Entre em contato conosco

WEC

Porsche inicia a nova temporada do WEC no Catar

Publicado:

em

Porsche

A Porsche Penske Motorsport parte para a temporada 2024 do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) com grandes ambições. A temporada começa em 2 de março com uma corrida de 10 horas no Catar. Assim como no ano passado, a equipe oficial irá alinhar dois carros de corrida Porsche 963 na classe principal de Hypercarros. Após vencer as 24 Horas de Daytona no final de janeiro, a Porsche Penske Motorsport visa novamente atrair os holofotes no palco do campeonato mundial. As equipes cliente Hertz Team Jota e Proton Competition competirão com mais três Porsche 963 no Circuito Internacional de Losail. Na nova categoria LMGT3, dois Porsche 911 GT3 R irão enfrentar um total de 18 carros de corrida de nove fabricantes diferentes.

Prévia

Nova competição na batalha por vitórias gerais, uma nova estrutura de classes com apenas duas categorias e um novo formato para a classificação: o Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) foi reformulado para 2024. A Porsche estará representada por um total de sete carros de corrida este ano. A equipe oficial Porsche Penske Motorsport mais uma vez se juntará à luta pelo título mundial com seus dois carros de corrida Porsche 963. A equipe de Mannheim (Alemanha) tem se preparado para a estreia no Campeonato Mundial de Resistência na Península Arábica ao longo de dois dias de testes no Circuito Internacional de Losail e no Circuito de Catalunya em Barcelona (Espanha). No chamado prólogo, os testes oficiais pré-temporada de dois dias, os protótipos híbridos serão configurados de forma ideal para as condições da pista em Doha.

“Nossa vitória na abertura da temporada da série IMSA em Daytona deu um grande impulso para toda a nossa equipe em ambos os lados do Atlântico”, diz Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport. “Estamos tentando levar esse momentum para o novo ano do FIA WEC. Muitas coisas são novas em 2024: temos carros adicionais na classe Hypercar, enfrentaremos novos rivais na batalha por vitórias gerais e veremos o retorno da Manthey ao WEC com o 911 GT3 R na nova classe LMGT3. Há muitos motivos para estar animado para o primeiro evento no Catar.”

Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport
“O triunfo em Daytona destacou algumas coisas muito importantes para nós: A equipe trabalhou perfeitamente do ponto de vista operacional, e o Porsche 963 foi rápido e confiável ao longo das 24 horas. Nosso trabalho durante a temporada passada e durante o inverno está claramente produzindo os resultados que esperávamos”, resume Urs Kuratle, Diretor de Motorsport de Fábrica LMDh. “A equipe e o carro serão novamente testados na primeira corrida do WEC da temporada no Catar. Será realizada em um novo local e terá uma duração de dez horas. Precisamos estar tão focados e determinados quanto estávamos em Daytona. Nossos testes na pista em Doha correram bem. No entanto, ainda não vimos com o que estamos lidando em 2024. Estou curioso para ver como será.”

Urs Kuratle, Diretor de Motorsport de Fábrica LMDh
“O FIA WEC tem um campo profundo de fabricantes e estamos ansiosos por uma competição intensa na pista, além de ver como nosso par de Porsche 963 se compara aos robustos protótipos LMH e LMDh na abertura da temporada no Catar,” comenta Jonathan Diuguid, Diretor Administrativo da Porsche Penske Motorsport. “Tivemos um teste de pré-temporada bem-sucedido em Barcelona e nos sentimos bem preparados para começar nossa segunda temporada do WEC como equipe.”

