quarto lugar para começar a temporada. Agradeço a toda a equipe pelas boas vindas. Agora é focar em Spa e nos preparativos para as 24 Horas de Le Mans.”
Charles Milesi, carro nº35:
“Foi uma boa corrida. Perdemos um pouco de tempo ao trocar os quatro pneus durante o primeiro Virtual Safety Car, mas ainda assim conseguimos otimizar nosso desempenho. Os três primeiros estavam em outro nível hoje, e este resultado provavelmente foi o melhor que poderíamos alcançar. Podemos ficar satisfeitos com o trabalho feito durante o inverno e sabemos onde ainda precisamos melhorar. Spa será um passo importante para voltarmos ainda mais fortes e continuar nossa preparação para Le Mans.”
Ferdinand Habsburg, carro nº35:
“Parabéns à equipe, pois este resultado marca nosso melhor início de temporada desde o começo do programa. Todos deram o máximo, e podemos nos orgulhar da forma como conduzimos a corrida, do nosso nível de desempenho e do espírito demonstrado. Gostei muito de trabalhar com meus novos engenheiros e companheiros de equipe, enquanto continuo me adaptando ao carro, especialmente no tráfego, onde a sensação é diferente do ano passado. Tivemos ótimas disputas, e quero parabenizar António e Charles, que fizeram um trabalho incrível ao transformar uma largada em sétimo lugar em uma quarta posição em um campeonato tão competitivo.”
Frédéric Makowiecki, carro nº36:
“Mostramos um potencial encorajador em alguns momentos. Nosso ritmo estava claramente forte com pista livre. No entanto, tivemos mais dificuldades no tráfego, e esse é um ponto-chave que precisamos melhorar daqui para frente. Esta corrida nos trouxe informações valiosas, especialmente com a próxima etapa já tão próxima. Agora vamos focar em Spa-Francorchamps, uma corrida importante para extrair todo o nosso potencial e o último grande teste antes de Le Mans.”
Jules Gounon, carro nº36:
“Foi uma corrida muito difícil para nós, e terminar fora do top-10 é naturalmente decepcionante. Tivemos alguns pequenos problemas que nos atrasaram, além de uma penalidade. Ainda assim, tínhamos ritmo, e o quarto lugar do carro irmão prova isso. Vamos analisar a corrida e ver onde podemos melhorar para voltar mais fortes em Spa.”
Victor Martins, carro nº36:
“Foi um fim de semana positivo no geral. Aprendi muito, especialmente sobre aspectos das corridas de endurance que eram completamente novos para mim. O tráfego em corrida é muito diferente do tráfego nos treinos, e isso foi um dos fatores-chave hoje. Nosso ritmo foi competitivo e senti que fiz um bom trabalho. O objetivo agora é evoluir a partir deste fim de semana, continuar progredindo, otimizar cada detalhe e evitar erros. Spa será outra oportunidade para marcar pontos. Também estou muito feliz com o desempenho do carro irmão. Eles fizeram um excelente trabalho, e isso mostra que toda a equipe está indo na direção certa e nos entregando um carro competitivo.”
