Entre em contato conosco

Automobilismo

Wehrlein volta a vencer na Fórmula E

Publicado:

em

Wehrlein

A equipe Maserati MSG Racing retornou ao pódio na primeira corrida do Jakarta E-Prix de 2023, com Maximilian Günther conquistando o terceiro lugar após largar da pole position na capital da Indonésia. O jovem alemão manteve a liderança, enquanto Edo perdeu terreno após ser ultrapassado por Robin Frijns, embora tenha logo recuperado a posição do holandês no final da terceira volta. A vitória ficou com o também alemão Wehrlein.

Enquanto economizava energia durante a fase inicial, Max cedeu a liderança da corrida para Pascal Wehrlein na quarta volta, mas ultrapassou o piloto da Porsche quando este ativou o Modo de Ataque uma volta depois. Max ativou o seu primeiro uso do Modo de Ataque em resposta e, após recuperar a liderança, se estabeleceu em segundo lugar com sua ativação final. Enquanto isso, Edo permaneceu na briga pelo quinto lugar e, após uma batalha inicial com Jean-Eric Vergne, entrou em duelo com Nick Cassidy, ultrapassando o neozelandês na 26ª volta das 36 voltas totais.

Na disputa pela liderança, Max perdeu posição para Jake Dennis, que optou por uma estratégia de pit stop tardio, e terminou em terceiro lugar após perseguir o britânico até a bandeirada. Edo completou um duplo resultado entre os dez primeiros, garantindo o sexto lugar e somando um total de 26 pontos na primeira corrida, permitindo que a Maserati MSG Racing ultrapassasse a Nissan no Campeonato Mundial de Equipes.

A CORRIDA

Na primeira corrida do evento duplo em Jacarta, Wehrlein largou em terceiro lugar e trocou de posições pela liderança com Maximilian Günther nas primeiras voltas do E-Prix, passando pelo seu compatriota na quarta volta.  Ainda na primeira volta o piloto da McLaren Rene Rast viu a dupla de pilotos neozelandeses Nick Cassidy e Mitch Evans o ultrapassar, quanto isso o brasileiro Sérgio Sette Câmara perdia uma posição para Hughes.

Buemi que havia caído para ultimo, recuperou três posições na segunda volta, mas precisou ir para os boxes. Na altura da quarta volta os pilotos começaram a ativar o modo attack o que durou até a volta quatorze. 

A volta 17 contou com as ultrapassagens sendo realizadas sem o modo ataque ativado, com destaque para Dennis que passou Vandoorne o atual campeão da categoria. 

Uma disputa entre Vergne e Cassidy resultou em um toque entre os dois pilotos com o piloto da Envision quase rodando. Na volta seguinte (21) Dennis foi para cima de Günther, ultrapassando o piloto da Maserati e alcançando o segundo lugar na prova. A próxima disputa seria na volta 24 entre Dennis, Günther, Vandoorne e Vergne pelo segundo lugar.

Com uma prova sem muitas disputas a emoção foi aparecer na volta 34 quando novamente Sam Bird bateu em seu companheiro de equipe Mitch Evans, fazendo com que o mesmo fosse parar na area de escape. 

A prova terminou com Dennis que largou em segundo terminando na mesma posição, sem ter poder suficiente para superar Wehrlein. Günther não conseguiu encontrar uma maneira de ultrapassar e acabou em terceiro. Os companheiros de equipe da DS PENSKE, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, terminaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, enquanto o companheiro de equipe de Günther na Maserati, Edoardo Mortara, ficou em sexto. O líder do campeonato, Nick Cassidy terminou em sétimo lugar, seguido por António Félix da Costa, Robin Frijns e Jake Hughes fechando o top 10.

O QUE ELES DISSERAM:

“Mostramos uma ótima performance em equipe hoje. Desde o primeiro sinal verde na sexta-feira, o carro estava em uma boa posição e o Max liderou todas as sessões e garantiu uma pole position dominante na classificação. A equipe executou uma corrida forte e foi bom retornar ao pódio. Depois de perder toda a FP2, o Edo teve uma recuperação verdadeiramente notável ao se classificar em sexto e alcançar seu melhor resultado da temporada até agora, além de garantir nossa maior pontuação até o momento. Temos muitos dados para analisar e acredito que ainda podemos extrair mais desempenho, então agora precisamos nos reagrupar e voltar ainda mais fortes amanhã.” – James Rossiter, Diretor de Equipe, Maserati MSG Racing:

“Um dia positivo para mim e é bom estar de volta ao top 10. Mostramos um bom ritmo no início da FP1 e, apesar de perder algum tempo de pista na FP2, consegui chegar aos duelos e largar em sexto. A alta temperatura e umidade tornaram a corrida muito intensa e, devido à falta de economia de energia, não vimos muitas ultrapassagens. Terminei onde comecei e marquei bons pontos para a equipe, e agora precisamos garantir que mantenhamos esse nível de desempenho pelo resto da temporada.” –  Edoardo Mortara

“Como piloto de corrida, quando você larga da pole position, sempre quer vencer, mas estou feliz e satisfeito com a performance de hoje. Tive um bom carro sob mim, lideramos por algumas voltas no início e estivemos na briga o tempo todo, mas infelizmente não tivemos desempenho suficiente para vencer o Pascal [Wehrlein] e o Jake [Dennis]. É bom estar de volta ao pódio e estou feliz com o que conquistamos até agora neste fim de semana. Nos dedicamos ao máximo hoje e vamos tentar continuar melhorando e construindo sobre nosso progresso para esperançosamente alcançar o mesmo, ou até mesmo um resultado melhor, amanhã.” – Maximilian Günther

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.