Entre em contato conosco

GT

Sensores de torque anunciados para Macau

Publicado:

em

Sensores de Torque
Foto: Divulgação / FIA

A FIA anunciou que sensores de torque serão obrigatórios para todos os carros GT3 que competirão na Copa do Mundo FIA GT deste ano, em Macau. A medida visa aumentar a justiça e o controle do Equilíbrio de Desempenho (BoP) na competição, especialmente em um circuito desafiador como o de Macau.

Os sensores de torque, que medem a potência de saída dos carros, já são utilizados no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e em outras competições da FIA, como a Fórmula E e o Campeonato Mundial de Rally-Raid. A obrigatoriedade dos sensores em Macau representa um passo importante para garantir a igualdade de condições entre os competidores.

Benefícios da implementação

Segundo Lutz Leif Linden, presidente da comissão de GT da FIA, a utilização dos sensores de torque permitirá um controle mais preciso dos valores do BoP, o que é crucial em um evento de alto nível como a Copa do Mundo FIA GT. Fabrice van Ertvelde, gerente esportivo do circuito técnico da FIA, destaca que os sensores são uma ferramenta eficaz para realinhar carros com diferentes parâmetros de potência e velocidade máxima, otimizando a competição.

“Para nós, isso significa ainda mais justiça e melhor controle dos valores do BoP, o que é particularmente importante em um evento tão prestigioso e de alto nível e em um circuito tão exigente como o de Macau, onde retas de alta velocidade contrastam com curvas fechadas e estreitas.”

A oitava edição da Copa do Mundo FIA GT acontecerá de 13 a 16 de novembro, como parte do 72º Grande Prêmio de Macau. A obrigatoriedade dos sensores de torque é a segunda grande mudança regulatória para o evento deste ano, após a aprovação do novo formato de qualificação da Super Pole.

Mudanças em Macau

A Copa do Mundo FIA GT, realizada em Macau, terá um novo formato de qualificação a partir deste ano, com a introdução da sessão “Super Pole”. A mudança, aprovada pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, visa aumentar a emoção e a competitividade do evento, proporcionando um espetáculo ainda maior para os fãs.

O novo formato de qualificação da Copa do Mundo FIA GT consistirá em duas sessões. A primeira sessão, com duração de 30 minutos, definirá os dez pilotos mais rápidos, que avançarão para a segunda sessão, denominada “Super Pole” ou Q2. Nesta segunda sessão, cada piloto terá duas voltas individuais na pista para definir sua posição de largada. Além disso, cada piloto terá direito a um novo conjunto de pneus para a sessão Super Pole.

A introdução da sessão Super Pole foi recebida com entusiasmo pelos pilotos, que acreditam que o novo formato aumentará a emoção e a justiça da qualificação. O atual campeão da Copa do Mundo GT, Maro Engel, considera a Super Pole uma das sessões mais espetaculares da temporada. O bicampeão Raffaele Marciello destaca que o novo formato eliminará as desculpas relacionadas ao tráfego na pista. Laurens Vanthoor, vencedor da Copa do Mundo GT em 2016, afirma que a Super Pole aumentará a pressão sobre os pilotos, que terão apenas duas voltas para garantir a melhor posição de largada.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.