SportsCar Championship
Ricky Taylor volta à LMP2 com pole de treino no Canadá; GTD tem Ellis e GTD PRO, Garcia na frente
Piloto da Wayne Taylor Racing aproveita ausência de seus companheiros no CTMP e lidera primeiro treino do Chevrolet Grand Prix, enquanto classes GT têm disputa apertada.
O Canadian Tire Motorsport Park começou com Ricky Taylor no topo da tabela de tempos. De volta a um protótipo LMP2 depois de mais de três anos, o americano liderou o primeiro treino livre do Chevrolet Grand Prix, etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Taylor conduziu o ORECA LMP2 07 nº 52 da Bryan Herta Autosport com PR1/Mathiasen. Ao lado de Misha Goikhberg, ele registrou 1min08s080 na sexta-feira e superou Sebastian Alvarez, da Tower Motorsports.
O resultado também colocou o piloto em uma posição de destaque antes de um fim de semana incomum para a categoria. O CTMP recebe a LMP2 como principal classe de protótipos, enquanto a GTP está fora da programação.
Taylor aproveita oportunidade no calendário
A participação de Taylor no Canadá aconteceu por causa de uma mudança na formação habitual da equipe. Harry Tincknell e Parker Thompson, companheiros de temporada de Goikhberg, estão em Interlagos para a etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Com a vaga disponível, Taylor assumiu o posto no ORECA nº 52. O piloto normalmente compete com o Cadillac V-Series.R nº 10 da Wayne Taylor Racing, ao lado de Filipe Albuquerque, na classe GTP.
A categoria principal dos protótipos só volta à programação do IMSA entre 30 de julho e 2 de agosto. Dessa forma, Taylor pôde aceitar o convite para correr no CTMP.
O americano não disputava uma prova de LMP2 havia mais de três anos. Apesar disso, sua experiência anterior na categoria ajudou no retorno. Taylor já competiu sete vezes nas 24 Horas de Le Mans com protótipos dessa especificação.
Ritmo forte supera marca de 2019
O tempo estabelecido por Taylor também teve outro significado. O registro de 1min08s080 ficou abaixo da antiga referência da LMP2 no circuito canadense.
A marca anterior pertencia a Matt McMurry. O piloto havia registrado o recorde durante a etapa do Campeonato WeatherTech disputada no CTMP em 2019.
Sebastian Alvarez também terminou o treino abaixo desse antigo recorde. O piloto marcou 1min08s178 com o ORECA LMP2 07 nº 8 da Tower Motorsports.
Taylor, contudo, evitou tratar o resultado como garantia de desempenho para o restante do fim de semana. O piloto destacou que a concorrência ainda deve evoluir antes da classificação e da corrida.
“Tudo é novo para nós”, explicou Taylor. “As pessoas certamente vão melhorar.”
O piloto também elogiou o desempenho de Goikhberg durante a atividade. A dupla terá pela frente uma corrida de duas horas e 40 minutos no domingo.
Ellis coloca Mercedes-AMG no topo da GTD
Enquanto a LMP2 teve Taylor como referência, a classe GTD começou o fim de semana com Philip Ellis na primeira posição.
O piloto conduziu o Mercedes-AMG GT3 nº 57 da Winward Racing e marcou 1min15s860. O resultado deixou Ellis 0s323 à frente de Albert Costa, segundo colocado com o Ferrari 296 GT3 EVO nº 34 da Conquest Racing.
A disputa, porém, também contou com forte presença dos carros da GTD PRO. Cinco representantes da classe terminaram entre os tempos mais rápidos da GTD.
Antonio Garcia foi o principal deles. O piloto colocou o Corvette Z06 GT3.R nº 3 da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports na liderança da GTD PRO.
Garcia marcou 1min15s877. Ben Barnicoat ficou logo atrás, com 1min15s906 no Lexus RC F GT3 nº 14 da Vasser Sullivan Racing.
A diferença entre os dois foi de apenas 0s029. O resultado reforçou o equilíbrio entre os modelos GT antes das próximas atividades do fim de semana.
Dois incidentes interrompem a atividade
O primeiro treino teve 90 minutos de duração, mas os pilotos enfrentaram duas interrupções provocadas por incidentes na curva 5.
Lorenzo Patrese perdeu o controle da Ferrari nº 34 da Conquest Racing e atingiu a barreira de pneus. O acidente aconteceu antes da metade da sessão.
O piloto conseguiu retornar à pista e completou mais algumas voltas. Patrese explicou que o incidente foi provocado por um erro durante a passagem pela curva.
Callum Ilott também se envolveu em um acidente no mesmo trecho. O piloto bateu com o Porsche 911 GT3 R (992) nº 120 da Wright Motorsports contra os pneus.
A batida aconteceu aproximadamente dez minutos antes do encerramento do treino. O impacto causou danos mais importantes ao Porsche.
Como consequência dos incidentes, os dois carros perderão seus melhores tempos na sessão de classificação.
Próximas atividades acontecem neste sábado
O cronograma do Chevrolet Grand Prix continua neste sábado com uma nova sessão de treino livre. Os competidores terão mais 90 minutos para trabalhar nos carros antes da definição das posições de largada.
A classificação será realizada durante a tarde. O desempenho dessa atividade determinará o grid para a corrida de domingo.
A prova está marcada para 12 de julho, com largada às 14h10 e encerramento previsto para 16h50. O evento terá transmissão ao vivo pelo Peacock nos Estados Unidos.
Fora do território americano, os fãs poderão acompanhar a corrida pelo canal oficial da IMSA no YouTube e pelo IMSA.TV.
Para Taylor, a atividade deste sábado será mais uma oportunidade de adaptar-se ao LMP2 depois do longo período afastado da categoria. A equipe também terá a chance de confirmar se o bom ritmo apresentado na sexta-feira pode ser mantido durante o restante do fim de semana.
