Entre em contato conosco

WEC

Toyota enfrenta revés na qualificação para as 24 Horas de Le Mans

Publicado:

em

Toyota
Foto: Toyota

Segundo o regulamento da categoria, quem causa bandeira vermelha no treino de quassificação perde o melhor tempo.

A Toyota teve um revés na qualificação para as 24 Horas de Le Mans, prova que faz parte da quarta rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024. Apesar da decepção, a equipe se mantém confiante e pronta para responder com um desempenho forte na corrida.

Os atuais campeões mundiais começarão a prova fora dos oito primeiros lugares após perderem a disputa do Hyperpole em uma qualificação turbulenta e repleta de contratempos. O #8 GR010 HYBRID, pilotado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, sofreu com o tráfego intenso durante todo o percurso, e Brendon foi um dos muitos pilotos líderes do Hypercar que não conseguiram mostrar seu verdadeiro potencial. O carro #8 largará na 11ª posição do grid.

Já o #7 GR010 HYBRID, guiado por Kamui Kobayashi, José María López e Nyck de Vries, conquistou a quarta volta mais rápida da qualificação. No entanto, a equipe teve todos os seus tempos de volta eliminados por causar uma bandeira vermelha no final da sessão, devido a um rodízio de Kamui. Como resultado, o #7 largará na última fila da área de hipercarros, na 23ª posição.

Apesar da qualificação decepcionante, a equipe está confiante e pronta para responder com um desempenho forte na corrida. As duas sessões de treinos livres realizadas antes da qualificação permitiram que a equipe fizesse progressos na sua preparação e otimizasse as configurações dos carros para a prova.

Os treinos

Os treinos livres começaram na tarde de quarta-feira, com uma sessão de três horas. Ambos os carros aproveitaram a oportunidade para otimizar as configurações de corrida e aprimorar a velocidade de volta para a qualificação. Brendon foi o mais rápido no #8, enquanto Nyck obteve o quinto lugar no #7.

Com 62 carros na pista, incluindo competidores das categorias LMP2 e LMGT3 mais lentos, o tráfego foi um fator importante na qualificação. Kamui e Brendon atrasaram suas primeiras voltas rápidas com pneus macios, e Kamui se beneficiou de uma pista limpa para segurar brevemente a pole provisória.

À medida que os pneus atingiam as temperaturas ideais, os tempos de volta melhoraram em todo o pelotão. Após todos os Hypercars terem completado suas primeiras voltas nos primeiros 20 minutos, Kamui estava em terceiro lugar e Brendon fora das posições Hyperpole.

O tráfego continuou a atrapalhar Brendon, que também rodou no início de sua volta e não conseguiu melhorar seu tempo. A qualificação terminou prematuramente quando Kamui rodou na gravilha no Karting. O #7 não sofreu danos, mas perdeu todos os seus tempos de volta por causar a bandeira vermelha. Brendon foi o 11º no #8 e errou o Hyperpole por apenas 0,301 segundos.

A primeira sessão noturna do evento, o segundo treino livre, fechou a ação do dia. O #7 necessitou de pequenos reparos, bem como a remoção da gravilha após o incidente na qualificação, e só chegou à pista por volta dos 25 minutos de sessão. Em uma sessão limpa, com tempos por volta marcadamente mais lentos do que no início do dia, Sébastien estabeleceu o ritmo no #8, enquanto a melhor volta de Nyck colocou o #7 em nono lugar.

Os preparativos para a corrida continuam na quinta-feira com quatro horas de treinos livres antes da prova. A largada das 24 Horas de Le Mans, tradicionalmente dada às 15h (horário local) no sábado, promete ser emocionante. Neste ano a prova será transmitida na integra no youtube do Esporte na Band e no Grande Prêmio.

  • As 6 Hrs de São Paulo vem ai e o Vai que tô te vendo junto com a Morfula preparou uma coleção com o tema da WEC não perca a chance de ter a sua peça. Clique Aqui!

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.