Entre em contato conosco

Automobilismo

12 Horas de Bathurst: Principal prova de endurance da Austrália retorna ao tradicional circuito de Mount Panorama

Publicado:

em

Uma das principais corridas de resistência mais importante do mundo acontece neste fim de semana como parte da primeira etapa do IGTC

Compartilhe esta publicação

E é neste fim de semana que marca o tão esperado retorno das 12 Horas de Bathurst, em Mount Panorama, pelo Intercontinental GT Challenge, corrida que teve de ser adiada em 2021 por conta da COVID 19. A prova conta com mudanças, a mais visível é a maior participação de competidores da região, e apenas uma equipe estrangeira presente no pelotão.

Sem dúvidas o grid está bem mais “enxuto” se compararmos com a última edição de 2020, etapa que contou com 39 inscritos, 19 carros a mais que esse ano. Outras mudanças incluem o formato Pro-Am, que obriga as equipes a terem um piloto amador em suas formações. No entanto, o campo de 20 carros, 15 dos quais GT3, não torna a corrida menos emocionante pela vitória final.

O evento terá a participação de estrelas locais, principalmente do Supercars, como Shane Van Gisbergen, Chaz Mostert e o sete vezes campeão da categoria australiana Craig Lowndes. Os estrangeiros presentes na disputa são: Ben Barker (ING), Jules Gounon (FRA), Luca Stolz (GER), o austríaco Martin Konrad, o sul-africano Kelvin Van der Linde, além do príncipe Malaio, Jeffri Ibrahim.

A equipe Craft-Bamboo Racing, única participante internacional, trás os pilotos de fábrica da Mercedes AMG Maro Engel (GER) e o espanhol Dani Juncadella com o macaense Kevin Tse.

Com o formato Pro-Am para a edição deste ano, as escalações Pro estão sendo definidos para serem permitidos novamente já no próximo ano, juntamente com o retorno da tradicional data do evento, que é fevereiro. A organização também prevê o regresso dos grandes concorrentes internacionais de GT e suporte dos fabricantes GT3.

Calendário de 2022 do Intercontinental GT Challenge

Apesar de mais um ano sem as 10 horas de Suzuka, etapa que está fora do calendário IGTC desde 2019 devido à pandemia, a temporada segue normalmente com quatro etapas. Após Bathurst, as 24h de Spa-Francorchamps, principal corrida da série, ocorre nos dias 28 a 31 de Julho, seguido pelas 8h de Indianápolis, nos dias 7 e 9 de outubro, fechando na África do Sul, nas 9h de Kyalami, de 1 a 3 de dezembro.

 

Imagens: Craft-Bamboo e Bathurst 12 Hour

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.