Entre em contato conosco

Le Mans Cup

43 carros na final da Le Mans Cup em Portimão

Publicado:

em

Le Mans Cup
Foto: Marcel Wulf

O Autódromo Internacional do Algarve será o cenário da última e decisiva etapa da Michelin Le Mans Cup 2025. A corrida, que terá duração de duas horas, definirá os campeões das classes LMP3 Pro/Am e GT3, encerrando uma temporada marcada por equilíbrio e disputas intensas. Com 43 carros inscritos, o evento reunirá 86 pilotos e 29 equipes representando 25 países, consolidando-se como um dos grids mais diversos e competitivos do automobilismo europeu.

Na LMP3, o título já foi decidido na rodada anterior, em Silverstone, com a dupla Hugo Schwarze e Hadrien David, da equipe R-ace GP, garantindo o campeonato após vitórias dominantes em Spa-Francorchamps e Silverstone. Apesar disso, o clima em Portimão promete ser de pura rivalidade, com os adversários buscando encerrar o ano com uma vitória de prestígio. Schwarze e David, no carro nº 85 Duqueine-Toyota, entram na pista determinados a fechar a temporada com mais um desempenho de destaque, mas terão de enfrentar a forte concorrência de 17 carros.

Entre os principais oponentes estão os vencedores da primeira etapa, Cédric Oltramare e David Droux, da CLX Motorsport, com o Ligier nº 97. A equipe também aposta na dupla Alvise Rodella e Pierre-Alexandre Provost, que pilotam o segundo carro do time. Outro destaque será o carro nº 50 da 23Events Racing, comandado por Léna Bühler e Matteo Quintarelli, vencedores do tradicional Road to Le Mans. No grid, a principal novidade é a entrada do britânico Kristian Brookes, que se junta a Sacha Lehmann no nº 26 da Bretton Racing, substituindo o antigo parceiro e trazendo nova dinâmica à equipe.

Na LMP3 Pro/Am, o título segue completamente em aberto, com quatro equipes ainda com chances de se consagrar campeãs. O Ligier nº 71 da Rinaldi Racing, conduzido por Stefan Aust e Felipe Fernandez-Laser, chega à decisão na liderança, com oito pontos de vantagem sobre o carro nº 66 da mesma equipe. O equilíbrio interno é tanto que até mesmo a rivalidade entre os companheiros Steve Parrow e Griffin Peebles promete esquentar a disputa. Apenas quatro pontos separam os dois, após Peebles ter ficado fora da etapa de Le Mans.

Logo atrás, Gillian Henrion e Eric De Doncker, vencedores em Spa, mantêm o carro da Motorsport98 ainda na briga, 12 pontos atrás dos líderes. Fechando o quarteto de candidatos, Julien Lemoine e Paul Trojani, da ANS Motorsport, precisam de um desempenho quase perfeito para tirar os 20 pontos de desvantagem e conquistar o título. A categoria também traz novidades, como o retorno de George Nakas ao lado de Fraser Ross no nº 58 da GG Classics e as estreias de Chun Tin Chou (23Events Racing nº 28) e do português José Cautela, que competirá no nº 34 da Inter Europol.

Se na LMP3 Pro/Am a disputa é intensa, na GT3 a situação não é diferente. O Ferrari nº 51 da AF Corse, pilotado por Alessandro Cozzi e Eliseo Donno, lidera com 16 pontos de vantagem, mesmo sem ter vencido nenhuma corrida em 2025. A consistência — com pódios em todas as seis etapas — é a principal arma da equipe italiana na busca pelo décimo título do MLMC GT3. No entanto, o time terá de resistir à pressão dos rivais da Kessel Racing: o Ferrari nº 33 de Murat Ruhi Çuhadaroğlu e David Cleto Fumanelli, que venceram em Barcelona e Spa, e o carro nº 74 de Lorenzo Ferdinando Innocenti e Andrea Belicchi, apenas três pontos atrás.

Ainda na briga, o Aston Martin Vantage nº 11 da Code Racing Development, guiado por Philipp Sager e Valentin Hasse Clot, precisa de uma combinação perfeita de resultados para tirar os 26 pontos de desvantagem e sonhar com o título. Fora da disputa, mas com boas chances de vitória, estão as Iron Dames, com Vanina Ickx e Marta Garcia Lopez, que venceram a última etapa em Silverstone e querem encerrar o ano em alta.

Para completar o grid, a equipe britânica Blackthorn retorna com um Aston Martin Vantage GT3 EVO, comandado pelos pilotos Alexander Martin e Charles Bateman, em uma participação única. Com disputas equilibradas, novos nomes e uma mistura de experiência e juventude, a decisão da Michelin Le Mans Cup 2025 em Portimão promete ser um espetáculo de velocidade e estratégia — um verdadeiro encerramento de ouro para a temporada.

A Michelin Le Mans Series também pode ser acompanhada com narração em português, trazendo ainda mais emoção para os fãs brasileiros e lusófonos do endurance. As transmissões ficam por conta do canal A Mil por Hora, comandado pelo experiente jornalista e comentarista Rodrigo Mattar, referência no automobilismo internacional.

Equipe-se para as corridas e decore a sua casa com nossa seleção de produtos sobre esportes a motor no Mercado Livre! https://mercadolivre.com/sec/2iWk63k

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.