Entre em contato conosco

WEC

Testes bem-sucedidos para a Porsche e suas equipes de clientes no Catar

Publicado:

em

Catar

A Porsche Penske Motorsport parte para a primeira etapa do Campeonato Mundial de Resistência da FIA bem preparada. Durante os testes de dois dias no Circuito Internacional de Lusail, no Catar, os dois Porsche 963 de fábrica percorreram um total de 449 voltas. No próximo sábado, o mesmo local sediará a corrida de abertura da temporada de 2024. Os três protótipos híbridos idênticos da equipe Hertz Team Jota e da Proton Competition também foram igualmente convincentes durante o chamado Prologue do FIA WEC. Na nova classe LMGT3, a Manthey adquiriu alguma experiência inicial com seus dois Porsche 911 GT3 R na pista de Fórmula 1 perto da capital do Catar, Doha.

O prólogo
O prólogo do FIA WEC, originalmente planejado para sábado e domingo, foi adiado e encurtado devido a atrasos no transporte de equipamentos. A administração do Campeonato Mundial de Resistência marcou quatro sessões na segunda e terça-feira de forma repentina. Enquanto a equipe cliente Hertz Team Jota decidiu participar da primeira sessão de treinos na segunda-feira à tarde, os Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport e da Proton Competition, assim como os Porsche 911 GT3 R da Manthey EMA e da Manthey PureRxcing, só foram para a pista a partir da segunda sessão.

Os resultados após o prólogo de dois dias foram extremamente positivos: Um Porsche 963 liderou a lista de tempos em cada uma das quatro sessões. No total, os sete carros de corrida de Weissach percorreram 8.820 quilômetros e mantiveram um ritmo forte mesmo em longas distâncias. O melhor tempo de volta de todo o teste foi estabelecido pelo piloto de fábrica Frédéric Makowiecki (França) ao volante do Porsche 963 No. 5 em 1:40.404 minutos na tarde de terça-feira. O carro No. 12 da equipe Hertz Team Jota foi apenas cerca de um décimo de segundo mais lento.

“Os resultados de nossa equipe de fábrica pareciam significativamente melhores no segundo dia do que na segunda-feira. No entanto, não se pode interpretar muito os quadros de tempos”, explica Urs Kuratle, Diretor de Motorsport de Fábrica LMDh. “Fizemos nosso dever de casa e trabalhamos meticulosamente através do extenso plano de tarefas. Estávamos apenas preocupados com problemas mínimos – nada de drama. Foi um teste bem-sucedido que mais uma vez aumentou nossa confiança enquanto nos dirigimos para a nova temporada. Definitivamente estamos mais bem organizados do que estávamos no início do nosso ano de estreia em 2023.”

“O prólogo correu muito bem para nós em ambos os dias”, afirma Jonathan Diuguid. O Diretor Gerente da Porsche Penske Motorsport acrescentou: “Foi incomparável com o que experimentamos no prólogo em Sebring no ano passado – um salto significativo em todos os aspectos. Começamos bem o ano no FIA WEC e agora estamos ansiosos pelo início do primeiro fim de semana de corrida.”

Hertz Team Jota foi o primeiro a brilhar no prólogo. A equipe cliente britânica completou várias corridas longas nas duas primeiras sessões de treino e assumiu a liderança no ranking geral com o Porsche 963. A equipe do ex-campeão mundial de Fórmula 1, Jenson Button, da Grã-Bretanha, completou um total de 491 voltas em ambos os dias e estava se preparando sistematicamente para a primeira corrida do Campeonato Mundial de Resistência da FIA da temporada no Catar. O carro híbrido de 505 kW (687 PS) da Proton Competition ganhou velocidade à medida que o prólogo avançava. Os dois Porsche 911 GT3 R da Manthey EMA e da Manthey PureRxcing impressionaram com tempos de volta consistentes e cobriram 2.779 quilômetros. Os dois carros de entrada na nova classe LMGT3, com até 415 kW (565 PS), enfrentarão a competição.

A abertura da temporada “Qatar 1812 km” começará no próximo sábado às 11:00 (horário local) (9:00 CET). A corrida de 1.812 quilômetros planejados terá no máximo dez horas de duração. Devido à extensão da primeira corrida da temporada, os pontos normais do Campeonato Mundial serão multiplicados por um fator de 1,5.

