Entre em contato conosco

Stock Car

Resumo de notícias sobre a rodada dupla da Stock Car em Goiânia

Publicado:

em

Novo regulamento para pit stop; 10 anos de Barrichello na Stock Car; Gabriel Casagrande mira bons resultados e mais…

Para os pilotos que querem manter viva a chance de brigar pelo título na grande final em Interlagos, a Stock Car Pro Series chega a sua rodada decisiva no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Com corridas no sábado e no domingo (10ª e 11ª etapas) os pilotos vão enfrentar dois traçados diferentes: o misto e o veloz anel externo. Como se já não bastasse duas rodadas em um fim de semana, as equipes e o competidores terão que enfrentar o calor goiano com previsão de chegar em torno dos 35°C.

Além disso, nas duas etapas teremos a estreia de um novo regulamento visando gerar mais segurança para os pilotos e os mecânicos nos pit stops. Em uma assembléia entre CBA, Vicar e a Associação Nacional de Equipes da Stock Car (ANESC) decidiram impor cinco procedimentos buscando evitar acidentes semelhantes ao ocorrido em Santa Cruz do Sul, você pode estar conferindo aqui: https://www.vaiquetotevendo.com/apos-acidente-na-etapa-de-santa-cruz-do-sul-stock-car-anuncia-novo-regulamento-para-os-pit-stops/

10 anos de Barrichello na Stock Car!

Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car

Na longa e ilustre carreira de Rubens Barrichello, este fim de semana promete ser particularmente marcante. O piloto da Full Time com passagem pela Formula 1 onde foi duas vezes vice-campeão mundial comemora na sexta-feira, dia 21 de outubro, uma década de história na principal categoria do Brasil.

Nada melhor do que comemorar em seu traçado favorito, onde, de suas 19 vitórias, conseguiu vencer 8 vezes, fato esse que o torna “Rei de Goiânia!”. Seu ótimo Desempenho no autódromo goiano pode ser muito bem aproveitado por ele e pela sua equipe neste final de semana. No momento Rubens Barrichello se encontra na terceira posição do campeonato a apenas 20 pontos do líder Gabriel Casagrande e dois do vice Daniel Serra.

Agora o competidor do icônico número 111 busca os 112 pontos que estarão em jogo nas quatro baterias de Goiânia, além do sonho de conquistar o bicampeonato da Stock Car na grande final, prova que será realizada em Interlagos.

Gabriel Casagrande mira bons resultados em Goiânia

Foto: Rodrigo Guimarães/RF1

Não é só o Barrichello que está na briga por resultados nessa próxima rodada. Assim como o piloto da Full Time, Gabriel Casagrande quer seguir sonhando com o bicampeonato. Para isso, o paranaense quer manter o foco para que consiga concluir as duas etapas com sucesso e, assim, levar a importante vantagem que tem para a última etapa em São Paulo.

“Nós temos uma vantagem importante e queremos levar ela para a decisão em Interlagos, mas antes disso precisamos fazer um grande trabalho em Goiânia, com muito calor e quatro corridas bem desafiadoras”, diz Casagrande, que venceu neste ano em Interlagos e no Velopark.

A estrutura da etapa de Goiânia será única para a atual temporada: duas provas no circuito comum no sábado e duas provas na pista externa no domingo, com poucos treinos nos dias de corrida. Certamente um desafio a mais para as equipes que precisarão ter um feeling quase perfeito na hora de acertar o carro.

“Vamos precisar acertar bem o carro na sexta-feira para a etapa de sábado, aproveitar cada minuto na pista dos dois treinos livres porque no dia seguinte faremos um rápido warm up e vamos direto para a classificação e corridas. No domingo será um desafio ainda maior, sem treino livre, indo direto pro warm up e qualy no anel externo”, explica Casagrande, que esteve no pódio da etapa passada em Santa Cruz do Sul.

Tony Kanaan encara calor na Stock Car em Goiânia

Foto: Duda Bairros/RF1

Após disputar a famosa prova do IronMan de Kona no início do mês de outubro, o piloto da Texaco Racing tem pela frente mais um evento que exigirá mais um pouco do seu esforço físico: encarar corridas dentro de um cockpit com temperatura que pode superar os 60°C.

“Os dois eventos são desafios muito diferentes, mas que tem na exigência física uma similaridade. É preciso ter uma condição muito boa para completar uma prova como o IronMan, e isso é vital também para se disputar corridas da Stock Car sob um calor tão forte. Se a previsão do tempo se confirmar, será uma etapa desgastante”, diz Tony, que gosta do circuito de Goiânia.

