Entre em contato conosco

GT4

Série Europeia de GT4 2024

Publicado:

em

Foto: Divulgação/ Matmut

Rodada 3 – Spa-Francorchamps (Bélgica)

Desempenho nem sempre significa prêmios…

Realizada durante o fim de semana do centenário das 24 Horas de Spa, a terceira rodada da Série Europeia de GT4 teve uma lista recorde de 55 carros inscritos. Ambas as corridas foram altamente disputadas ao longo dos 7 km do lendário circuito belga. Na Silver Cup, Enzo Joulié e Etienne Cheli (#9 Toyota GR Supra GT4 Evo) queriam recuperar a liderança após terem que se retirar em Misano. Suas esperanças foram frustradas apesar de apresentarem boas performances: abandonaram a primeira corrida e marcaram apenas um ponto na segunda. Na categoria Pro-AM, a equipe feminina Matmut Évolution, Cindy Gudet e Gabriela Jilková (#66 Toyota GR Supra GT4 Evo), estava visando outro pódio (ou mais). No entanto, os resultados não recompensaram seus esforços. As mulheres saíram com 7 pontos a mais no total. Na classificação geral Silver, Enzo Joulié e Etienne Cheli estão em 4º lugar, a 10 pontos da liderança. Na Pro-AM, Gabriela Jilková e Cindy Gudet estão em 6º lugar. O próximo evento será a 4ª rodada da temporada, que acontecerá em Hockenheim, nos dias 19 e 20 de julho.

**Para comemorar esta edição especial do centenário, os protagonistas da série GT4 participaram do tradicional desfile de quarta-feira até o centro da cidade de Spa, misturando-se com os participantes da corrida de 24 Horas. Foi um momento festivo para os pilotos e também para as equipes.**

Após a festa, era hora de voltar aos negócios com a sessão de treinos livres. Apesar de um grande número de carros, os pilotos da Matmut Évolution conseguiram se destacar entre os melhores tempos. O #9 marcou o 6º tempo na Silver, enquanto o #66 ficou no Top 20 da Pro-AM.

A segunda sessão de treinos livres foi excepcionalmente substituída por uma sessão pré-qualificatória. Considerando os problemas regulares causados pelo clima nas Ardenas, a direção da corrida decidiu jogar pelo seguro, caso a sessão de qualificação fosse cancelada. Nesse caso, os tempos da sessão pré-qualificatória definiriam o grid de largada. No final desta sessão incomum, Enzo Joulié e Etienne Cheli (#9) estavam em P11 Silver, e Gabriela Jilková e Cindy Gudet (#66) em P15 Pro-AM.

**As sessões de qualificação ocorreram conforme planejado, e não houve uma gota de chuva à vista, apenas uma interrupção de alguns minutos após um carro sair da pista. Na primeira sessão, Enzo Joulié marcou o 18º tempo (P13 Silver), enquanto Gabriela Jilková ficou em P35 (P14 Pro-AM). Na segunda sessão, Etienne Cheli foi com tudo e colocou o Toyota GR Supra GT4 Evo #9 em P6 geral e Silver. Cindy Gudet teve um ótimo início de sessão (P6 Pro-AM) mas foi interrompida por uma bandeira vermelha. Ela terminou colocando o #66 em P38 no grid (P11 Pro-AM).**

**Corrida 1 – Abandono para o #9 e pontos para o #66**

A primeira corrida começou ao pôr do sol (20°C), proporcionando condições ligeiramente incomuns com uma queda na temperatura da pista, o que significava que os pneus precisariam ser gerenciados cuidadosamente em termos de degradação.

Com 55 carros na pista, a primeira curva seria complicada. Não demorou muito para que as disputas começassem nas várias categorias, e algumas das trajetórias foram bastante “largas”. Começando em P17 e P34, Enzo Joulié (#9) e Gabriela Jilková (#66) também se lançaram na disputa.

Infelizmente, após 15 minutos de corrida, Enzo Joulié (#9) se envolveu em uma colisão na curva de Bruxelas, resultando em sua saída da pista e abandono. Esse segundo resultado sem pontos em duas rodadas seria custoso para o campeonato.

No final de seu turno, Gabriela Jilková (#66) estava à beira do Top 10 Pro-AM. Seguindo por Cindy Gudet na segunda parte da corrida, a francesa completou o trabalho e foi tão feroz quanto sua companheira de equipe. O Toyota GR Supra GT4 Evo #66 terminou a corrida em P18 geral, P7 Pro-AM, não perdendo a oportunidade de marcar pontos.

**Corrida 2 – De melhor para pior**

No dia seguinte, era hora de correr novamente. Mesmo layout, Blanchimont, Raidillion, Curva do Speaker, Bus Stop… tantas curvas cheias de história do GT. O novo asfalto estava maravilhoso, proporcionando mais aderência, os tempos de volta da disciplina também estavam melhorando.

A última corrida do encontro prometia ser movimentada. Etienne Cheli (#9) teve uma largada maravilhosa, indo de P6 para P2 ao sair da curva la Source, depois continuou seu ataque pela liderança na subida para Les Combes. Seu ímpeto foi interrompido por um safety car, após um carro sair da pista. Cindy Gudet (#66) estava em P35.

No reinício, Etienne continuou seu ataque e assumiu a liderança. Depois disso, seu objetivo era criar uma distância suficiente dos concorrentes. Quando a janela de troca de pilotos estava prestes a abrir, outro incidente provocou um FCY, seguido por um safety car. Isso eliminou completamente sua vantagem. Os carros se reagruparam e a janela de pit stop foi adiada como medida de segurança. No reinício, restavam 29 minutos. Etienne, ainda liderando, segurou por um tempo, mas foi ultrapassado pelo #79. Sentado em P2, ele não desistiu.

Cindy Gudet foi a primeira a ir para os boxes para a troca de pilotos, seguida por Etienne Cheli com 24 minutos restantes. Gabriela Jilková saiu em busca de alguns pontos na Pro-AM.

**Logo após a parada, enquanto Enzo Joulié estava em P2 no #9, outro safety car veio para perturbar o ritmo. No reinício, restavam 10 minutos de corrida. Enzo foi ultrapassado por dois BMW, depois caiu para P7, antes de sair da zona de pontos. Devido à degradação dos pneus, não foi possível para o Toyota resistir aos últimos ataques. Além disso, o #9 receberia uma penalidade de 5 segundos após a corrida por não respeitar os limites da pista; o #9 terminou em P10 na Silver e marcou um ponto. Gabriela Jilková (#66) também marcou um ponto na Pro-AM ao cruzar a linha de chegada.**

Na classificação do campeonato Silver, Enzo Joulié e Etienne Cheli agora estão em quarto lugar, a 10 pontos do pódio. Gabriela Jilková e Cindy Gudet estão em sexto na Pro-AM. A próxima rodada será na Alemanha, no circuito de Hockenheim, nos dias 20 e 21 de julho, e promete mais grandes disputas!

Via assessoria de comunicação Matmut

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.