Entre em contato conosco

TCR

TCR South America inicia temporada na Argentina, confira os destaques da corrida 1 e 2

Publicado:

em

O Autódromo Óscar Cabalén foi o palco da primeira etapa da categoria neste fim de semana que foi dominada por vitórias argentinas

A TCR South America iniciou suas atividades em solo argentino neste fim de semana em Córdoba, no Autódromo Óscar Cabalén. O desafio dos pilotos e equipes foi sem dúvidas o clima instável da região, na sexta-feira os competidores enfrentaram muita chuva e no sábado as atividades tiveram que ser interrompidas devido a neblina. Porém nas duas baterias deste domingo (26) o tempo se manteve firme, com os pilotos entregando aos fãs muita ação em pista.

A nova temporada mostra o quanto a categoria vem evoluindo ao longo desses três anos, trazendo novas equipes e pilotos, fomentando um aumento no grid que passou a ser de 22 carros. As novidades não param por aí, com a inauguração do TCR World Ranking no qual participam todos os pilotos de TCR do mundo onde pontos são distribuídos referente aos resultados que obtiverem nas pistas. Confira mais como funciona esse novo ranking aqui: https://tcr-worldranking.com/ranking-method

Resumo da corrida 1:

Rafa Reis mais uma vez começou bem a temporada, garantindo os 10 pontos extras para quem conquista a pole. Ignácio Montenegro, estreante de apenas 18 anos, largou ao lado do brasileiro. Outro estreante era Galid Osman, ex-piloto da Stock Car que começou um novo desafio na sua carreira nos carros de tração dianteira, pilotando o potente Cupra da W2 ProGP.

Na largada Reis se manteve à frente, defendendo muito bem a sua posição. Fábian Yannantuoni não teve o início de corrida que desejava, o piloto argentino tomou um toque no início que foi o suficiente para lançar seu carro contra a barreira de pneus, o tirando da corrida. Fábio Casagrande foi outro piloto atingindo logo no apagar das luzes, porém conseguiu retornar para a corrida. Devido a esses incidentes o safety car teve que ser acionado, juntando novamente todo o pelotão.

No decorrer na prova, a briga pela vitória estava entre Rafa Reis e o jovem competidor Ignácio Montenegro. O piloto argentino vinha volta á volta tentando passar Reis que não dava espaço, Montenegro sabia que não seria fácil tomar a liderança do piloto brasiliense. Entretanto, faltando 4 minutos para o fim, contando com um problema de superaquecimento do carro de Reis que lutava para se manter na frente, pode enfim realizar uma belíssima ultrapassagem, freando lá dentro, ultrapassagem que garantiu sua primeira vitória na categoria. Sem dúvidas uma estréia dos sonhos para o garoto. 

Estreia boa também para Galid Osman que fechou o pódio na geral em terceiro, enquanto na classe trophy a vitória ficou com Enrique Maglione, seguido por Fábio Casagrande – que fez uma bela recuperação após o toque que sofreu no início da prova – e Guilherme Reischl.

Ignácio Montenegro; Foto: TCR South America

Resumo da Corrida 2:

Com o grid invertido dos pilotos do quali, Rafa Reis largou de 10º logo a sua frente o vencedor da primeira etapa Ignácio Montenegro (9º) e Galid Osman (8º). Fábio Casagrande foi o beneficiado para a segunda bateria com a primeira posição, Walter Hernandez fechava a primeira fila, enquanto Juan Angel Rosso era terceiro. 

A largada foi bastante movimentada, não muito diferente da primeira etapa, entretanto a sorte não estava do lados dos competidores brasileiros. Fábio Casagrande não largou bem e perdeu várias posições, além disso, com 3 minutos dos 30 programados mais uma volta, Casagrande e Rafa Reis se encontraram com ambos indo para fora da pista. Fim de prova para Reis que recolheu o carro para os boxes, o mesmo para Casagrande.

Na liderança, Walter Hernandez ia abrindo vantagem sobre Rosso e Pezzini que seguia em terceiro. Chegando perto do fim da prova, Ignácio Montenegro deu um show em pista passando Rafael Suzuki e logo em seguida Pezzini assumindo o terceiro lugar da corrida. O Safety Car foi acionado para resgate do carro de Maglione que teve o pneu dianteiro furado. Com a saída do SC, Hernandez se manteve na liderança, Suzuki tentou tomar o terceiro lugar de Montenegro mas o jovem competidor foi firme e manteve a posição.

No fim, pódio totalmente argentino, com Hernandez vencendo pela primeira vez o TCR South America. Yannantuoni e Montenegro fecharam, segundo e terceiro respectivamente fecharam o pódio da segunda bateria do dia. Na trophy, Pablo Otero foi o vencedor.

Walter Hernández; Foto: TCR South America

O que eles disseram:

 

“Foi um fim de semana ideal, com muitos pontos pensando no campeonato.

Estava muito calor durante a corrida, é muito difícil ficar atrás dos

outros carros pela temperatura! Mas, feliz com o resultado.”

– Ignacio Montenegro

 

“Muito feliz, agradeço a equipe pelo grande carro que me fizeram,

todos trabalharam muito e me ajudaram muito para conseguir acertar esse

carro. Os companheiros de equipe me ajudaram também a preparar esse

carro e pelas dicas.”

-Walter Hernández 

 

“Terminamos a segunda corrida agora e éramos os mais rápidos da

pista com certa sobra. Mas, ultrapassar nessa pista e com esse carro de

tração dianteira que tem um desgaste muito grande na frenagem é muito

difícil. Por outro lado, estou feliz, saio bem no campeonato e sigo no

objetivo inicial de me manter na disputa pelo título. A cada treino e a

cada corrida vou me adaptando mais ao carro e me sentindo mais

confortável na categoria.”

– Galid Osman 

 

“Foi um mix de sentimentos, foi uma bela ultrapassagem contra dois

carros. Mas, tinha carro para vencer a segunda corrida. Infelizmente

larguei mal e não escapei bem dos toques ao longo da prova. No fim

consegui ser agressivo e ultrapassar alguns competidores. Foi um fim de

semana legal para quem nunca tinha andado em carro de tração dianteira

e sair com um pódio e entre os primeiros do campeonato é muito bom!

Vamos ver o que o futuro reserva.”

– Rafael Suzuki

 

“Tivemos um problema de transmissão no carro e não conseguimos fazer

a primeira corrida direito, a equipe trabalhou bem para conseguir

entregar o carro e vencer na Copa Trophy.”

-Pablo Otero

 

“Muito feliz com o resultado, não consegui treinar bem, perdi algumas

sessões e o quali não foi ideal. Mas, consegui vencer aqui.”

-Suéter Henry

 

“Tive muita dificuldade com a pista, o carro também é muito quente,

diferente do Audi do ano passado. Não me classifiquei bem, mas o conjunto final da obra estou feliz com o resultado final. Somamos bons pontos e alguns concorrentes diretos perderam pontos importantes também. O objetivo de sair daqui bem no campeonato foi cumprido.”

– Adalberto Baptista

 

“Começamos bem o campeonato, foi um fim de semana para aprender a

pista e o carro e mesmo assim somamos dois pódios e bons pontos para o

campeonato.”

-Guilherme Reischl 

 

A próxima etapa do TCR South America está programada para o dia 16 de abril, ainda em solo argentino, no Autódromo Juan Manuel Fangio, em Santa Fé.

 

Foto de destaque: TCR South America

Compartilhe esta publicação