Entre em contato conosco

Automobilismo

Ross Chastain vence em Talladega após ultrapassagem na última volta

Publicado:

em

Quem ligou sua TV para a seção dominical de automobilismo neste feriadão provavelmente fez seu ritual acompanhado da musica “Sweet Home Alabama”. Sim prezado fã da Nascar, estamos em Talladega.

Também conhecido como “A casa do big one”, Talladega é a maior e mais rápida Supespeedway do circo da Nascar. Embora não tenha exatamente o prestígio da Daytona 500, a prova no estado do Alabama é muito tradicional e pista acaba superando por pouco Daytona em alguns números.

Além de todo show da Nascar, a edição 2022 da Geico 500 nos trouxe também o icônico número #28 de Davey Allison. Pilotado por Clint Bowyer, foi uma homenagem aos 35 anos da primeira vitória de Davey Allison, que aconteceu exatamente em Taladega.

Foto: Divulgação Nascar

 

Stage 1

Chistopher Bell (#20) largou na pole, dividindo a pista com Martin Truex Jr. (#19), mas não demorou muito para que Daniel Suarez (#99) assumisse a liderança.

Como é tradicional nas superspeedways, a prova começou com os carros em 3 fileiras (triwide). Suarez estava na parte interna da pista, que começou a ganhar distância dos demais carros ao longo do segmento.

A janela de abastecimento veio em bandeira verde e na volta 34 os Ford foram os primeiros carros a parar. Na volta seguinte foi a vez dos Toyota, e na volta 36 os carros da Chevrolet. Os pilotos Joey Logano (#22), Harrison Burton (#21), Kyle Busch (#18) e Cole Custer (#41) vieram por último.

Suarez foi um dos pouco que optou por trocar os pneus, e a decisão custou a ele algumas posições. Assim, a porta ficou aberta para Kyle Larson (#5) assumir a liderança.

Os carros se agruparam em duas fileiras, e a aproximação do pelotão com os retardatários Ross Chastain (#1) e Michael McDowell (#34), era a oportunidade que Bubba Wallace estava esperando para ultrapassar Larson e assumir a liderança.

Faltando somente 4 voltas, Daniel Hemric (#16) perdeu o controle do carro, atingindo Chase Briscoe (#14) e Chris Buescher(#17), e causando o primeiro acidente da prova.

Com a Bandeira amarela, Buba Wallace levou a vitória deste primeiro estágio.

Foto: Divulgação Nascar

 

Stage 2

Larson largou na frente, mas logo foi ultrapassado por Buba Wallace, que por sua vez também não conseguiu ficar por muito tempo na liderança e perdeu a posição para Erik Jones (#43).

Greg Biffle rodou na curva 4, e tivemos bandeira amarela. Algumas equipes optaram por trocar os 4 pneus e outras somente por combustível nos pits.

Willin Byron (#24) lidera após os pits, mas Bubba Wallace empurrou até Joey Logano (#22) contra o muro e tivemos um acidente envolvendo multiplos carros: Joey Logano, Austin Cindric, Brad Keselowski, Harrison Burton, Todd Gilliland, Cole Custer, Ty Dillon Ricky Stenhouse Jr., Daniel Suarez.

A relargada foi liderada por Martin Truex Jr, mas Cody Ware (#51) rodou e trouxe mais uma bandeira amarela.

Com a parada, William Byron assumiu a liderança, e conseguiu manter a posição pelos ultimas 10 voltas, faturando a vitória do segundo estágio.

Foto: Divulgação Nascar

 

Final Stage

Para encerrar a Talladega 2022, Kyle Bush e Erik Jones largaram disputando a liderança.

Normalmente o último estágio é sempre o mais agitado de Talladega, mas neste domingo a Nascar não conseguiu surpreender seu público, exceto pela última volta.

A medida que os carros foram se alinhando em uma fila única, Ryan Blaney (#12) assumiu a liderança, seguido por Buba Wallace, e assim os carros seguiram por muitas voltas.

Os pits aconteceram em bandeira verde faltando 29 voltas para o fim da corrida. Houve confusão na saída dos boxes, com Chrsitopher Bell sendo arremessado contra o muro após um contato com Kyle Busch.

Como padrão nas superspeedways, com a aproximação do final da prova a fila única acabou sendo dividida em 2 grupos. Larson assumiu a liderança pela fila interna, enquanto Erik Jones liderava pela fila externa.

Na última volta Larson arriscou tudo na tentativa de ultrapassar Erick Jones, mas bateu em Kurt Busch. Ross Chastain que vinha logo atrás aproveitou a confusão para ultrapassar os lideres na ultima curva e vencer em Talladega.

 

Resultados

 

1. Ross Chastain
2. Austin Dillon
3. Kyle Busch
4. Kyle Larson
5. Martin Truex Jr
6. Erik Jones
7. Chase Elliott
8. Michael McDowell
9. Alex Bowman
10. Kevin Harvick
11. Ryan Blaney
12. Justin Haley
13. Aric Almirola
14. Corey LaJoie
15. William Byron
16. Kurt Busch
17. Bubba Wallace
18. Denny Hamlin
19. Landon Casill
20. Noah Gragson
21. Austin Cindric
22. Christopher Bell
23. Brad Keselowski
24. David Ragan
25. JJ Yeley
26. BJ McLeod
27. Todd Gilliland
28. Cody Ware
29. Cole Custer
30. Ricky Stenhouse Jr
31. Daniel Suarez
32. Joey Logano
33. Ty Dillon
34. Harrison Burton
35. Greg Biffle
36. Daniel Hemric
37. Chase Briscoe
38. Chris Buescher
39. Tyler Reddick

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.