Jonathan Diuguid, Diretor Administrativo da Porsche Penske Motorsport

A Porsche Penske Motorsport adaptou a estrutura da equipe do FIA WEC para a temporada de 2024. Jan Lange (Alemanha) atuará no papel de Diretor da Equipe / Gerente Geral da equipe sediada em Mannheim. Ele será apoiado pelo Gerente da Equipe Francis Schammo (Luxemburgo) e por Tobias Dürheimer (Alemanha) como Gerente de Negócios e Operações. As Operações Globais da Porsche Penske Motorsport continuarão sendo supervisionadas pelo Diretor Administrativo, Jonathan Diuguid, e pelo Diretor de Competição, Travis Law, que continuarão com papéis ativos nos campeonatos WEC e IMSA. Da Porsche Motorsport, Urs Kuratle (Suíça) manterá a responsabilidade geral como Diretor de Motorsport de Fábrica LMDh, com o suporte de Stefan Moser (Alemanha) como Diretor Técnico do Porsche 963.

Estrutura da classe modificada

A partir da temporada de 2024, o FIA WEC incluirá apenas duas divisões de veículos. A categoria de protótipos LMP2 foi removida e só retornará para o destaque da temporada em Le Mans. A classe GTE-Am também foi retirada. Historicamente, o Porsche 911 RSR obteve grande sucesso nesta classe, que agora será substituída pela nova categoria LMGT3. Nove fabricantes diferentes serão representados por dois carros de corrida GT3 cada. A experiente equipe de clientes da Porsche, Manthey, irá representar a marca com o 911 GT3 R. “A nova classe no FIA WEC é um grande avanço para todo o esporte GT3: finalmente podemos mostrar nosso bem-sucedido carro GT3 no palco do campeonato mundial”, diz entusiasmado Sebastian Golz, Gerente de Projeto do Porsche 911 GT3 R. “Estamos idealmente posicionados com a Manthey EMA e a Manthey PureRxcing. Nossas equipes de clientes configurarão os carros perfeitamente e enfrentarão a concorrência com trios de pilotos fortes. Estou ansioso por um grande espetáculo e mal posso esperar pelo início da temporada no Catar.”

A corrida

O Circuito Internacional de Losail, inaugurado em 2004, sediará pela primeira vez uma corrida do FIA WEC. A abertura da temporada, disputada por um máximo de dez horas, será realizada sob o título “Qatar 1812 km”. O número refere-se ao Dia Nacional do Catar em 18 de dezembro. O circuito de 5,419 quilômetros está localizado ao norte da capital Doha. O circuito de 16 curvas também recebe o campeonato mundial de Fórmula 1 e o de motociclismo MotoGP, entre outras séries.

A reta de largada-chegada, que tem mais de um quilômetro de extensão, requer baixa resistência ao ar para alcançar a velocidade máxima. A downforce e uma boa tração são primordiais no sinuoso segundo setor. O foco está no uso ótimo dos pneus de corrida. A Porsche espera altas temperaturas ambiente e de pista para o início da primeira etapa da temporada do FIA WEC, que terá início às 11:00 (horário local) (9:00 am CET). Essas temperaturas devem cair significativamente no terço final da corrida, após o anoitecer. A bandeira quadriculada será agitada às 9:00 pm (7:00 pm CET).

Os carros de fábrica

Cada um dos dois carros de corrida Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport será novamente conduzido por três pilotos de fábrica na temporada de 2024. O francês Frédéric Makowiecki e o dinamarquês Michael Christensen dividirão o volante do carro nº 5 com Matt Campbell. O australiano, que venceu as 24 Horas de Daytona em janeiro, trocou seu assento regular na IMSA pelo americano Dane Cameron. O carro nº 6 será pilotado pelo mesmo trio de pilotos da temporada anterior: Kévin Estre da França e Laurens Vanthoor da Bélgica dividirão o cockpit com André Lotterer da Alemanha.

As equipes clientes

Na classe principal de Hypercarros, a equipe cliente Hertz Team Jota competirá com dois Porsche 963 pela primeira vez. Os pilotos britânicos Will Stevens e Callum Ilott dividirão o cockpit do carro nº 12 com o francês Norman Nato. O carro irmão será conduzido por uma formação ainda mais estrelada: o ex-campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button (Reino Unido) se alternará ao volante do carro nº 38 com Oliver Rasmussen (Dinamarca) e Phil Hanson (Reino Unido). O protótipo híbrido idêntico da Proton Competition com o número de largada 99 será conduzido pelo piloto suíço Neel Jani e pelo britânico Harry Tincknell, junto com o ex-Junior da Porsche Julien Andlauer (França).

