Entre em contato conosco

WEC

Alpine encara o desafio tropical de Interlagos com confiança renovada

Publicado:

em

Foto: Vinícius de Oliveira/Vai Que Tô Te Vendo
Foto: Vinícius de Oliveira/Vai Que Tô Te Vendo

Equipe francesa busca manter o bom momento nas 6 Horas de São Paulo após pódios na Europa e top 10 em Le Mans

A segunda metade do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) começa oficialmente neste fim de semana com as 6 Horas de São Paulo, e a Alpine Endurance Team chega ao Brasil embalada por bons resultados e determinada a seguir em ascensão. Depois de conquistar dois pódios nas etapas de Imola e Spa-Francorchamps e garantir um duplo top 10 nas exigentes 24 Horas de Le Mans, a equipe francesa aposta em sua crescente experiência com o protótipo Alpine A424 para fazer bonito no desafiador circuito de Interlagos.

Instalada a 800 metros de altitude e com um traçado técnico e exigente, a pista brasileira representa um obstáculo singular dentro do calendário do FIA WEC. Com suas curvas de alta e baixa velocidade, mudanças constantes de elevação e a tradicional direção anti-horária, o Autódromo José Carlos Pace impõe desgaste acentuado aos pneus do lado direito e exige excelente preparo físico dos pilotos. São 4.309 metros divididos em três setores bastante distintos: um primeiro trecho sinuoso e curto, um segundo repleto de curvas técnicas e um terceiro de aceleração total, que culmina na subida dos boxes, ladeada pelas arquibancadas sempre lotadas.

Além dos desafios da pista, o clima instável da capital paulista nesta época do ano adiciona um grau extra de incerteza. A Alpine sabe disso – em 2024, a equipe enfrentou dificuldades justamente com o gerenciamento de tráfego e a imprevisibilidade do tempo. Desta vez, no entanto, o time liderado por Philippe Sinault promete vir mais preparado. Com dados colhidos na edição passada e importantes avanços no desenvolvimento do A424 ao longo do ano, a expectativa é de um desempenho mais competitivo.

O carro nº35 contará novamente com Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin, enquanto o nº36 terá Frédéric Makowiecki e Mick Schumacher, que seguem ajudando o recém-chegado Jules Gounon a se adaptar ao protótipo e ao circuito paulista. Embora o francês ainda não tenha corrido em Interlagos, ele se dedicou intensamente na preparação em simulador, aproveitando a experiência dos colegas para se familiarizar com as particularidades do traçado brasileiro.

A programação do fim de semana seguirá o formato tradicional do WEC, com duas sessões de treinos livres na sexta-feira, mais uma no sábado, antes da qualificação e da sessão Hyperpole. A largada para as 6 Horas de São Paulo está marcada para domingo, às 11h30 no horário de Brasília (16h30 CEST).

Para o chefe de equipe Philippe Sinault, a prova brasileira é uma das mais singulares do campeonato. “Interlagos é um circuito à moda antiga, com cambagens, variações de relevo e zonas de frenagem complexas. O carro precisa ser estável e confiável nessas condições. No ano passado, sofremos por falta de experiência e conhecimento dos pneus. Este ano, queremos capitalizar em cima da nossa evolução e mostrar que aprendemos. O objetivo é claro: fazer melhor do que em 2024 e consolidar nosso progresso em uma pista lendária.”

As 6 horas de São Paulo vem ai, e você pode garantir as peças da Collab do Vai que tô te vendo com a Mórfula para a próxima etapa aqui 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.