Entre em contato conosco

Indy Car

Rosenqvist e Palou Conquistam as Pole Positions para as Corridas Classificatórias em Thermal

Publicado:

em

Felix Rosenqvist e Alex Palou batalharam contra ventos fortes e condições de pista em mudança no sábado para conquistar as pole positions para as duas corridas classificatórias de domingo, definindo o grid para o Desafio de $1 Milhão do The Thermal Club.

Rosenqvist e o campeão reinante da NTT INDYCAR SERIES, Palou, estarão na frente do pelotão para suas respectivas corridas classificatórias de 10 voltas no domingo, no circuito desértico de 17 curvas e 3.067 milhas perto de Palm Springs, Califórnia. Os seis primeiros colocados em cada uma dessas baterias competirão no Sprint pela Bolsa, uma corrida especial de duas partes e 20 voltas que premia $500.000 ao vencedor.

Veja: Resultados da Qualificação da Bateria 1 | Resultados da Qualificação da Bateria 2

A cobertura ao vivo das duas corridas classificatórias e do Sprint pela Bolsa sem pontos começa às 12h30 ET de domingo na NBC, Peacock e na rede de rádio INDYCAR.

“Há um pelotão enfurecido atrás no espelho”, disse Rosenqvist sobre começar na frente na corrida classificatória. “Acho que se trata da largada e de se afastar, mas, cara, todo mundo vai tentar. Isso é a beleza e a maldição desse formato. Todo mundo vai dar o máximo, e foi isso que fizemos agora e acabamos em primeiro.”

Rosenqvist continuou sua forte performance desde a abertura da temporada no início deste mês em St. Petersburg, conquistando a primeira posição para a primeira bateria de 10 voltas com uma melhor volta de 1 minuto e 38.5831 segundos no No. 60 AutoNation/SiriusXM Honda, apesar de problemas com seu mecanismo de push-to-pass durante os testes mais cedo hoje. O sueco se classificou em segundo e terminou em sétimo no Firestone Grand Prix de St. Petersburg apresentado pela RP Funding na primeira corrida com pontos da temporada e sua primeira com a Meyer Shank Racing.

“Tentamos ficar calmos depois da manhã; tivemos meio que uma sessão bagunçada”, disse Rosenqvist. “Tentei esquecer aquela sessão, respirar fundo e fazer tudo de novo.

“É muito complicado lá fora, cara. O vento está mudando a cada volta. Há poeira na pista. Eu fui o primeiro a sair (na qualificação), então estava preocupado que ia haver pouco aderência. Mas pude focar na preparação dos meus pneus como fizemos ontem, e me senti um pouco mais confiante quando fui para a volta. Acho que tudo o que tivemos que fazer foi colocar tudo junto, e a velocidade está lá. Incrível.”

Scott McLaughlin se juntará a Rosenqvist na primeira fila para a primeira corrida classificatória após sua melhor volta de 1:38.6068 no No. 3 XPEL Team Penske Chevrolet. Rinus VeeKay estará na parte interna da fila 2 na primeira corrida após sua volta de qualificação de 1:38.6283 no No. 21 Ed Carpenter Racing Chevrolet.

Christian Lundgaard, o mais rápido em dois dias de testes aqui na sexta-feira e hoje, se classificou em quarto para a primeira bateria com 1:38.6394 no No. 45 Hy-Vee Honda da Rahal Letterman Lanigan Racing.

Cada grupo de qualificação – determinado por sorteio às cegas na noite de quinta-feira neste clube automotivo privado – teve apenas oito minutos na pista. O primeiro grupo foi limpo, exceto por alguns pilotos colocando um pneu Firestone Firehawk fora da pista e chutando areia e sujeira na pista. O segundo grupo enfrentou mais pressão quando Marcus Ericsson rodou para fora da pista e bateu na barreira de pneus na Curva 9 no No. 28 Delaware Life Honda da Andretti Global, provocando uma bandeira vermelha e congelando o relógio com apenas um minuto e 19 segundos restantes.

Isso forçou os outros 12 pilotos do Grupo 2 a decidirem se queriam manter seus tempos existentes ou arriscar tudo em uma última volta ao redor do circuito quando a sessão recomeçou.

O bicampeão da série, Palou, decidiu arriscar em seu No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda, enquanto o vento aumentava e girava areia e poeira ao redor do circuito. Palou, que liderou ambas as sessões de teste na sexta-feira, produziu a volta mais rápida da qualificação com sua volta que liderou o Grupo 2 de 1:38.5675, apesar de ter apenas 14 segundos de push-to-pass restantes para essa volta.

“Ansioso para amanhã”, disse Palou. “Depois de toda aquela confusão com a bandeira vermelha e tudo mais, não sabíamos se íamos conseguir fazer uma volta. Mas feliz com isso.

“Estávamos usando tudo (push-to-pass) naquela volta antes de ficar vermelho, então feliz com esse ritmo. O carro está bom.”

Palou começará na pole position para o Sprint de 20 voltas pela Bolsa – dividido em dois segmentos de duas voltas – se vencer sua corrida classificatória porque produziu a volta mais rápida dos dois segmentos de qualificação.

Será uma primeira fila totalmente da Chip Ganassi Racing para a segunda corrida classificatória, já que Marcus Armstrong se classificou em segundo com 1:38.7575 no No. 11 Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing Honda.

Graham Rahal, que lutou por ritmo aqui na sexta-feira e hoje nos testes, encontrou aderência no momento certo para se classificar em terceiro com 1:38.9723 no No. 15 Fifth Third Bank Honda da Rahal Letterman Lanigan Racing. O estreante Linus Lundqvist completou um forte segundo grupo de qualificação para a CGR e começará em quarto após sua melhor volta de 1:39.0685 no No. 8 American Legion Chip Ganassi Racing Honda.

Via assessoria de comunicação IndyCar

Foto: IndyCar

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.