Comentários dos pilotos após o prólogo
Michael Christensen (Porsche 963 #5): “Testamos numerosas configurações e obtivemos muitas percepções. Fizemos progressos significativos em termos de ajustes e equilíbrio do veículo. O carro já estava bom, mas continuaremos trabalhando em algumas coisas nas sessões de treinos livres.”

André Lotterer (Porsche 963 #6): “Tivemos muito tempo de pista e ganhamos muitas impressões e dados. O foco foi entender o comportamento do veículo e os pneus – tudo no interesse da melhor preparação possível para a corrida. Os resultados do prólogo foram positivos. Agora, temos que otimizar ainda mais tudo para a abertura da temporada.”

Norman Nato (Porsche 963 #12): “O prólogo foi realmente bom para nós. Não tivemos problemas com o carro. Nosso último teste foi há várias semanas, então nossa programação de trabalho para a abertura da temporada foi intensa. Foi bom dirigir o Porsche 963 novamente para conhecer melhor tudo. Testamos várias configurações potenciais para os sistemas. Claro, também foi sobre encontrar um ajuste para um ritmo constante em longas distâncias. A primeira corrida da temporada terá dez horas. Não se trata apenas da volta mais rápida, mas da dirigibilidade e consistência. Nos sentimos bem preparados.”

Oliver Rasmussen (Porsche 963 #38): “Eu estava extremamente animado para ver como o prólogo seria. Para mim pessoalmente, o salto da classe LMP2 para o Porsche 963 é grande. Mas tudo correu perfeitamente. Ambos os carros deram muitas voltas limpas. Foi importante que percorrêssemos muitos quilômetros na pista no Catar. Comparado com um carro LMP2, o hiper carro é muito melhor em curvas lentas e de média velocidade. Isso é como deveria ser correr com um carro! Mal posso esperar para voltar ao cockpit. Ainda tenho muito a aprender, mas estou chegando lá. Estou esperando uma corrida emocionante no sábado. Mal posso esperar.”

Neel Jani (Porsche 963 #99): “Não conseguimos aproveitar ao máximo o tempo de teste porque passamos mais tempo nos boxes do que os outros. Isso não foi ideal. Especialmente se quisermos competir com as equipes de fábrica que já testaram nesta pista. Tudo é novo para nós. Estamos tentando aprender o máximo possível no menor tempo possível. Não temos outra opção. O prólogo foi um evento muito importante para nós, pois nos deu a chance de nos prepararmos bastante bem para o fim de semana da corrida. Estou esperando uma corrida emocionante liderada pela estratégia.”

Yasser Shahin (Porsche 911 GT3 R #91): “For nós, foram dois excelentes dias de testes no Catar. Ao olhar para as planilhas de tempos, você pode ter a impressão de que nos faltava ritmo. Mas isso não é tão importante quanto se pode pensar. O importante é que a dirigibilidade do 911 GT3 R é muito previsível. Isso é primordial para a corrida. A equipe se encaixa muito bem, a química definitivamente está presente. Eu me sinto confortável e gosto desse ambiente.”

Joel Sturm (Porsche 911 GT3 R #92): “Identificamos algumas pequenas coisas que precisamos trabalhar. Vamos resolver isso antes da corrida. Parece que nossos concorrentes estão um pouco mais rápidos. No entanto, faremos alguns ajustes no setup para podermos manter um bom ritmo ao longo da distância. Espero que a competição seja emocionante e muito acirrada. Recebemos boas cartas.”

O cronograma para a rodada de abertura do WEC no Catar (hora local, CET +2)
Quinta-feira, 29 de fevereiro
12:20 – 13:50: Treino livre 1
17:30 – 19:00: Treino livre 2

Sexta-feira, 1 de março
11:00 – 12:00: Treino livre 3
16:00 – 16:12: Classificação LMGT3
16:20 – 16:32: Classificação Hypercar
16:40 – 16:50: Hyperpole LMGT3
16:58 – 17:08: Hyperpole Hypercar

Sábado, 2 de março
11:00 – 21:00: Corrida

Via assessoria de comunicação: Porsche

Foto: Porsche

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.