A Manthey está comemorando seu retorno ao palco do campeonato mundial na nova classe LMGT3. A experiente equipe da região de Eifel, na Alemanha, que foi responsável pelas inscrições de fábrica com o Porsche 911 RSR até o final de 2022, irá alinhar dois 911 GT3 R na próxima temporada. O piloto de fábrica Richard Lietz da Áustria irá se alinhar no grid com o holandês Morris Schuring e o australiano Yasser Shahin no carro nº 91 decorado com as cores da Manthey EMA. Klaus Bachler da Áustria, Alex Malykhin (Reino Unido) e o alemão Joel Sturm irão pilotar o carro nº 92 representando a Manthey PureRxcing.

O novo formato de classificação no FIA WEC

Em 2024, o Campeonato Mundial de Resistência está adaptando o “Hyperpole” conhecido de Le Mans. A partir da abertura da temporada no Catar, os treinos cronometrados em ambas as classificações (19 Hypercars, 18 veículos GT3) serão divididos em duas sessões. Na primeira sessão de doze minutos, todos os carros de uma categoria saem para a pista ao mesmo tempo. Os dez carros mais rápidos em cada uma dessas sessões de qualificação curta, então, competirão pelas melhores posições no grid para a corrida em uma sessão de “Hyperpole” de dez minutos.

Comentários dos pilotos antes da corrida

Matt Campbell (Porsche 963 #5): “Após nossa vitória nas 24 Horas de Daytona, a expectativa para o início da temporada do FIA WEC é ainda maior. Realizamos um teste bem-sucedido na pista no final do ano passado. Tenho certeza de que estamos preparados para a corrida. O carro é rápido e confiável, nossa equipe está altamente motivada e bem posicionada. Seria ótimo se pudéssemos ter um início igualmente bem-sucedido no campeonato mundial como tivemos recentemente na série IMSA.”

Kévin Estre (Porsche 963 #6): “Entrando em nosso segundo ano com o Porsche 963, as expectativas são altas. Toda a equipe trabalhou incansavelmente durante o inverno para otimizar ainda mais o veículo e nossos processos. Ainda é cedo para dizer se isso será suficiente para conquistar vitórias. Nossa equipe no comando do carro número 6 é a mesma. Estamos estáveis nesse sentido. No entanto, teremos dois novos engenheiros nos boxes para a temporada de 2024. Já temos uma ótima sinergia dentro da equipe. A pista no Catar tem suas peculiaridades. O uso ideal de nossos pneus será especialmente complicado. Estamos mirando um lugar no pódio para começar a nova temporada e depois buscar levar esse impulso para as próximas corridas.”

Will Stevens (Porsche 963 #12): “Estou muito ansioso para que a nova temporada finalmente comece no Catar. Aprendemos muito sobre o Porsche 963 em 2023 e agora sabemos muito mais sobre como configurar e dirigir o carro melhor. Isso me deixa confiante para a nova temporada do FIA WEC. Estou pilotando com dois novos companheiros de equipe; já trabalhamos muito bem juntos e nos adaptamos mutuamente em uma sessão de teste conjunta. Estou confiante de que podemos alcançar bons resultados em 2024.”

Jenson Button (Porsche 963 #38): “Às vésperas do prólogo no Catar, nosso foco está no ajuste fino da configuração antes da abertura da temporada. Os três de nós no carro #38 trabalhamos muito bem juntos, estamos em sintonia e me sinto muito confortável com a dinâmica. O prólogo será a primeira vez que testaremos com ambos os carros, então é uma oportunidade importante para todos os seis pilotos trabalharem como um só e garantir que estejamos totalmente preparados para a primeira corrida no Catar. A equipe Hertz Team Jota tem um histórico impressionante e estou ansioso para trabalhar duro e ver o que podemos alcançar juntos nesta temporada.”

