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Três Observações: Mobil 1 Doze Horas de Sebring

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A “Vitória” da Lambo, Gerenciando seus Michelins e Dobrando na Flórida

Bem, aquela foi uma final bastante emocionante para as Mobil 1 Doze Horas de Sebring de 2024 Apresentadas pela Cadillac. Não tão dramática (ou cara!) como o derby de demolição pré-bandeira quadriculada de 2023, mas ainda assim bastante emocionante com Louis Deletraz passando à frente do determinado Sebastien Bourdais, da No. 01 Cadillac Racing Cadillac V-Series.R nos momentos finais para a vitória geral no No. 40 Wayne Taylor Racing com Andretti Acura ARX-06.

Cerca de 15 minutos antes, Jack Hawksworth, no No. 14 Vasser Sullivan Lexus RC F GT3, ultrapassou Daniel Serra, no No. 62 Risi Competizione Ferrari 296 GT3, na Curva 1 para conquistar a liderança da Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) que ele manteria até o final. E mesmo que os vencedores das classes Grand Touring Daytona (GTD) e Le Mans Prototype 2 (LMP2) – o No. 57 Winward Racing Mercedes-AMG GT3 e o No. 18 Era Motorsport ORECA LMP2 07 – mantivessem suas posições durante a última hora, dificilmente foi um passeio de sábado à noite, testemunhe suas margens de vitória de 0,646 e 1,127 segundos, respectivamente.

Então, o que mais podemos observar da peregrinação anual do IMSA WeatherTech Sports Car Championship para o Sebring International Raceway?

Uma Vitória de Certa Forma

Não há tal coisa como uma vitória moral no automobilismo. No entanto, o sétimo lugar do Lamborghini Iron Lynx Lamborghini SC63 na sua estreia no IMSA certamente equivale a um sucesso qualificado. Com a compreensão de que a única entrada verdadeiramente bem-sucedida da Grand Touring Prototype (GTP) foi a do vitorioso WTRAndretti Acura, o fato de o novo Lambo ter completado 12 horas exaustivas de corrida em torno do desafiador circuito de 3,74 milhas de Sebring com um mínimo de problemas mecânicos deve ter sido satisfatório e encorajador para a Lamborghini e a equipe Iron Lynx.

O fato de o “Verde Mantis” ter terminado na volta do líder e os pilotos Romain Grosjean, Matteo Cairoli e Andrea Caldarelli terem registrado tempos de volta competitivos – a melhor volta do carro foi apenas 0,653 segundos mais lenta do que a melhor volta do Acura vencedor (e mais rápida do que a do Cadillac em segundo lugar) – é igualmente promissor, especialmente considerando que a principal prioridade era percorrer a distância completa em vez de estabelecer recordes de velocidade. No geral, o desempenho anunciou sem dúvida que a Lamborghini está no caminho certo para se juntar a Acura, BMW, Cadillac e Porsche como uma potencial vencedora na GTP.

Corrida Dinâmica

A combinação de 12 horas intensas de corrida em Sebring, juntamente com um número limitado de pneus Michelin, resultou em uma corrida que pode ser melhor descrita como dinâmica em todas as quatro classes. A superfície do circuito de trepidação, aliada a condições que variavam de amenas no meio da manhã, a quentes e úmidas do meio-dia até a tarde, seguidas do relativo frescor da noite, significava que engenheiros de corrida, mecânicos e pilotos estavam constantemente buscando as condições da pista.

E com um número limitado de jogos de pneus disponíveis para os carros em cada classe para a corrida (11 jogos para GTP, 12 para LMP2, 15 para GTD e GTD PRO), as equipes não tiveram escolha senão usar vários jogos por duas vezes durante o curso da corrida – sempre com o objetivo de ter seus carros com pneus novos na última hora ou duas. O fato de o desempenho dos pneus (por projeto) ser sujeito a uma degradação significativa à medida que as milhas se acumulavam só acrescentava ao desafio.

Inevitavelmente, o desempenho de qualquer carro estava sujeito a altos e baixos com base não apenas em quão bem ele (e seus pilotos) se adaptavam às condições da pista em constante mudança, mas também em se seus pneus estavam sendo usados duas vezes e, talvez mais importante, em como os pilotos “gerenciavam” esses pneus. Abusar deles enquanto lutava por posição ou em busca de tempos de volta rápidos na primeira perna? Esteja preparado para passar a segunda perna buscando aderência e/ou lamentando as décimas extras obtidas às custas da vida útil do pneu na primeira perna.

Assim, nove dos 11 iniciantes da GTP, 11 dos 13 da LMP2, seis dos 12 da GTD PRO e 10 dos 22 da GTD foram creditados por liderar sua classe uma vez ou mais durante a corrida.

Sim, houve uma série de fatores além da velocidade absoluta para explicar esses números, mas de qualquer forma que se olhe para isso, essa é uma competição dinâmica.

Campeões das 36 Horas da Flórida

A Winward Racing e a Era Motorsport desfrutaram de grande sucesso nas “36 Horas da Flórida de 2024”. Após as vitórias em suas classes GTD e LMP2, respectivamente, na Rolex 24 At Daytona, ambas as equipes emergiram vitoriosas também em Sebring. Eles também seguiram caminhos diferentes para o sucesso em Sebring.

A Winward não se ajudou ao usar sensores não aprovados no Mercedes No. 57 na classificação, uma decisão que resultou no tempo de pole position de Philip Ellis sendo anulado e o Mercedes vencedor de Daytona sendo movido para o final do campo da GTD. No entanto, um carro rápido é um carro rápido, e levou um pouco mais de duas horas para a entrada da Winward subir para a liderança da classe. Posteriormente, Ellis, Russell Ward e Indy Dontje raramente estiveram fora do top três e assumiram a liderança de vez com cerca de uma hora e 20 minutos restantes.

Da mesma forma, o No. 18 Era ORECA começou em P10 no campo da LMP2. Depois de sobreviver a um rodopio do jovem fenômeno Connor Zilisch que colocou o No. 18 fora da sequência de pit stops com os outros carros da LMP2, eles se viram em quarto lugar quando a última hora se aproximava do final. No entanto, os três líderes tiveram pouco escolha a não ser parar para um splash de combustível para poderem ir até o fim, abrindo caminho para que a equipe Era conquistasse sua segunda vitória de uma temporada ainda jovem.

O próximo desafio para o WeatherTech Championship é a série na Califórnia. O Acura Grand Prix of Long Beach contará apenas com as classes GTP e GTD em uma batalha de rua de 100 minutos em 20 de abril. Os competidores da GTD PRO se juntam à GTP e GTD no WeatherTech Raceway Laguna Seca para duas horas e 40 minutos de diversão em 12 de maio. Vamos ver o que acontece no Oeste.

Enquanto isso, a LMP2 retornará para a próxima rodada da IMSA Michelin Endurance Cup – as Seis Horas de The Glen – em 23 de junho.

Via assessoria de comunicação: David Phillips / Serviço IMSA Wire

Foto: IMSA

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