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Michelin Pilot Challenge

Vitória de estreia da Kellymoss com Riley no Desafio Michelin Pilot com Riley

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Kellymoss

Dickinson utiliza estratégia perfeita para vencer o Desafio BMW M Endurance; JDC-Miller conquista vitória milagrosa na classe TCR

A Kellymoss com Riley desfrutou de uma estreia vitoriosa no IMSA Michelin Pilot Challenge na sexta-feira no Daytona International Speedway, e não poderia ter sido mais dramática.

Riley Dickinson, que venceu o campeonato da classe Pro da Porsche Carrera Cup North America em 2023, exibiu habilidades notáveis de economia de combustível que tornaram uma estratégia de pit ousada, orquestrada pelo lendário engenheiro Bill Riley, perfeita.

Dickinson começou a última volta em segundo lugar no No. 91 Kellymoss com Riley Porsche 718 GT4 RS Clubsport, mas assumiu a liderança geral da classe Grand Sport (GS) e do Desafio BMW M Endurance quando Kenton Koch fez uma parada no No. 92 Random Vandals Racing BMW M4 GT4 (G82) para um reabastecimento.

Dickinson, que se juntou a Michael McCarthy e Brady Golan, tinha combustível suficiente a bordo para resistir a Daniel Morad, que estava se aproximando rapidamente no No. 57 Winward Racing Mercedes-AMG GT GT4, e vencer a abertura da temporada. O Porsche da Kellymoss com Riley cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 1,936 segundos. Matt Plumb e Owen Trinkler terminaram em terceiro no No. 46 Team TGM Aston Martin Vantage GT4, 6,554 segundos atrás.

Riley decidiu que Dickinson deveria fazer um pit para reabastecer perto do final de uma bandeira amarela com uma hora restante na corrida de quatro horas. O Porsche No. 91 estava em décimo lugar entrando nos últimos 15 minutos, mas um por um os concorrentes foram forçados a parar para reabastecer.

Tornando o último trecho de Dickinson ainda mais incrível, ele revelou que foi a primeira vez que ele foi solicitado a economizar combustível – a Porsche Carrera Cup consiste em corridas de sprint de 40 minutos onde a economia de combustível não é uma preocupação.

“No final das contas, devemos dar um grande destaque para Bill Riley pela estratégia”, disse Dickinson, um nativo do Texas de 21 anos. “Ele foi o cérebro por trás da economia de combustível. Foi a primeira vez que fiz uma economia de combustível ao vivo durante uma corrida, então foi definitivamente uma experiência de aprender no trabalho.

“Este foi um programa de última hora”, acrescentou Dickinson. “Há menos de três semanas decidimos dar luz verde a isso. Para ser honesto, ter tudo acontecido da maneira que aconteceu é um sonho se tornando realidade. Foi uma temporada de altos e baixos para mim, então isso definitivamente parece muito gratificante agora.

A estreia no Michelin Pilot Challenge foi um bônus inesperado para a organização Kellymoss, um veterano de longa data no automobilismo agora de propriedade de Andy Kilcoyne e Victoria Thomas.

“Estávamos realmente esperando por um top 10, na melhor das hipóteses, então não poderíamos estar mais animados”, disse Victoria Thomas, co-proprietária da Kellymoss com Riley. “A estratégia de Riley foi absolutamente espetacular, e a formação desses três jovens caras, você não pode superar. Estamos muito animados com a temporada.

Audi da JDC-Miller faz Recuperação ‘Hail Mary’ para Vencer a Classe TCR

Mikey Taylor venceu duas corridas para a JDC-Miller MotorSports na sexta-feira. A primeira foi de e para o Aeroporto Internacional de Orlando de manhã para pegar uma peça crítica a ser instalada no Audi RS3 LMS TCR No. 17 da Unidade da equipe. Miller e o co-piloto Chris Taylor então avançaram para a frente e capturaram a abertura da temporada da classe Touring Car (TCR).

Depois de dar seis voltas no treino livre de abertura do Michelin Pilot Challenge na quarta-feira, a equipe não conseguiu ligar o carro na quinta-feira. O No. 17 ficou de fora do treino e da classificação de quinta-feira enquanto a equipe da JDC-Miller se apressava para substituir várias peças no Audi sem sucesso para fazê-lo reiniciar. O que eles não tinham à mão para trocar era a unidade de controle do motor (ECU), mas a mais próxima que conseguiram encontrar estava no México.

Foram feitos arranjos para alguém voar com a peça para Orlando na manhã cedo de sexta-feira e Taylor os encontrou e a ECU no aeroporto e correu de volta para Daytona.

“Não estávamos respeitando o limite de velocidade para voltar aqui”, disse Taylor, “e chegamos bem na hora. Milagrosamente, o carro funcionou porque não tínhamos ideia de que as peças que tínhamos realmente resolveriam o problema. Foi um verdadeiro Hail Mary e tivemos muita sorte hoje.

“Nunca vi nada assim em minha carreira”, acrescentou, “e não quero fazer parte disso novamente porque é muito estressante.

Começando no final do grid TCR, Miller soube rapidamente que tinha um carro rápido e subiu para quarto lugar na classe menos de meia hora na corrida. Taylor levou o No. 17 para a liderança pela primeira vez logo após a metade do percurso e acabou liderando todas, exceto quatro das 53 últimas voltas ao redor do circuito de 3,56 milhas.

Não que tenha sido fácil. Taylor resistiu aos desafios de Denis Dupont no No. 76 Bryan Herta Autosport com Hyundai Elantra N TCR, Tom O’Gorman no No.

15 Rockwell Autosport Development Audi RS3 LMS SEQ e Mark Wilkins no No. 98 BHA Hyundai. A margem de vitória foi de 20,408 segundos sobre Dupont, Preston Brown e Nick Looijmans no No. 76 Hyundai, mas apenas porque Dupont ficou sem combustível ao cruzar a linha de chegada.

Foi a oitava vitória de Taylor no Michelin Pilot Challenge, a sexta para Miller e a segunda deles juntos em Daytona – a outra em 2021.

Foi também particularmente gratificante por razões além da recuperação milagrosa. Aliviou as feridas do modo como a temporada de 2023 terminou, quando uma saída precoce da final da temporada encerrou uma disputa pelo campeonato TCR. Os membros da equipe também souberam na noite de quinta-feira que Jay Cottrell, ex-membro da equipe JDC-Miller, faleceu e dedicaram a vitória a ele.

“Foi bom poder fazer isso e ter toda a equipe se unindo para tentar vencê-lo”, disse Miller. “Se sente especialmente especial por isso.

O Michelin Pilot Challenge retorna à ação em 15 de março com a Alan Jay Automotive Network 120 no Sebring International Raceway.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz e  Mark Robinson / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

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