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DTM

Redenção e glória para Felipe Fraga no DTM em Norisring

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O paraense é o segundo brasileiro a vencer na categoria alemã. O primeiro foi Augusto Farfus pela BMW. 

 

Sem abrir margem para os adversários, Fraga fez uma prova dominante e sem erros para triunfar pela primeira vez na principal categoria de GT da Europa. O excelente resultado foi construído aos poucos em uma classificação apertada em Norisring, famoso circuito de rua alemão. 

O primeiro passo foi a volta voadora na classificação de 48s717 que permitiu largar da posição de honra tendo a possibilidade de poder ditar o seu próprio ritmo sem ter que se preocupar em ultrapassar possíveis adversários. Logo após a largada, que por sinal foi mais calma do que a da prova do sábado, Fraga conseguiu abrir vantagem sem ser incomodado. 

Contou também com a boa parada da sua equipe nos boxes em que fez a troca obrigatória de todos os pneus e devolveu o piloto mais a frente ainda do seu principal rival na prova – que não chegou a incomodar, mas tentava uma estratégia de parada para alcançar Fraga. Quem era ele? O italiano da Lamborghini Mirko Bortolotti, que ainda errou na volta de saída dos pits por conta dos pneus frios em seu carro. Com pneus novos, Fraga conseguiu um bom ritmo novamente após a parada obrigatória e venceu de maneira dominante, se tornando o segundo brasileiro a vencer na categoria. Antes dele, Augusto Farfus, que na época corria de BMW, havia vencido na categoria.

Em suas redes sociais Fraga disse: 

 

“Sem palavras pra descrever esse momento tão maravilhoso na minha carreira! Fruto de trabalho, dedicação e principalmente não deixar as emoções tomarem de conta e fazer a gente perder a notificação pra vencer. Gratidão por ter tantas pessoas que se doam tanto, se esforçam tanto pra que dias como o de ontem aconteçam! Obrigado a todos pelo suporte, isso é só o começo”

 

Redenção e glória por quê? Vamos relembrar da temporada de Felipe Fraga desde sua chegada na categoria. 

Na etapa dupla de Portimão o piloto da Red Bull AF Corse teve um problema na relargada da prova de sábado e teve o carro danificado por conta de toques que recebeu dos adversários. Com isso, não conseguiu completar a corrida de estreia na categoria, mas já na prova do domingo conseguiu uma boa classificação e largou da terceira posição. Um feito até surpreendente para um estreante na categoria, especialmente em um circuito que pouco conhecia. Na prova conseguiu passar Mirko nas voltas iniciais e fazer um segundo lugar. 

Até aí, tudo bem para um início de um campeonato em que acabou de chegar. Os problemas maiores vieram nas provas seguintes. 

Em Lausitzring na prova do sábado, em que vinha para pontuar fazendo uma prova sólida depois de uma classificação ruim, o pneu da sua Ferrari 488 GT3 furou causando o abandono da corrida. Se não bastasse isso, na classificação da prova de domingo uma mangueira do sistema de combustível rompeu causando um incêndio em seu carro que ficou com a parte traseira toda danificada. Como no DTM não é permitido ter carro reserva, Felipe não largou.

Já em Imola, encontrando dificuldades com os ajustes do carro para a prova de sábado, Fraga não conseguiu uma boa posição de largada no sábado. Entretanto, na corrida ele vinha se recuperando bem fazendo boas ultrapassagens e prolongando para a parada para troca de pneus, mas algum problema não revelado ocasionou outro abandono. Já no domingo, tudo parecia se encaixar para uma possível vitória, logo na casa da equipe – AF Corse, que corre com carros da Ferrari mas possui suporte financeiro da Red Bull. 

Fraga fez uma largada bastante agressiva e logo nas primeiras voltas ultrapassou Ricardo Feller, suíço da ABT Sportsline – equipe que corre com carros da Audi. Felipe vinha para aquilo que poderia ser a sua primeira vitória na categoria e em circuito italiano, para consolidar de vez seu nome na categoria. Contudo, na relargada após um Safety Car, mais uma vez o carro do piloto brasileiro foi atingido por uma batida que causou um furo de pneu e mais um abandono. 

Chegando na Alemanha, para a prova de rua em Norisring, o fim de semana não começou sendo um dos melhores para Fraga. Entre os treinos encontrou certa dificuldade para se adaptar ao circuito o que acabou o ocasionando mais uma classificação ruim. Na prova de sábado, que foi considerada uma das mais caóticas até agora, muito em função das várias batidas na prova – que foram motivos de reclamação de vários pilotos, incluindo Fraga que teve sua Ferrari atingida por uma BMW. O acidente acabou causando problemas na suspensão traseira do seu carro e mais um abandono. 

Contudo, no domingo do dia 3 de Julho – aliás, dia do seu aniversário de 27 anos, Fraga conseguiu superar todos os azares das provas anteriores e conseguiu a sua primeira pole na categoria de turismo alemã. Com a posição de honra para a largada, fez uma prova sólida, dominante e sem erros para ganhar a sua primeira corrida no DTM e mostrando a categoria o piloto que é. 

Lembrando que Felipe Fraga possui vários triunfos em sua carreira e, como era esperado, não seria diferente no DTM. Mas para mostrar a qualidade do piloto que é Felipe Fraga vamos aos destaques da sua carreira: 

Em 2013 foi campeão no Brasileiro de Turismo, categoria que hoje é conhecida como Stock Series, divisão de acesso para a Stock Car Pro Series. Logo na sua estreia na divisão principal da Stock, Felipe ganha a primeira corrida  da temporada de 2014, na prova de duplas ao lado de Rodrigo Sperafico em Interlagos. No mesmo ano ainda ganhou em Goiânia. 

No ano de 2016 se tornou o piloto mais jovem da categoria a faturar a Corrida do Milhão e a ser campeão da Stock Car Pro Series, com apenas 21 anos. O seu oponente naquele campeonato foi ninguém menos que Rubens Barrichello, também campeão da categoria em 2014. Em 2018 disputou o título contra Daniel Serra, mas acabou ficando com o vice-campeonato naquele ano. 

Já pela Europa, o seu principal destaque certamente é o vice-campeonato no Mundial de Endurance – WEC – em 2021 e no início de 2022 ganhou as 24H Daytona na categoria LMP3.  

Só por esses destaques, já poderíamos esperar que em questão de tempo Felipe Fraga conseguiria resultados expressivos em mais uma categoria. Com a vitória do último domingo e um segundo lugar em Portugal, o piloto brasileiro é o sexto no campeonato com 50 pontos. Contudo, se não fosse a falta de sorte que teve nas outras etapas, Felipe seria um dos sérios candidatos ao título no seu ano de estreia na categoria. 

 

Agora o DTM dá uma pausa em suas atividades e retorna no final de Agosto – fim de semana dos dias 26 a 28 – para mais uma rodada dupla, desta vez em Nurburgring, Alemanha. 

 

 

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