Entre em contato conosco

GT2

Série Europeia de GT2 2024

Publicado:

em

Etapa 1 – Circuito Paul Ricard (França)
Pole, vitória e pódio AM: Akkodis ASP na frente

A largada da quarta temporada da Fanatec GT2 European Series aconteceu no último fim de semana no Circuito Paul Ricard, na França, com uma lista de inscritos recorde para esta espetacular disciplina cujos carros correm a mais de 700cv (mas com suporte aerodinâmico limitado)… A equipe Akkodis ASP inscreveu um carro na categoria Pro-AM nesta temporada, os vencedores do Red Bull Ring no ano passado, Benjamin Ricci e Mauro Ricci (#61), que terminaram no Top 10 da primeira corrida (P7 Pro-AM), mas foram obrigados a abandonar durante a segunda corrida, cinco minutos antes da bandeira quadriculada. Na categoria AM, a equipe duplicou sua participação alinhando o Mercedes-AMG GT2 #87, pilotado por Jean-Luc Beaubelique e Gilles Vannelet, e o #53, com Christophe Bourret e Pascal Gibon. Após duas corridas de 50 minutos com muitas reviravoltas, o #87 conquistou sua primeira vitória na categoria AM, seguida por um pódio (P2) algumas horas depois. O #53, no Top 5 da AM na primeira etapa, terminou logo fora do pódio na última corrida do evento (P4 AM). A próxima etapa levará os carros para Misano (17-19 de maio), na costa do Mar Adriático.

O clima estava particularmente ameno quando os protagonistas da GT2 European Series chegaram ao Circuito Paul Ricard para o início da temporada de 2024. Na longa reta Mistral (1.8km), os potentes carros GT2 têm o que é preciso para se destacar. No clã da equipe Akkodis ASP, as primeiras voltas nos treinos livres permitiram que as três tripulações inscritas se familiarizassem com a pista. O #61 com Mauro e Benjamin Ricci foi o melhor Mercedes-AMG, P4 no geral e P3 Pro-AM. Em segundo na categoria AM, Gilles Vannelet e Jean-Luc Beaubelique (#87) foram P7 no geral, enquanto Pascal Gibon e Christophe Bourret (#53) terminaram a sessão em P13 (P6 AM). Na sessão de pré-qualificação, a dupla de Mauro e Benjamin Ricci (#61) ficou em segundo lugar na classificação geral, apenas 0,117 segundos atrás do líder. Gilles Vannelet e Jean-Luc Beaubelique (#87) dominaram a categoria AM, entre os cinco primeiros na classificação geral, enquanto Pascal Gibon e Christophe Bourret (#53) ficaram em quinto.

A tensão aumentou na hora da qualificação. No Q1, Jean-Luc Beaubelique (#87) marcou o terceiro tempo na AM, para largar da quarta fila (P7), logo à frente de Pascal Gibon (#53). Mauro Ricci (#61) marcou o 12º tempo no geral (P6 Pro-AM). No Q2, Gilles Vannelet (#87) cravou a pole na AM, P5 no geral. Benjamin Ricci (#61) se estabeleceu na quarta fila (P6 Pro-AM) e Christophe Bourret foi P6 na AM a bordo do #53.

CORRIDA 1 – Primeira vitória na AM!
A batalha começou assim que a corrida começou. Após um excelente início, Jean-Luc Beaubelique (#87) assumiu a segunda posição na AM após 10 minutos (P5 no geral). Mauro Ricci (#61) também não perdeu tempo e ganhou três posições para ficar em P5 Pro-AM (P9 no geral). Após um início tumultuado, Pascal Gibon (#53) acabou em P11. Essas primeiras sequências da corrida de 50 minutos viram o Safety-car entrar na pista após uma colisão. No recomeço, as lutas recomeçaram. Após 20 minutos, Jean-Luc Beaubelique assumiu a liderança na classe AM, Mauro Ricci estava em P7, logo à frente de Pascal Gibon, que fez uma incrível escalada e estava no Top 3 da AM. A troca de pilotos mudou o jogo, mas o ritmo não diminuiu. O #61 recebeu uma penalização de 5 segundos por não respeitar os limites da pista. Em seguida, em P6 e P2 AM, Gilles Vannelet (#87) acelerou para retomar a liderança na categoria. Benjamin Ricci (#61) estava em P8, enquanto Christophe Bourret (#53) estava em P4 na AM. O #61 foi mais uma vez chamado à atenção por não respeitar os limites da pista, enquanto Gilles Vannelet assumia a liderança na AM com 15 minutos restantes. Os últimos 15 minutos foram bastante movimentados, com algumas boas batalhas entre os líderes. No final, o Mercedes-AMG GT2 #87 da equipe Akkodis ASP, pilotado por Gilles Vannelet e Jean-Luc Beaubelique, conquistou sua primeira vitória na AM, um forte resultado para a dupla francesa. Na mesma categoria, Christophe Bourret e Pascal Gibon (#53) terminaram no Top 5 (P12 no geral). Na classe Pro-AM, Mauro e Benjamin Ricci entraram no Top 10 na classificação geral, em P7 na categoria.

CORRIDA 2 – Outro pódio na AM (P2) para o #87!
Algumas horas depois, no final da tarde, com a temperatura em 19°C, 17 carros largaram para a segunda corrida. Após partir em

P5 e apesar de cair para P17 após um contato na primeira curva, Gilles Vannelet (#87) fez uma excelente corrida a um ritmo sustentado para subir de volta para P2 na AM, antes de entregar o volante para Jean-Luc Beaubelique. Ainda na AM, Christophe Bourret (#53) terminou sua corrida em quinto lugar (P11 no geral). Benjamin Ricci (#61) também recuperou posições para voltar ao Top 5 da Pro-AM. A segunda parte da corrida também foi uma oportunidade para algumas ótimas batalhas pelo geral e pelas posições na categoria, sem favores entre os pilotos… Mas a 5 minutos da bandeira quadriculada, enquanto estava em P8 no geral e P6 na Pro-AM, Mauro Ricci voltou aos boxes e não retornou à pista. Jean-Luc Beaubelique cruzou a linha de chegada em P2 na AM (P5 no geral), enquanto Pascal Gibon terminou em P4 na AM (P9 no geral). Ao final desta primeira etapa, a dupla Beaubelique-Vannelet marcou grandes pontos, mas também para a equipe Akkodis ASP. Eles terão que manter o ritmo para a próxima etapa da temporada, nos dias 18 e 19 de maio no circuito de Misano, na Itália. Um pequeno gostinho de férias pela costa do Adriático.

Via assessoria de comunicação Akkodis

Foto: Akkodis

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.