“Gosto tanto do circuito completo quanto do anel externo do autódromo de Goiânia. Estivemos por lá no começo desta temporada e tive bons desempenhos. A equipe vem em evolução, batemos na trave de um pódio em Santa Cruz do Sul, então creio que podemos brigar na parte de cima do pelotão”, completou Kanaan.

Shell espera credenciar Zonta novamente a lutar pelo título na Stock Car

Fotos: José Mario Dias

O trio de pilotos patrocinado pela Shell vai encarar a dupla rodada em Goiânia com otimismo depois de vencer uma corrida nesta pista levando a marca estampada no carro e ter um importante destaque pela a Porsche Cup no domingo passado.

A equipe Shell-RCM pretende focar seus esforços para poder levar Ricardo Zonta a grande final em Interlagos. Além disso, Zonta já está familiarizando com o Autódromo de Goiânia. O ex-piloto da Formula 1,na primeira etapa do ano, a bordo do Toyota Corolla #10 fez pole e garantiu uma vitória em 2020.

“A rodada dupla do próximo final de semana acabará sendo umas das mais importantes, pois antecede a final do campeonato e tem muitos pontos em jogo. Duas etapas juntas, com quatro corridas, em dois traçados diferentes no oval e no misto, com um calor escaldante, todos esses fatores serão cruciais na busca por bons resultados.”

“No último final de semana, disputei a Porsche Endurance Series, em Goiânia, onde formei dupla com o Werner Neugebauer, largamos na pole, lideramos boa parte da corrida, mas um pneu furado acabou nos tirando a busca pela vitória. Então, tudo isso também servirá para uma análise, principalmente, em relação ao desgaste de pneus”, completou Ricardo Zonta.

Outro que acendeu na segunda metade do ano foi o piloto da Shell Átila Abreu, titular do Chevrolet Cruze #51 preparado pela equipe Pole Motorsport. Depois de passar a temporada atrás da melhor performance de sua máquina em treinos classificatórios, o sorocabano, vice-campeão de 2014, avançou ao Q3 na tomada de tempo em Santa Cruz e largou na primeira fila.

“Uma etapa importante, de reta final da temporada. O fato de andar em circuitos diferentes dentro da mesma pista mexe bastante com tudo! Uma você precisa de mais velocidade de reta, downforce e no outro um carro equilibrado, são eventos a parte.”

“Aqui a diferença é grande entre os setups e o fato dos treinos de domingo serem curtos antes do quali já dificulta um pouco o desenvolvimento do carro, talvez a gente tenha que usar os treinos do misto para acertar o carro nas curvas 1 e zero, que são as mesmas do oval. Vai ser um fim de semana bem dinâmico, estou animado, ainda mais pelo carro que melhorou muito depois da última corrida”, disse Átila Abreu.

Galid Osman, companheiro de equipe de Átila Abreu e titular do Chevrolet Cruze #28, também tem vitória em Goiânia. E, a exemplo de Átila e Zonta, vem de um produtivo fim de semana correndo nesta pista em prova de 300 km da Porsche Cup. Galid abriu o ano com vitória em dupla com Enzo Elias na Corrida de Duplas em Interlagos e sabe que um fim de semana consistente em Goiânia vai possibilitar retornar em grande ritmo a São Paulo para o encerramento do ano.

“Estou bem animado com essa corrida, estou vindo de duas semanas em Goiânia pela Porsche Cup, então o circuito está bem fresco na minha cabeça! Vai ser um fim de semana desafiador, com quatro corridas e muitos pontos em jogo. É uma ótima hora de se recuperar no campeonato, somar bons pontos e voltar a vencer, já que minha última vitória foi há muito tempo atrás.”

A programação será aberta na sexta-feira (21), com treinos livres no circuito misto, enquanto o sábado terá classificação e duas corridas neste traçado. No domingo, os pilotos partem para o anel externo, quando terão um warm up, classificação e mais duas corridas. Band, Sportv e canal da categoria no YouTube mostram as provas.

Confira a programação da Stock Car em Goiânia:

 

Sexta-feira, 21 de outubro (circuito misto):

9h20 – Shakedown

10h45 – Treino Livre 1

15h10 – Treino Livre 2

 

Sábado, 22 de outubro (circuito misto):

8h30 – Warm Up

9h15 – Classificação – 10ª etapa

14h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 10ª etapa

14h45 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 10ª etapa

 

Domingo, 23 de outubro (anel externo):

8h00 – Warm Up

9h00 – Classificação – 11ª etapa

13h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa

13h45 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa

Imagem destacada: Duda Bairros/Stock Car

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.