Julien Andlauer (Porsche 963 #99): “Estou competindo pela Proton Competition desde 2018. A equipe é como uma família para mim. Nesta temporada, a equipe está me dando a oportunidade de entrar na classe Hypercar com o Porsche 963 – é simplesmente fenomenal! O fato de que em breve poderei competir por vitórias gerais no FIA WEC e em Le Mans significa muito para mim. Já tive um gostinho do carro durante minha passagem no teste de novatos do WEC no Bahrein no final da última temporada. Com certeza, vou aprender muito com meus companheiros de equipe Neel Jani e Harry Tincknell. Estou super empolgado e mal posso esperar para minhas primeiras voltas no Catar.”

Richard Lietz (Porsche 911 GT3 R #91): “Estou prestes a iniciar minha primeira temporada completa de corridas GT3 – vamos ver como será. Estou compartilhando o Porsche 911 GT3 R com uma formação de colegas de equipe fortes. Precisamos nos tornar uma unidade perfeita o mais rápido possível. Tudo se resume ao que cada indivíduo prefere em termos de configuração do carro. É algo novo para todos. Vamos aprender muito no primeiro fim de semana e teremos que construir uma confiança completa. O objetivo é alcançar um bom resultado logo na corrida de abertura.”

Klaus Bachler (Porsche 911 GT3 R #92): “Estou encantado em correr no grande palco do campeonato mundial pela primeira vez. Será minha primeira corrida em um Campeonato Mundial oficial da FIA. Ainda não conheço o circuito do Catar, mas não estou preocupado com isso. Trabalhamos muito bem como equipe. Estou orgulhoso de poder competir pela Manthey PureRxcing. O Porsche 911 GT3 R é um carro de ponta. Também estamos muito bem posicionados em termos de pilotos: disputamos juntos a Asian Le Mans Series durante o inverno, então já estamos bem ensaiados.”

Os carros de corrida e os pilotos em um relance

Classe Hypercar (Porsche 963):
Porsche Penske Motorsport #5: Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DK) / Frédéric Makowiecki (F)
Porsche Penske Motorsport #6: Kévin Estre (F) / André Lotterer (D) / Laurens Vanthoor (B)
Hertz Team Jota #12: Callum Ilott (UK) / Norman Nato (F) / Will Stevens (UK)
Hertz Team Jota #38: Jenson Button (UK) / Phil Hanson (UK) / Oliver Rasmussen (DK)
Proton Competition #99: Julien Andlauer (F) / Neel Jani (CH) / Harry Tincknell (UK)

Classe LMGT3 (Porsche 911 GT3 R):
Manthey EMA #91: Richard Lietz (A) / Morris Schuring (NL) / Yasser Shahin (AUS)
Manthey PureRxcing #92: Klaus Bachler (A) / Alex Malykhin (UK) / Joel Sturm (D)

O cronograma (horário local, CET +2)

Sábado, 24 de fevereiro
Meio-dia – 3:00 da tarde: Sessão do prólogo 1
5:00 da tarde – 9:00 da noite: Sessão do prólogo 2

Domingo, 25 de fevereiro
11:00 da manhã – 2:00 da tarde: Sessão do prólogo 3
4:00 da tarde – 8:00 da noite: Sessão do prólogo 4

Quinta-feira, 29 de fevereiro
12:20 da tarde – 1:50 da tarde: Treino livre 1
5:30 da tarde – 7:00 da tarde: Treino livre 2

Sexta-feira, 1 de março
11:00 da manhã – meio-dia: Treino livre 3
4:00 da tarde – 4:12 da tarde: Classificação LMGT3
4:20 da tarde – 4:32 da tarde: Classificação Hypercar
4:40 da tarde – 4:50 da tarde: Hyperpole LMGT3
4:58 da tarde – 5:08 da tarde: Hyperpole Hypercar

Sábado, 2 de março
11:00 da manhã – 9:00 da noite: Corrida

Via assessoria de comunicação: Porsche

Foto: Porsche

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.